Sistemas Operacionais

02/01/2012 16h19 - Atualizado em 02/01/2012 16h19

Dreamlinux, uma distribuição Linux totalmente brasileira

Isadora Díaz
por
Da redação

Uma distribuição Linux forjada no Brasil e com ares estrangeiros. Esse é o Dreamlinux, distro criada por desenvolvedores brasileiros e baseada no Debian GNU/Linux. O projeto teve início em 2006 e, desde então, ganhou respeito e credibilidade mundo afora.

Embora o número de usuários ainda seja tímido, especialmente se comparado com as distros mais tradicionais, tais como Ubuntu, Fedora e Linux Mint, o Dreamlinux é uma excelente opção para aqueles que priorizam a estética e os efeitos gráficos.

Dreamlinux 5 (Foto: Divulgação)Dreamlinux 5 (Foto: Divulgação)

Um aspecto interessante: apesar de ser um produto tupiniquim, a distribuição atualmente adota o inglês como língua primária. A mudança aconteceu logo em 2007, no Dreamlinux 2.2. A atitude, de certa forma, foi o grande trunfo da distro. Foi graças a ela que um grande número de usuários de outros países conheceu o Dreamlinux e passou a adotá-lo em seus computadores. Novos colaboradores também puderam abraçar o projeto, levando à sua, digamos, internacionalização.

O visual do Dreamlinux lembra bastante o Mac OS X, sistema operacional dos computadores Apple. O formato e cores das janelas e até mesmo o dock são bastante semelhantes. O resultado foi interessante: a distribuição é muito bonita e bastante clean.

Uma das principais características do Dreamlinux é a forma de instalação. Ou melhor, a não necessidade de instalação no HD. A distribuição pode ser usada via liveCD ou pendrive, recurso presente desde a primeira edição. Além disso, como a sua versão primária é baseada no Xfce, há a garantia de um consumo menor de memória RAM.

Dreamlinux 5 (Foto: Divulgação)Dreamlinux 5 (Foto: Divulgação)

O Dreamlinux traz uma série de aplicativos gratuitos consigo, que devem suprir as principais necessidades dos usuários. Estão entre eles a suíte Office da Softmaker, os editores gráficos Gimp e Inkscape e o navegador Google Chrome. A versão mais recente da distribuição é o Dreamlinux 5, lançado após um longo hiato.

Especificações Dreamlinux 5 Ubuntu 11.10 Linux Mint 12
Data de atualização 01/01/2012 13/10/2011 26/11/2011
Interface gráfica Xfce 4.8 Unity GNOME
Kernel do Linux Kernel 3.1 Kernel 3.0 Kernel 3.0
Tamanho 965 MB 711 MB 1,03 GB
Navegador Padrão Google Chrome Mozilla Firefox Mozilla Firefox
Suíte de escritório SoftMaker LibreOffice LibreOffice
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares