Computadores

16/01/2012 19h22 - Atualizado em 19/10/2012 13h15

Entenda o que são coolers e fans

Gustavo Ats
por
Para o TechTudo

Os coolers e fans foram criados para resolver o problema de superaquecimento de determinados componentes de um computador. Os engenheiros começaram colocando algumas placas de metal em cima do processador para dissipar o calor, elas são conhecidas como "dissipadores de calor".

Com a evolução dos processadores, só essa tecnologia não foi suficiente. Sendo assim, decidiram colocar um ventilador em cima dessas placas de metal para ajudar a resfriar o computador. Os ventiladores são conhecidos como "coolers.

Depois de algum tempo, os mesmos engenheiros perceberam que o gabinete do computador ficava cheio de ar quente e que isso prejudicava o desempenho da máquina. Foi assim que surgiram os exaustores ou fans - ventiladores que expulsam o ar quente de dentro do computador.

Tantos nomes e tantas peças para refrigerar o computador acabaram confundindo mesmo os usuários mais experientes. Afinal, existem no mercado inúmeros tipos de coolers, e fans para todos os tipos de gostos, necessidades e bolsos.

Cooler

Como já dissemos, os coolers são ventiladores colocados sobre os dissipadores para manter alguns componentes frios. Existem vários tipos de cooler.

Coolers com dissipadores (Foto: Divulgação)Coolers com dissipadores (Foto: Divulgação)

Cooler comum ou Air Cooler.

O cooler comum é basicamente um mini ventilador colocado sobre um dissipador de cobre ou de alumínio, cujo formato pode variar de acordo com a necessidade ou gosto do usuário.

São amplamente utilizados pelo fato de serem bem mais baratos do que outros tipos de coolers. Sobretudo, pelo fato da maioria dos computadores ainda não necessitar de outros tipos de refrigeração

No mercado, é comum encontrar vários tipos de coolers em vários formatos. O mais comum é o cooler box (foto), que vem com dissipador e ventoinha. Esse tipo de cooler é recomendado para a maioria dos usuários, além de ser o tipo mais econômico.

Existem também os coolers voltados a entusiastas de overclock, para pessoas que utilizam o computador em ambientes muito quentes. Esses, por sua vez, têm os mais variados formatos. Alguns lembram até turbinas de aviões.

Cooler decorativo (Foto: Divulgação)Cooler decorativo. (Foto: Divulgação)

Os coolers decorativos são voltados para os amantes de Case Mod. Existem nas mais variadas cores, com leds, neon, e até os que brilham no escuro. Esses coolers focam a aparência do computador e muitas vezes não têm a mesma eficiência de refrigeração que os ventiladores.

Water coolers

Como o próprio nome já diz, water cooler é um cooler movido à água. Esse tipo de cooler é muito utilizado pelos amantes do Overclock, para gelar os componentes turbinados dos computadores.

O funcionamento dos waters cooler é igual ao dos radiadores de carros. Uma bomba joga a água fria sobre um dissipador. A água quente passa por outra tubulação e vai para um radiador, onde é esfriada por uma ventoinha.

Water coolers (Foto: Divulgação)Water coolers (Foto: Divulgação)

Dependendo da tubulação, a água pode ser transferida por tubos de acrílico e receber corantes específicos. Além disso, a maioria das empresas adiciona aditivos à água para melhorar a vida útil do sistema.

Existem vários entusiastas que fazem water coolers caseiros. No entanto, isso só é recomendado às pessoas com muita experiência em refrigeração. Além disso, é preciso muita coragem, pois qualquer vazamento pode destruir o computador.

Resfriamento por submersão (Foto: Divulgação)Resfriamento por submersão (Foto: Divulgação)

Resfriamento por submersão

Se você realmente quer manter seu computador frio, pode optar por deixá-lo dentro de um aquário cheio de óleo. O óleo é um líquido que não conduz eletricidade e consegue manter seu computador gelado mesmo nas tarefas mais árduas.

A Pudget Systems produz kits de resfriamento a óleo mineral. A desvantagem é que você precisa gastar uma boa grana para submergir seu computador no óleo. A vantagem é que o óleo mineral não tem cheiro.

Heapipe Coolers


O Heatpipe cooler funciona mais ou menos como uma geladeira: O gás frio refrigera o processador até o gás ferver. Quando ele evapora, vai para uma central onde é refrigerado, e volta ao processador, completando o ciclo.

Heapipe Coolers (Foto: Divulgação)Heapipe Coolers (Foto: Divulgação)

Heatpipe, em tradução literal, significa tubo de calor. O problema desse tipo de cooler é o alto custo (se comparado com os Watercoolers ou com os Aircoolers).

Dispositivos Peltier

Os dispositivos Peltier são bem diferentes dos coolers convencionais. Para começar, esses dispositivos utilizam circuitos elétricos para mover o calor de um lado para o outro de uma placa, fazendo com que a temperatura baixe até 120º célsius.

Seria uma solução de refrigeração perfeita se o alto consumo de energia e a condensação de água que eles geram não existissem. Ou seja, se você vai usar um dispositivo desses, tenha em mente duas coisas : 1 - Use uma fonte de boa qualidade. 2 - tome muito cuidado com a condensação de água, afinal, água e componentes eletrônicos não combinam muito bem.

Nitrogênio Líquido

O nitrogênio líquido, uma variação do water cooler, consegue deixar seu computador trabalhando – literalmente – abaixo de zero. No lugar da água utiliza-se nitrogênio líquido.

Os riscos de utilizar o nitrogênio como refrigerante são muito maiores do que os benefícios, para a maioria dos usuários.

O nitrogênio líquido congela o aço ao ponto dele estilhaçar como o vidro. Significa que um vazamento pode estilhaçar sua placa-mãe, processador e até o gabinete, além disso, o menor contato com a pele, sem a proteção adequada, pode significar a perda de um membro.

Tirando esses pequenos problemas, computadores refrigerados a nitro costumam atingir recordes de velocidade incríveis.

Fan

Fan ou exaustor é um ventilador que serve para empurrar o ar quente do computador para fora do gabinete.

Fan (Foto: Divulgação)Fan (Foto: Divulgação)

Ao contrário dos coolers, os exaustores não têm muitos modelos diferentes para a venda, sendo que os principais só possuem modificações no tamanho e cor dos ventiladores.

Os exaustores devem ser instalados na parte de cima do computador, para que o ar quente saia do gabinete. Os mesmos ventiladores também podem ser instalados na parte de baixo, mas com a direção do vento oposta. Ou seja, para permitir que o ar frio entre no computador.
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jefferson Silva
    2015-08-16T10:47:00

    É seguro ligar um Fan direto com a fonte do computador ?

  • Pedro Paulo
    2015-01-16T20:56:11  

    Se alguem quiser saber meu pc ta ai: -Processador: AMD A10 7850K BLACK EDITION 4.0 GHz -Placa de Video: SAPPHIRE R9 280X 3GB DDR5 -Placa Mãe: ASUS A88XM-A -Memoria RAM: KINGSTON 8GB 1600 -Water Cooler: CORSAIR HIDRO H90 -Fonte: XIGMATEK 750W VECTOR -HD: SEAGATE 1TB

    recentes

    populares

    • Pedro Paulo
      2015-01-16T20:56:11  

      Ninguem quer saber

  • Wilber Barra
    2013-12-28T17:03:30

    Mitico.