Internet

26/01/2012 13h32 - Atualizado em 26/01/2012 15h00

O que é internet 3G?

Marlon Câmara
por
Da redação

3G é a terceira geração de tecnologia de telefonia móvel, que permite a transferência de dados em alta velocidade, sem a utilização de qualquer fio. A tecnologia é usada principalmente em celulares, que podem ter acesso à internet e acompanhar conteúdos como videos e músicas sem a necessidade de um cabo de rede ou do wi-fi.

Diversos aparelhos já contam com a tecnologia, mas ela é normalmente controlada pelas operadoras de telefonia responsáveis pela conta do celular. As operadoras, na maioria dos casos, dispõem pacotes de dados, que devem ser consumidos dentro de um mês. Caso extrapole o limite, o usuário deve pagar uma multa pelo excesso de dados utilizado.

O iPhone 3G utiliza a tecnologia de terceira geração (Foto: Divulgação)O iPhone 3G utiliza a tecnologia de terceira geração (Foto: Divulgação)

Assim, você pode usufruir da sua conexão 3G, mas deve tomar cuidado com seu acesso à internet, para não utilizar mais dados que permite seu pacote. Visualização de vídeos e downloads de arquivos, por exemplo, são algumas das ações que mais requerem uso de dados. Existem também planos com pacote de dados ilimitado ou controlado, mas estes, em sua maioria, têm um preço mais elevado.

Atualmente o serviço 3G tem sido oferecido pelas operadoras não só para celulares, mas também como internet banda larga para os computadores. Com um pequeno dispositivo, muitas vezes parecido com um pen-drive, é possível se conectar à internet em alta velocidade e em qualquer lugar.

Entre as maiores vantagens no uso da internet 3G, estão a possibilidade de se realizar video chamadas e assistir televisão, tudo pelo celular. Além disso, com a onda de smartphones, é possível usufruir melhor da capacidade dos aparelhos, que passam a contar com uma conexão sem fio e com altas taxas de transferência.


O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares