25/01/2012 11h59 - Atualizado em 25/01/2012 11h59

O que esperar da Campus Party 2012

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Considerado o maior evento tecnológico do mundo com assuntos que abordam as áreas de inovação, ciência, cultura e entretenimento digital, o Campus Party 2012 está de volta. A quinta edição brasileira do evento, que está com inscrições esgotadas, ocorrerá de 6 a 12 de fevereiro, no Anhembi, em São Paulo, e promete bater o recorde de participantes, ao esperar 7 mil pessoas em cada um desses universos.

foto 2Foto realizada na edição de 2011. Visão geral de como o evento fica cheio (Foto: Reprodução)

Palestras, debates e oficinas que trazem conteúdos de robótica, mídias sociais, artes digitais, games, softwares livres e muitos mais prometem agitar a curiosidade e a fomentar opiniões entre os campuseiros participantes. Para aqueles que são empreendedores, será voltado um pacote de atividades especiais como o Campus Empreendedorismo, Campus Fórum, Semana da TV Digital, a Semana do IPV6, entre outros.

No palco principal, crias que são destaques da Internet como Rafinha Bastos, PC SiqueiraRodrigo Fernandes (Jacaré Banguela)Mauricio Cid (Não Salvo) e Rosana Hermann (Querido Leitor) dividem seus sabores e dissabores da relação que mantêm com a web. Também marcarão presença nomes de peso como Michio Kaku, principal porta-voz da física teórica no mundo, e Sugata Mitra, professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University da Inglaterra e um dos maiores estudiosos do mundo na área de tecnologia educacional.

foto rafinhaCrias da Internet participarão do palco principal (Foto: Reprodução)

Portas abertas

O Campus Party 2012 também abre as portas para quem quiser “mergulhar” em variados assuntos tecnológicos. De forma gratuita, os visitantes podem conferir as últimas novidades e tendências de algumas marcas conceituadas no ramo da tecnologia. É possível também interagir no “Campus Futuro”, local este reservado à experimentação de projetos e conceitos de gênios que estarão no local para esclarecer dúvidas e curiosidades de campuseiros e visitantes sobre inovações que podem estar por vir.

Veja abaixo as principais atrações:

Ciência

Palestras que envolvem assuntos sobre ficção científica ao mapeamento de estrelas com aplicativos, além de oficinas que ensinam como construir uma luneta a baixo custo e a Câmara de Wilson.  Esses e outros assuntos chamarão a atenção de campuseiros na área de Astronomia e Espaço.

Já na área de Modding e Hardware, além de oficinas e palestras, o destaque é a final do primeiro campeonato de overlocking do Brasil, o XOC Brasil que premiará um entre 10 finalistas no dia 11 de fevereiro.

Aos amantes da Robótica, as oficinas ensinarão a construir um robô com a plataforma de hardware livre Arduino e a linguagem de programação Processing. O destaque fica por conta por conta dos debates que envolvem o futebol e o sumô de robôs.

foto 6Campeonato de futebol entre robôs promete aguçar a curiosidade dos participantes. (Foto: Reprodução)

Cultura Digital

Um espaço dedicado ao universo da foto, vídeo, design, animação e artes visuais trazem palestras sobre questões de copyright e copyleft, técnicas de streaming, cinema digital, modelagem 3D, Arduíno e muito mais na área de Cultura Digital. O Music Hack Day será um dos momentos tops.

Realizado pela primeira vez no Brasil o evento trará inúmeros desenvolvimentos de aplicativos para plataformas de música. Além das palestras e oficinas, como por exemplo, a que aborda o surgimento de rappers nas redes sociais e como conseguir incentivo estatal para produzir uma música, uma competição durante 24h premiará o melhor desenvolvedor de um aplicativo musical.

Uma das áreas mais concorridas no evento é que aborda as Mídias Sociais e as mudanças que elas causam na vida de empresários, publicitários, alunos, professores, jornalistas, celebridades e de qualquer pessoa que esteja imerso nas redes sociais. Os famosos do Twitter @NãoSalvo e @NairBello marcarão presença em uma mesa redonda  que discutirá os principais assuntos na web.

foto 3A área de Mídias Sociais é uma das mais procuradas pelos campuseiros. (Foto: Reprodução)

Entretenimento Digital

Diversão favorita entre milhares de pessoas, a área de games reserva para os campuseiros palestras sobre a evolução de consoles, como são construídas as franquias mais conhecidas neste mercado, que cresce alavancadamente no Brasil e no mundo, publicidades nos games, técnica que usa jogo em terapia ocupacionais (transmídia) e muito mais. Os participantes, é claro, podem se divertir com seu passatempo preferido, participando de campeonatos durante o evento.

Vencedor do prêmio de jogo mais original de 2011 com o game Rock Age, pela Insider Game Awards, o estúdio chileno Ace Team também marcará presença com uma palestra que aguçará a imaginação dos participantes.

foto 4Além de assistirem a palestras, participantes também podem jogar no evento (Foto: Reprodução)

Inovação 

Caminhos que podem inspirar os campuseiros a se tornarem agentes das transformações do futuro. É o que promete um ciclo de palestras com temas decisivos sobre o cenário tecnológico atual. O duelo entre Android e iOS, PCs e Smartphones, introdução ao cloud computing ou, até mesmo para os curiosos, em PHP ou HTML5 são algumas questões de palestrantes especialistas nesses e em outros assuntosdo gênero.

A questão da segurança online também entra em discussão com bate papos sobre roubos de senhas, sites invadidos e contas bancárias violadas, deixando os campuseiros aptos a investigarem como tapar as brechas por onde ocorrem os ataques maliciosos.

foto 5No dia 7 de feveireiro será marcado pelo "Dia Mundial da Internet Segura". (Foto: reprodução)

Outro ponto alto da zona de Inovação será na Área de Segurança e Redes, no dia 7 de fevereiro. A data marca uma iniciativa mundial em que 65 países promoverão o uso seguro da Internet, marcando no calendário como o “Dia Mundial da Internet Segura”. Neste ano, o tema é “Conectando Gerações: Descobrindo o Mundo Digital Juntos…Com Segurança”.

Assuntos inovadores serão discutidos na parte dedicada aos Softwares. Participantes da feira poderão se instruir de como fazer parte de uma comunidade open source, mesmo sem ter qualquer conhecimento técnico. Também estão em pauta assuntos de como gerenciar redes e dispositivos com softwares livres e até mesmo, para as mulheres, haverá a oportunidade de saber como se engajar na área de TI e mexer com open source.

Confira aqui a agenda com todas as palestras que serão promovidas pelo Campus Party 2012.

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares