Internet

19/01/2012 08h45 - Atualizado em 26/06/2013 13h11

Pessoas ficam deprimidas ao invejar a vida dos outros pelo Facebook

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Um estudo realizado pela Utah Valley University revela que quanto mais as pessoas visitam páginas populares nas redes sociais maior será a impressão que essas pessoas são muito mais felizes. A consequência disso? Muitos internautas tristes por causa da felicidade alheia.

facebook-invejaInvejar a felicidade alheia no Facebook pode te deixar infeliz (Foto: Reprodução/ Alamy)

Foram entrevistados 425 estudantes para o estudo liderado pelos sociólogos Hui-Tzu Grace Chou e Nicholas Edge. A pesquisa teve como foco a análise da felicidade dos entrevistados em relação aos seus amigos no Facebook. Os participantes foram estimulados a responderem, de forma afirmativa ou negativa, questões do tipo “a vida é justa” ou “muitos dos meus amigos tem uma vida melhor do que eu”.

Os entrevistados também foram convidados a descreverem suas atividades no Facebook, incluindo o número de amigos cadastrados, a proporção de pessoas que elas realmente conheciam fora da rede social.

Foi constatado que 95% dos entrevistados usam o Facebook por aproximadamente 5 horas por dia, com um cadastro que tem pouco mais de dois anos e meio. Depois de estabelecer diversos filtros, como estado civil, sexo e opção religiosa, o estudo concluiu que quanto mais as pessoas gastam tempo no Facebook, mais forte é a sensação que seus amigos são mais felizes.

Isso se comprova com usuários que adicionam pessoas que nunca tiveram contato no mundo real. Outro resultado detectado é que as pessoas que usam o Facebook em excesso estão mais propensas a afirmarem que “a vida é injusta”.Mas isso não significa que tudo é ruim para aqueles que ficam muito tempo nas redes sociais. O mesmo estudo revela que esses mesmos “maratonistas” do Facebook estão menos propensos a acreditarem que “a vida é muito curta”.

De qualquer forma, Chou afirma que essa insatisfação é o resultado de um processo psicológico conhecido como “viés de correspondência”, que faz com que as pessoas façam conclusões precipitadas sobre outras pessoas, com base no conhecimento limitado de suas vidas (ou, em outras palavras, o pré-julgamento).Isso acontece principalmente pelas fotos publicadas no Facebook, onde pessoas que posam sempre sorrindo, alegres e felizes, passam a impressão de uma vida perfeita.

Vale a pena lembrar que todas as pessoas contam com altos e baixos na vida. Isso acontece com todos, sem exceção. Os especialistas alertam que os internautas não podem se deixar levar pelo “efeito de distorção” que as imagens passam e que aqueles que não são próximos aos “amigos” virtuais não podem se deixar levar por aquilo que as imagens mostram. Caso contrário, vai ser fácil viver com a amargura do comparativo da foto publicada no mural, com a imagem que o internauta vê no espelho todas as manhãs.

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniela Calderón
    2012-01-19T14:35:56

    JOSE LATRECHIA leu a matéria e não entendeu nada, rs... cujo assunto é "invejar" e não "vasculhar" ou ser "curioso", rs...

  • Ariane Rodrigues
    2012-01-19T13:52:25

    Eu acredito nisso sim, é só olharmos, todos querem mostrar que são extremamente felizes, tem ótimas condições financeiras, os melhores amigos do mundo, uma familia perfeita, e são essas pessoas que foram chamados de invejosos na matéria que fazem isso, então vira um ciclo vicioso: sente inveja, quer mostrar... e assim vai, no final das contas, vira a coisa mais artificial que eu já vi, um mundo de faz de conta.

  • Leo Castro
    2012-01-20T08:30:30

    Não tenho mais facebook, cansei de ficar compartilhando tudo sobre minha vida... eu cuida da minha e cada um cuida da sua...

  • Sura B
    2012-01-20T06:20:43

    Entro pouco no Face...acho que não tenho muito pra falar da minha vida etbm não em enteresso muito no que as outra pessoas falam.A sensação que tenho é que o Face é um lugar onde as pessoas fazem sua vida ( e elas mesmso)parecer mais bonita e interessante. Mimha opinião pessoal.

  • Gabriel Brito
    2012-01-20T00:13:23

    Acho que neste caso tambem se pode aplicar o velho ditado: "o que os olhos nao vêem, o coraçao nao sente": PArece que por mais que a gente saiba que a pessoa nao vai postar fotos suas deprjmidas, ou algum ente querido doente ou de um velorio, parece que a vida dos outros no facebpook eh soh maravilhas! hehe

  • Edna Silva
    2012-01-19T22:47:20

    Mas sou a favor de viver a vida ao vivo como diz Joelma, eu deixiei as redes sociais pois vc acaba se encontrando pouco com amigos, agora quem quiser falar comigo, tem q me ligar, ou mandar um torpedo, fica mais próximo e verdadeiro!

  • Edna Silva
    2012-01-19T22:43:10

    Se a pessoa já está infeliz com a própria vida, pode gerar sim um desconforto

  • Rafaela Nascimento
    2012-01-19T22:11:12

    Fabio Scalli procure se informar, antes de criticar as pessoas... tenho varios amigos e amigas que mudaram o sistema do macbook ao ate mesmo deixou os dois sistemas... aqui na swiss e muito normal isso, eu sinceramente (nao acho que vale apena...) mais ta vendo ai, o mal do povo e a lingua... kiakkkkkkkkkkkk

  • Daniel Souza
    2012-01-19T18:16:10

    Fabio Scalli. Bem observado huhaiiauhai

  • Fabio Scalli
    2012-01-19T17:46:56

    Espera um pouco ai....o macbook air está rodando Windows XP??? pelamordedeus troca esse estagiario...hauahuahuahua

  • Joelma Santana
    2012-01-19T15:51:43

    Falta de maturidade,cultura e amor próprio,faz com as pessoas sofram dessa forma. A inveja nada mais é que um sofrimento interno,que se não trabalhado se transforma em raiva,rancor,etc...Minha opinião é use o face,mais a vida ao vivo é bem mais interessante.Boa semana a todos.

  • Maria Lima
    2012-01-19T14:46:30

    Cada caso é um caso. Pesquisaram somente as pessoas que teem face, tui.ork...etc e tal, Inveja faz parte da vida humana, é um sentimento não é? Isso sempre existiu na vida real e agora estão dizendo que é devido a isso, aquilo e aquilo mais...Com certeza na casa da pesquisadora também tem gente com os mesmos sentimentos, corportamentos, etc,e tal...

  • Daniela Calderón
    2012-01-19T14:26:40

    Concordo ARIANE!

  • Daniela Calderón
    2012-01-19T11:32:49

    Concordo com o resultado da pesquisa e ao contrário do que disse a MARIA OLIVEIRA, não se está colocando 100% da culpa nas redes sociais ( no caso facebook) mas sim, apontando que muitos usuários acabam se frustrando com as aparentes "vidas perfeitas" vistas através das fotos e perfis. Não se trata de pessoas invejosas ou não, ou que seja esclusivo da vida virtual, até pq nem na vida real se pode ter 100% de certeza quanto ao que se "parece ser". trata-se de um sentimento de frustração pq sempre tentamos querer mostrar o melhor e nunca o pior ;)

  • Carioca
    2012-01-19T11:27:15

    Até acredito também que tem gente que, por exemplo, quase não sai com amigos ou namorado (a), quase não viaja, ou está desempregado sei lá o que. Aí tipo, ela vê o status de alguém fazendo tudo aquilo que ela não anda fazendo, e dá uma inveja branca..COM CERTEZA!! E digo mais: conheço gente assim! Que adora cornetar que fulano e sicrano posta 1000 álbuns, posta no mural tudo o que faz e no fundo sente uma inveja...que bobeira né? cada um com seu cada um! Respeito quem expõe a vida sendo feliz ou não. Inveja é uma coisa mto feia...

  • Carioca
    2012-01-19T11:24:08

    Mas é óbvio que as pessoas vão postar momentos alegres! Principalmente nas fotos! Me diz quem vai postar fotos em um velório, ou brigando com a namorada ou sei lá o que. No status da timeline a gente até vê algumas pessoas reclamarem da vida, chateadas ou coisa parecida. No entanto, 80% postam que estão bem ou algo que mostre que ela está ou é feliz. Até porque há muita gente no Face que posta status só pra se mostrar para os outros "oh, sou feliz." "Oh, estou bem na vida". Mts desses aí são tudo aparência....às vezes nem faz tanta coisa assim mas quer aparecer.

  • Daniela Figueiredo
    2012-01-19T11:22:40

    Concordo plenamente! A única intenção do sistema é essa, expor usuários. Seguro é aquele que controla sua publicação. O problema não é o sistema e sim o compartamento dos que o utilizam.

  • Adriana Rita
    2012-01-19T10:26:29

    Realmente eu acho que isso acontece, porque as pessoas postam lugares bonitos... felicidades em um simples almoço ou jantar e muitas pessoas se sentem infelizes em ver a felicidade alheia pura inveja

  • Maria Oliveira
    2012-01-19T10:22:09

    Pessoas que fazem isso cultivam inveja, e se fazem isso nas redes sociais,já tem o hábito de fazer na vida real tbm. Portanto nao é a rede social que provoca isso. Quando a pessoa é invejosa,ela independente da internet.

  • Selmar Santana
    2012-01-19T13:28:01

    se a pessoa acha a vida dos outros melhor q a dele,corre atras dos seus objetivos p/alcançar sua vitoria foi assim q o outro fez

  • Rosa Moreno
    2012-01-19T12:31:14

    nao acredito em pesquisas,mas q os invejosos existem ,a existem e mtos, as pessoas se expoem mto no face,orkut,twitter e outros, quanto a um comentario, q almoço ou jantar em familia, tem muitos q nao desfrutam dessa raridade,concordo, no meu lar por ex. almoço familiar somente aos domingos e feriados, jantar estamos reunidos,mas a janta mesmo,raramente é feita,mas dialogo sim.Primeiro temos q trabalhar,trabalhamos dia e noite, para os cafes,almoços e jantares, hehehe. Mas somos muito felizes nessa correria do dia-a-dia. Nao tenha inveja do seu proximo, procure a felicidade para si também.

  • JOSE LATRECHIA
    2012-01-19T12:12:40

    Quanta bobagem, quem vasculha, é porque é curioso, e isto todos nós somos, e não tem nada a ver com inveja!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Daniela Calderón
    2012-01-19T11:44:20

    Sem contar que muitas vezes, o simples almoço ou jantar, como citou a ADRIANA RITA... com certeza existem pessoas que não desfrutam desses momentos simples, porém, que trazem conforto, aconchego,clima famíliar ou amizade. Sentir esse tipo de inveja é natural para quem não vive esses momentos. Claro, que cada caso é um caso. São inúmeras as razões que podem levar um indivíduo a não poder ou ter a chance de vivenciar momentos felizes e por essa razão não se pode saír julgando as pessoas por PARECER que elas são apenas invejosas e que querem o mal dos outros por não conseguirem o ter também.