Monitor

16/02/2012 18h14 - Atualizado em 16/02/2012 19h04

Como saber se o seu monitor parou de funcionar

Verônica Vasque
por
Da redação

Existem indicadores reais que podem ajudar, de fato, o usuário a saber se seu monitor parou de funcionar. Ou seja, que o problema não é ocasionado pelo mal funcionamento da placa de vídeo.

Para te ajudar a notificar esses indicadores, o TechTudo separou algumas dicas com os principais quesitos que o usuário deve observar para saber se o display do seu computador realmente pifou.

Certifique-se

Antes de tudo, é preciso se certificar que o cabo do display está mesmo conectado ao gabinete e que este, por sua vez, está devidamente conectado à tomada.

Monitor com problema (Foto: Divulgação)Monitor com problema (Foto: Divulgação)

Feito isso, se o problema persistir, é preciso iniciar o procedimento da verificação da conexão entre o computador e o monitor (cabo de vídeo). Ou seja, é importante que o usuário teste todas as saídas possíveis do PC, bem como teste com outro cabo, sempre se certificando de que ele está devidamente preso.

Se depois disso, o monitor ainda não estiver funcionando ou trabalhando direito, o próximo passo é testá-lo em outro computador. Caso ainda não apresente sinal, o problema pode ser realmente técnico e o aparelho necessitará, de fato, ser analisado por um especialista. No entanto, se a imagem aparecer, há grandes chances do problema estar nos componentes do gabinete.

Problemas específicos

1. Monitor com imagem instável: O problema pode estar na taxa de atualização que combine com a taxa padrão ideal. Neste caso, o monitor precisa de configuração no painel de controle.

2. Tela com linhas coloridas: Talvez seja necessária a restauração de fábrica. No cabo podem haver pinos tortos ou quebrados nas extremidades. Além disso, essas características podem apontar defeito no monitor ou ainda problemas com os driver do display.

3. Tela com uma linha verde: Quando o monitor apresentar um linha verde na horizontal, talvez seja necessária a restauração de fábrica. Uma alternativa pode ser tentar outra conexão disponível, como VGA, DVI ou HDMI para ver se o problema é solucionado. No entanto, neste caso específico, há grandes chances de o monitor estar danificado ou com defeito. A placa de vídeo e o driver devem estar causando o problema.

Monitores Benq XL2420T e XL2420TX. (Foto: Divulgação)Monitores Benq XL2420T e XL2420TX. (Foto: Divulgação)

4. Tela descolorida: Quando a tela toda está descolorida, geralmente numa tonalidade rosa, duas hipóteses podem ser levantadas: problemas com o cabo ou com alimentação de energia. Uma restauração de fábrica é necessária.

5. Tela tremendo: Em casos de problemas com a tela tremendo em atividades normais, o problema pode estar na localização, muito próxima ao monitor, das caixas de som.

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares