19/02/2012 14h18 - Atualizado em 19/02/2012 14h18

Dois sistemas se aproximando: evolução ou colisão?

Larissa Herbst
por
Para o TechTudo

Não é surpresa que a Apple vem trazendo muitos elementos do iOS — sistema dos aparelhos móveis da empresa — para o sistema operacional de seus Macs. Começou com o uso dos gestos multi-touch, a cara nova de alguns aplicativos, a organização de ícones do Launchpad e, é claro, a chegada da Mac App Store há mais de um ano.

Mountain Lion (Foto: Reprodução)Mountain Lion (Foto: Reprodução)

Recentemente tivemos mais uma lista de itens que vieram de iPhones e iPads e estarão presentes na próxima versão do Mac OS X Mountain Lion. Começando pelo próprio nome, o sistema operacional oficial da Maçã perdeu o “Mac” e agora fica conhecido apenas como “OS X”. Um detalhe bobo, mas já diz muita coisa sobre o futuro desses dois softwares, não?

O “Leão das Montanhas” terá uma central de notificação funcionando exatamente como no iOS, e os desenvolvedores da App Store poderão usar esse recurso de maneira ainda mais fácil.

OS X Mountain Lion (Foto: Reprodução)OS X Mountain Lion (Foto: Reprodução)

Aparentemente os aplicativos também ganharão aquele atalho de rolagem no topo da tela. Para quem não sabe, a qualquer momento, se você tocar na barra de relógio/bateria do iOS, a tela é rolada para cima de imediato. Um detalhezinho que sinto muita falta!

O melhor ainda não foi dito: o centro das atenções foi o Messages. O app que já está presente no iOS desde a última grande atualização, agora chegará no Mac para a comunicação gratuita entre iPhones, iPads, iPods touch e Macs — com as versões atualizadas de seus sistemas, é claro.

Mas afinal, isso é bom ou ruim?

Quando não há integração: reclamam. Quando há integração: reclamam. É claro que há muitas críticas em relação a essa aproximação a passos “curtos”, pois uns querem ver um sistema único de uma vez por todas, enquanto outros acham que o Mac OS está prejudicado nessa equação.

Minha opinião é a seguinte… A Apple vem aprendendo com seu sistema móvel e aprimorando o OS X: bom para quem não está acostumado com Macs, pois eles ficam mais amigáveis e semelhante a outras plataformas da empresa; Bom também para quem é heavy user das antigas, pois ganha uma coleção de novos recursos para decidir se usa ou não. Até o momento, essas novidades só acrescentaram de forma positiva no meu uso. Aliás, integrar apps do iPhone/iPad com o Mac traz ainda mais possibilidades para os desenvolvedores facilitarem nossas vidas.

OS X Mountain Lion (Foto: Reprodução)OS X Mountain Lion (Foto: Reprodução)

Você cria uma lista de compras, por exemplo, no Reminders do Mac e ela aparece imediatamente no seu iPhone para quando estiver no mercado. Os que estão acostumados com a cara de um app no iPad, não precisam de uma curva de aprendizado para utilizar o mesmo no Mac. Vale dizer que isso é matador para trazer novos usuários para a plataforma OS X, hein!

Quanto à união de iOS e Mac OS, é um tanto evidente que ela vá acontecer no futuro, mas é uma mudança muito delicada! A interface touchscreen não tem as mesmas características e possibilidades de uma máquina desktop, e vice versa. Vejo com bons olhos que uma aprenda com a outra e também que a concorrência tire proveito dessa “conversa” na chamada “Era Pós-PC”, que inclusive já comentei por aqui.

Mais novidades

Finalmente o Safari ganhará um só campo no topo do browser, unificando as caixas de endereço e busca, assim como já acontece no Chrome.

• O Dashboard estava largado às traças, mas vai ganhar uma boa atualização visual aproximando bastante do Launchpad.

• Um novo recurso chamado Gatekeeper vai gerar um tipo de identificação de desenvolvedores para aumentar a segurança das máquinas.

• Você pode ver a lista oficial no próprio site da Apple (em inglês) para ter uma ideia do que vem por aí.

Ainda não se sabe quando o Mountain Lion estará disponível, nem por qual valor, mas já é certo que ele só será vendido na Mac App Store e provavelmente pelo mesmo padrão de preços das outras versões do OS X. Vamos aguardar!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eeduardo Cavasso
    2012-07-21T12:31:52

    Desculpa a Correção mais o Sistema Macintosh e chamado de OS X desde a sua criação iniciada com de Mac OS X v10.0 e seu codinome "Cheetah"

  • João Lima
    2012-03-19T12:06:58

    Acho todo mundo só tem a ganhar com isso, lógico que um aparelho móvel ainda nao faz coisas mais pesadas que um computador consegue, mas a integração é o melhor caminho pro futuro.

  • Natanael Santos
    2012-02-20T01:01:57

    CORRIGINDO: Convergência Tecnológica, ou seja, Evolução.

  • Natanael Santos
    2012-02-20T00:59:28

    Divergência Tecnológica, ou seja, Evolução.