Jogos simuladores

06/02/2012 16h14 - Atualizado em 05/02/2013 11h37

Facebook completou 8 anos; veja o que mudou e o que está para chegar

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Facebook assoprou sua oitava velinha no último sábado (04/02) com muitos motivos para comemorar. Afinal, apesar de ser um aniversariante “novato”, a rede social fundada por Mark Zuckerberg possui números dignos de um “experiente”. O primeiro motivo é a legião de fãs: são mais de 850 milhões de usuários em todo o mundo, e destes 483 milhões visitam diariamente seus perfis. E o segundo, e mais recente, é a expectativa de que seu IPO arrecade até US$ 5 bilhões com a venda de ações – a maior oferta pública inicial da história do vale do Silício.

FACEBOOK 8 ANOSO Facebook completou oito anos de existência com 850 milhões de usuários e alta expectativa na venda do IPO (Foto: Divulgação)

Disponível em 70 idiomas, a rede tem 32 escritórios espalhados pelo mundo, inclusive um no Brasil, em São Paulo. E por falar no país tropical, dados da Comscore apontam que o Facebook teve 192% de crescimento no Brasil em 2011, com 36,1 milhões de visitas única em dezembro, ocupando o quarto lugar em número de usuários.

No ano passado, porém, algumas mudanças ocorreram. Sua sede ganhou um novo espaço – Menlo Park, na Califórnia -, e seu layout recebeu algumas novidades. Entre elas, está a nova Timeline, lançada no final de 2011, que exibe o perfil do usuário com todas as suas informações, desde a entrada na rede social. O recurso também já pode ser transformado em filme. Além dessas modificações, veja alguns dos principais momentos do Facebook nos últimos dois anos. Confira também o que pode chegar de novidade.

Filme
Embora tenha estreado em 2010, o filme A Rede Social ganhou as telonas e ainda vem ganhando o gosto dos usuários nas emissoras de TV fechadas. Feito a partir de um livro que cita declarações do brasileiro Eduardo Saverin, um dos fundadores do Facebook, o filme causou polêmica ao mostrar um Mark Zuckerberg fazendo de tudo para alcançar o sucesso. 

Liberdade
No final de 2010, o Facebook foi uma peça importante para a Primavera Árabe. Milhares de cidadãos de países do Oriente Médio, que viviam sob regimes autoritários, lutaram para defender seus ideais, organizar e convocar pessoas para seus protestos.

Jogos
Quem nunca recebeu uma solicitação para jogar na rede social os clássicos FarmVille e CityVille? Eles são um verdadeiro sucesso! Parte da receita do Facebook, 12%, vem da Zinga que é produtora desses jogos.

O CEO da Hive, Mitikazu Lisboa, afirma que “para cada jogo que faz sucesso no Facebook, há 10 mil outros que falharam”. Ele ainda aponta que empresas menores não têm a facilidade em ter games de qualidade, visto que o custo de produção é alto.

FACEBOOK 8 ANOS FAMVILLEA FarmVille é um dos jogos mais famosos do Facebook (Foto: Divulgação)

Conectividade
Para Mark Zuckerberg, estar no Facebook vai além de se conectar no PC. É estar em todos os lugares. Já presente em plataformas iOS (iPhone e iPad) e Android, ficou fácil publicar instantaneamente uma foto, vídeo, mensagem, bater papo e uma infinidade de outras atividades. Mas Zuckerberg quer expandir ainda mais. O fundador enviou, junto aos documentos para estreia na bolsa, uma carta em que afirma que o acesso à Internet e a posse de aparelhos celulares são ferramentas necessárias para compartilhar o que a sociedade pensa, sente e faz.

face smarttphoneO Facebook já está presente também nas plataformas de mobile (Foto: Divulgação)

O que pode vir por aí
Novidades estão sempre chegando ao Facebook. Uma delas é a possibilidade de efetuar pagamentos pela rede social. Segundo Rafael Lamardo, as empresas buscam novos produtos que atendam às necessidades de diferentes pessoas. “Acredito que a realização de pagamentos dentro do próprio Facebook seja um dos próximos passos”, disse. Vale lembrar que, atualmente já funciona o Facebook Credits – destinado à compra de games.

Regionalizando
Seguindo a mesma linha do Twitter, que censurou palavras ofensivas em alguns países, o Facebook pode criar produtos para lugares em que a rede social tende a crescer cada vez mais, como é o caso do Brasil.

Investimento em novos mercados
Até agosto de 2012, estima-se que o Facebook alcance 1 bilhão de usuários. Com isso, a rede social deve focar em países que enxerga como grande, mas com pouca exploração. De acordo com dados divulgados nos documentos do IPO, países como Brasil, Alemanha, Índia, Japão, Rússia e Coreia do Sul estão na mira da rede social para novos investimentos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Melissa
    2012-02-07T08:55:53

    É O MARCIO FALOU TD NUM DEIXOU MUITO A DIZER MAIS...SÓ Q EU CURTO O FACE E O ORKUT TBM...

  • Janaína Gomes
    2012-02-07T07:51:21

    Falou tudo Márcio !

  • Jociel Araujo
    2012-02-07T02:58:30

    Concordo com vc Marcio !. Não só pegou a ideia do orkut como pegou algumas ideias do MySpace Tbm

  • Marcio Nascimento
    2012-02-06T22:04:33

    esse mark realmente é um sortudo! ele pegou a idéia do orkut, melhorou a plataforma, e age como ele fosse o inventor não só do facebook, mas de toda a inovação que é uma rede social! ou seja, ele copiou uma coisa que ja existia.aí vc me fala, mas ele tem carisma! eu discordo mais uma vez porque nem ele e nem o ator que interpretou zuckerberg no filme tem carisma! pra mim, a maior invenção foi o orkut, que foi o pioneiro e reaproximou pessoas que a anos não se viam. pena que o orkut entrou na favela e perdeu o glamou! inclusão social e digital é fodd!