Internet

17/02/2012 17h41 - Atualizado em 17/02/2012 17h47

Google+ ou Facebook: qual é a melhor rede social para visualizar imagens?

Robson Sales
por
Para o TechTudo

A pergunta merece uma resposta cuidadosa. Afinal, Google+ e Facebook travam uma briga legítima para conquistar o usuário brasileiro, que gosta de exibir na internet praticamente tudo o que faz.

Quando o assunto é espaço de armazenamento de imagens, o Facebook sai na frente. A rede social número um do mundo já superou o Flickr (site dedicado exclusivamente a exibir fotos) com 140 bilhões de imagens pubilcadas (número de setembro do ano passado). Enquanto isso, o recém-chegado Google+ ganha em qualidade, ao oferecer recursos extras para mostrar imagens na tela.

Google+ tem visualizador "profissional" para mostrar fotos

A opnião é compartilhada por especialistas, que há muito tempo criticam a forma de apresentação de fotos do Facebook. Apesar de receber centenas de fotos por dia, mais que qualquer outro endereço da web, a rede social tem tradicionalmente uma baixa capacidade de armazenamento de fotos. O máximo é 960px, resolução relativamente pequena para os padrões da maioria dos monitores modernos.

Visualizador do Google+ (Foto: Reprodução)Visualizador do Facebook peca pelo plano de fundo mais claro e janela de bate-papo "intrusa". (Foto: Reprodução)

Desde novembro do ano passado o Facebook tenta melhorar seu sistema e investe agora no lançamento do Lightbox. A ferramenta escurece o resto da tela quando uma foto é selecionada e mostra imagens em maior detalhe do que antes. A mudança se deve muito ao Google+, que possui um bom sistema de armazenamento de imagens.

Visualizador do Google+ (Foto: Reprodutor)Visualizador do Google+ ganha vantagem no background escurecido, que destaca imagens. (Foto: Reprodutção)

A rede social recém-lançada pelo gigante da internet também tem um background escurecido,  em uma forma mais atraente de exibição. O Google+ também oferece ferramentas de edição, que vieram da aquisição do Picnik, serviço de edição online.

A rede social do Google ainda redimensiona imagens e mostra fotos com mais qualidade no vídeo.

Edição de imagens no Google+ (Foto: Juliana Sousa)Edição de imagens no Google+ (Foto: Reprodução).

Para quem considera visualização e tratamento de imagem como quesitos importantes em redes sociais, por enquanto, o Google+ leva um ponto de vantagem. Resta esperar as mudanças propostas pelo Facebook.

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ibraim Lima
    2012-02-19T00:34:56

    Os dois são horríveis para netbooks. No do Google+ a imagem fica minúscula porque tem itens abaixo da imagem. No do Facebook não dá pra ver tudo, tem que usar barra de rolagem. E a barra de rolagem dos comentários ainda é lenta.