Internet

11/02/2012 12h21 - Atualizado em 11/02/2012 12h21

IPv6 funciona na rede da Campus Party

Paulo Higa
por
Da Campus Party

Não falta infraestrutura de conexão com a Internet na quinta edição da Campus Party. Além de uma velocidade muito acima dos padrões brasileiros (20 Gb/s), o evento também está participando dos testes da Semana IPv6, promovido pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), que coordena os serviços de Internet providos no Brasil. Com isso, todos os computadores conectados aos servidores da Telefônica-Vivo no evento estão habilitados a navegarem em IPv6.

IPv6 em funcionamento na rede da Campus Party 2012 (Foto: Reprodução)IPv6 em funcionamento na rede da Campus Party 2012 (Foto: Reprodução)

Além da Campus Party, empresas como Globo, Telefônica, Terra e MasterCard habilitaram o novo protocolo para incentivar a adoção do IPv6 em massa e verificar possíveis problemas técnicos que possam ocorrer com a mudança, para garantir uma transição tranquila no dia 6 de junho, quando portais, data centers e serviços de todo o mundo habilitarão definitivamente o padrão, no Dia Mundial do IPv6.

A maior vantagem do IPv6 frente ao IPv4 é o maior número de endereços disponíveis, o que resolve o problema da falta de IPs. De acordo com o CGI.br, previsões menos otimistas indicam que blocos livres de IPv4 no Brasil e na América Latina se esgotariam em meados de 2012. Enquanto o IPv4 suporta até 4,2 bilhões de endereços, o IPv6 eleva essa capacidade para 3,4×1038.

Grande parte dos provedores brasileiros ainda não oferece o IPv6 aos seus clientes. Para verificar se a sua conexão já suporta o novo protocolo de Internet, uma boa dica é utilizar o site Testar sua conectividade IPv6, que faz uma bateria de testes para testar a disponibilidade e estabilidade do IPv6 no seu computador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares