Tablet

16/02/2012 16h18 - Atualizado em 16/02/2012 16h18

O que é iPad?

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O iPad é uma espécie de híbrido entre smartphone e notebook. Portátil, com tela sensível ao toque e totalmente multifuncional (como um computador), o tablet se tornou uma ferramenta desejada em todo o planeta e inspirou diversas outras empresas a criarem as suas próprias versões deste novo tipo de item. Atualmente em sua segunda edição (com a Apple prestes a anunciar a terceira), o iPad pode ser visto por alguns como “um iPhone grande”, o que não necessariamente diminui sua importância. Afinal, seus usuários são os mais satisfeitos do mercado.

iPad criou uma verdadeira revolução na informática (Foto: Divulgação)iPad criou uma verdadeira revolução na informática (Foto: Divulgação)

Assim como o smartphone da Apple, o iPad tem como principal atrativo o fato de ser um ponto de convergência de mídias (áudio, imagem, texto e vídeo), além de oferecer praticidade, navegação intuitiva com o touchscreen, e diversos acessórios e aplicativos (úteis ou não) disponíveis para ele. Confira abaixo os principais pontos a serem destacados para se entender o funcionamento do iPad neste especial preparado pela equipe do TechTudo.

O iPad é um computador?

Não, o iPad não é um computador e nem é recomendável que você substitua o seu por um tablet. O aparelho pode ser um complemento muito interessante para um PC ou notebook, mas não é recomendável vê-lo como única alternativa informática em sua casa. Um dos motivos para isso é a sua capacidade de armazenamento de arquivos, por exemplo.

O iPad tem três versões: 16, 32 e 64 GB - nada comparado aos discos rígidos de computadores, que atualmente podem guardar 250 ou mais GBs de arquivos. No entanto, há alguns detalhes que aproximam o conceito do tablet do laptop, sim. Quase tudo o que você faz no seu PC é possível fazer no iPad por meio dos seus aplicativos.

O sistema operacional do iPad não é o Windows, Linux ou Mac Os, mas sim o iOS, criado pela Apple para a linha de smartphones iPhone e que chegou também aos tablets da empresa de Cupertino. O principal objetivo do iOS é tornar a navegação simples, intuitiva, e facilitar a configuração do aparelho. Ele já vem com diversos dispositivos pré-instalados, como mapas, iMessage, central de notificações e Twitter.

O iPad é um “celular gigante”?

Não, o iPad não é um telefone. Ele não realiza chamadas telefônicas. A não ser que você instale um aplicativo para isso, como o Skype, que realiza conferências por áudio ou vídeo. Visualmente ele se assemelha bastante ao iPhone, com dimensões maiores e funções multimídia também bem parecidas. Mas a relação dele com um celular não passa disso.

Aplicativos para iPad

Angry Birds é um dos apps mais famosos do iPad (Foto: Divulgação)Angry Birds é um dos apps mais famosos do iPad (Foto: Divulgação)

Editores de imagens, textos e planilhas, reprodutor de músicas e vídeos, leitores de revistas e livros, jogos… Tudo isso está disponível na App Store para seu iPad. A loja de aplicativos online da Apple é a que mais tem opções para download e este é um dos grandes atrativos do tablet. Tudo o que você imaginar pode encontrar lá, sejam os programas úteis ou não.

Alguns aplicativos são pagos, outros gratuitos, mas todos são de fácil acesso. Basta entrar na App Store pelo seu tablet ou pelo computador e fazer a transferência do programa. Um iPad bem equipado faz toda a diferença. Fazer uso dos aplicativos certos torna a sua experiência com ele muito mais agradável e eficiente.

iPad’s 1, 2 e 3

Em seu terceiro ano de vida, a linha iPad pode em breve ganhar também o seu terceiro modelo. O primeiro tablet da Apple foi lançado em 2010, com chip de 1 GHz Apple A4, 9.4 mm de largura, tela de 9.7 polegadas (com resolução 1024×768 pixels) e 700 gramas. Entre suas principais características, ele vinha com acelerômetro, bússola, tela multitoque, bateria com 10 horas de duração, GPS, conectividade Bluetooth, Wi-Fi e 3G.

No dia 2 de março de 2011, a segunda geração do tablet foi apresentada por Steve Jobs. Mais fino, leve e veloz, ele ganhou uma câmera traseira e uma dianteira. Com 8.8 mm de largura, ele pesa cerca de 610 gramas e tem no processador a sua principal modificação: o chip Dual-Core 1Ghz Apple A5. De resto, as principais funções do tablet são as mesmas de seu antecessor.

Rumores dão conta de que na primeira semana de março de 2012, a terceira versão do iPad vai ser anunciada – a primeira sem a presença do falecido Steve Jobs. Todos os indícios indicam que o modelo terá a mesma aparência do iPad 2, mas com novo processador, unidade gráfica melhorada, tela com resolução de 2048 x e uma bateria ainda mais potente. Será?

Wi-Fi x 3G

Cada modelo de iPad tem duas versões de acordo com sua conectividade: Wi-Fi e 3G. A primeira torna o tablet mais barato, pelo fato de só permitir que ele entre na internet em locais onde já houver uma conexão sem fio estabelecida. A segunda, por sua vez, funciona como um smartphone, com a tecnologia 3G. Basta instalar um chip de uma operadora de telefonia celular, contratar um pacote de dados e navegar quando você quiser.

Acessórios para iPad

Assim como os aplicativos, os acessórios são fundamentais para tornar a experiência do usuário com o iPad mais interessante. Existe uma infinidade de gadgets criados justamente para serem utilizados com o tablet da Apple – de teclados sem fio à brinquedos eróticos.

Smartcover é um dos principais acessórios para iPad (Foto: Divulgação)Smartcover é um dos principais acessórios para iPad (Foto: Divulgação)

Uma capa protetora, por exemplo, é fundamental. Um teclado com conexão Bluetooth, para quem não se acostuma a digitar no touchscreen e precisa usar o iPad para digitar documentos, idem. Há ainda outras conexões opcionais, como um adaptador que lê cartões de memória e ainda conecta dispositivos USB ao tablet.

Existem ainda fones de ouvido, caixas de som, “suspensórios” para se utilizar o iPad enquanto você anda, conectores para ligá-lo à televisão, docks para mantê-lo na vertical e muito mais. É verdade que você pode gastar uma boa grana para turbinar o seu tablet, mas ele pode acabar se tornando um dispositivo ainda mais poderoso com tantos acessórios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares