Imagens

08/02/2012 13h11 - Atualizado em 08/02/2012 13h11

O que é TILT?

Pedro Falcão
por
Para o TechTudo

Tilt é um movimento de câmera onde há uma rotação horizontal ou vertical de uma lente em um ângulo relativo ao sensor digital ou à película da câmera. O tilt é usado para controlar o plano de foco, deixando uma parte da imagem bem definida enquanto o resto da foto se desfoca.

divulgacao01Lente especial tilt-shift. (Foto: Divulgação)

O vocábulo "tilt" vem do inglês “entortar”, que é exatamente o que a lente tilt faz para inclinar o plano de foco. É necessário ter uma lente que seja capaz de mudar de ângulo horizontal ou vertical em relação à câmera. Quando a lente tilt muda de ângulo, e portanto não mais estando perpendicular à câmera, objetos que estão em distâncias diferentes da câmera podem ser focados com nitidez, como se permanecessem no mesmo plano.

O efeito é criado para dar um destaque maior para algum objeto na imagem, isolando os outros objetos numa área desfocada, ou simplesmente para criar uma foto totalmente em foco, sem a necessidade de uma grande profundidade de campo. A lente é usada tanto em câmeras de pequeno quanto de médio formato.

Esse efeito é muito utilizado em fotos de paisagem, onde os planos da frente e de fundo podem estar igualmente focados. O tilt é muito utilizado junto com o efeito shift (“mudança” em inglês), que é usado para ajustar a posição do objeto sem mover a câmera para frente ou para trás. 

TimmyToucan01Foto original, sem efeito tilt-shift. (Foto: Timmy Toucan/ Flikr)
TimmyToucan02Foto com efeito tilt-shift. (Foto: TimmyToucan/ Flikr)

A mistura de movimentos de câmera resulta no popular efeito tilt-shift, que simula uma macrofotografia, fazendo com que paisagens reais acabem parecendo cenários feitos em miniatura. O efeito ocorre porque na macrofotografia são utilizadas muitas lentes teleobjetivas, que oferecem pouca profundidade de campo devido ao seu ângulo.

Como fazer o efeito nas sua próprias fotos

É possível simular o tilt usando um programa de edição de imagem, como o Adobe Photoshop, e até mesmo aplicativos de foto para smartphones, como o Instagram, oferecem efeitos digitais que simulam a distorção de imagem conseguida com uma lente tilt-shift.

instagram01Tilt-shift no Instagram. (Foto: Pedro Falcão)

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Rezende
    2016-02-20T14:30:48

    Desculpem mas enviei o texto pelo celular e a palavra foi "corrigida para testo"

  • Marcelo Rezende
    2016-02-20T14:29:29

    Na realidade TILT é usado quando um game trava ou ocorria alguma coisa anormal!O testo se apegou a um significado técnico e o povo que procura saber não se liga nisso!!Atualmente os adolescentes usam a palavra bug ou bugado ,mas antes era usado TILT!!