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13/03/2012 17h33 - Atualizado em 13/03/2012 17h34

Como saber se o e-mail do seu banco é verdadeiro

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Você recebe um suposto e-mail com a logomarca do seu banco e eles te convidam para participar de um sorteio, ganhar um seguro de graça ou até mesmo solicitam a alteração de senha ou que a sua conta sofreu tentativas de fraude. Tenha muito cuidado! Você pode estar sendo vítima de um “phishing”, ou seja “pescaria” – termo usado quando milhões de emails (as iscas) são enviados e os fraudadores entãoaguardam que as vítimas (os peixes) caiam.

email falso bradescoE-mail falso do Bradesco (Foto: Reprodução)

Por trás de uma simples mensagem de e-mail, sejam elas de propostas tentadoras que aguçam a curiosidade ou apenas informativos, há golpistas que têm o intuito de instalar arquivos suspeitos capazes de rastrear todas as operações que você faz on-line no site do seu banco. Ao cair em uma armadilha dessas, eles registram a sua senha bancária e podem limpar a sua conta, cuidado!

senha bancoE-mail falso pedindo a troca da senha do usuário (Foto: Reprodução)

Validando o e-mail recebido

Para saber se esse o e-mail recebido é verdadeiro, você deve perceber primeiro de tudo o remetente. Copie tudo que vem depois do "arroba", como por exemplo, (bradesco@anubis.tecnoera.com ou contato@bradescoinfo.com) e tente abrir em seu navegador. Se não abrir, com certeza é um falso domínio e os golpistas quererem apenas instalar programas que monitorem suas atividades no computador. Vale lembrar que ao entrar em sites suspeitos você deve estar com seu antivírus ativo.

De olho nas mensagens em anexo

Se a mensagem tiver anexos, há o risco delas trazerem vírus ou spyware. Geralmente os arquivos vêm com extensão .EXE, .SRC, entre outros. Ao suspeitar de qualquer extensão que você não conheça, apague o e-mail imediatamente.

Mas, e se o suposto e-mail não vier com anexos? Fique atento ao conteúdo da mensagem, como por exemplo, “Recadastre sua senha até 17/02/2012” ou “Clique aqui e atualize seus todos os seus dados para que possamos atualizar nosso banco de dados”. Lembre-se de que qualquer tipo de contato que seu banco necessite fazer com você, será feito por telefone. Mesmo assim, procure saber se está falando com a pessoa certa e desconfie se houver muitas perguntas. Por segurança, compareça à sua agência bancária para maiores esclarecimentos.

Resumindo, ao receber um e-mail que possa ser de seu banco, nunca faça downloads e acesse links suspeitos. Desconfie sempre de arquivos anexos e propostas que, à primeira vista, pareçam tentadoras. Na dúvida de qualquer e-mail que você receba, prefira procurar sempre o gerente de seu banco.

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