Sistemas Operacionais

12/03/2012 16h41 - Atualizado em 14/03/2012 19h00

Entenda a Charm Bar do Windows 8

Julio Monteiro
por
Para o TechTudo

A Charm Bar do Windows 8 é, essencialmente, uma reformulação do “Menu Iniciar”, assim como da barra de tarefas. É nela em que se localizam as “Charms”, funcionalidades fundamentais do novo sistema operacional da Microsoft, as quais são: Iniciar (Start), Pesquisar (Search), Dispositivos (Devices), Configurações (Settings) e Compartilhar (Share).

A Charm Bar substitui o Menu Iniciar e, parcialmente, a Barra de Tarefas (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)A Charm Bar substitui o Menu Iniciar e, parcialmente, a Barra de Tarefas (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)

Essas funcionalidades já são conhecidas das versões anteriores do sistema operacional da Microsoft, no entanto, apresentam modificações significativas no Windows 8, como a integração com os aplicativos da Windows Store. Isso significa que, uma vez usando um aplicativo, essas funcionalidades irão ajustar-se a ele, possibilitando fazer uma busca, por exemplo, dentro do próprio, caso recorra ao Charm Pesquisar.

É também através da Charm Bar que os usuários podem aprofundar-se dentro do sistema operacional. Isto é, buscar por arquivos e aplicativos, compartilhar informações e conteúdos, bem como controlar os dispositivos conectados e ter acesso às configurações do computador.

Diferentemente do tradicional botão iniciar e da barra de tarefas, a Charm Bar nem sempre está aparente na tela. Ela é ativada por gestos - em telas sensíveis ao toque - pelo atalho Windows + C ou pela passagem do cursor sobre os cantos superior ou inferior, no lado direito da tela.

Vejamos, separadamente, o que fazem as funcionalidades presentes na Charm Bar:

Iniciar (Start)

O Iniciar serve para trocar entre as múltiplas telas da nova interface do Windows. O sistema é capaz de manter, ao mesmo tempo, vários aplicativos e programas abertos, na área de trabalho, além da tela Start.

Ao clicar no Iniciar, por padrão, cambia-se entre a tela Start e o último aplicativo usado ou programa na área de trabalho.

Pesquisar (Search)

No Windows 8, existem duas maneiras de se usar o Charm Pesquisar. A primeira é pela tela Start na interface Metro e, a segunda é dentro de um aplicativo compatível com esta funcionalidade. Isso significa que o Pesquisar vai além da sua função de busca somente dentro do sistema. O recurso também funciona dentro dos aplicativos.

A funcionalidade Pesquisar permite a busca dentro do PC também dos aplicativos (Foto: Reporudção/JúlioMonteiro)A funcionalidade Pesquisar permite a busca dentro do PC também dos aplicativos (Foto: Reporudção/JúlioMonteiro)

Ao entrar na funcionalidade Pesquisar pela tela Start ou pela área de trabalho, a busca está ajustada para os aplicativos dentro do sistema, pois esta é a configuração inicial. Assim, aparecem do lado esquerdo da tela a lista de aplicativos e programas instalados e, no lado direito, a lista de itens dentro dos quais é possível pesquisar.

Para ser feita a busca, só é preciso selecionar um item (entre Apps, Settings, Files e outros) dentro do qual irá pesquisar e digitar o termo desejado. Os conteúdos serão filtrados e aparecerão automaticamente do lado esquerdo da tela.

O resultado das pesquisas é dado em tempo real, portanto, a filtragem vai mudando enquanto digita-se o termo procurado. Também é possível ver o resultado em diferentes itens, selecionando-os um por um.

As pesquisas também podem ser feitas dentro dos aplicativos, como na Windows Store (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)As pesquisas também podem ser feitas dentro dos aplicativos (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)

A segunda forma de se pesquisar é dentro de um aplicativo. O procedimento é quase o mesmo: abra a Charm Bar, selecione o Charm Pesquisar (Search), digite o termo e aperte “Enter”, pois os resultados não são em tempo real. Isso possibilita, por exemplo, encontrar facilmente um e-mail dentro das suas contas cadastradas no aplicativo Mail, que já vem com o sistema operacional.

Dispositivos (Devices)

O Charm Devices permite que os usuários acessem os dispositivos que desejam utilizar. Através dele, é possível obter fotos de uma câmera digital conectada ao computador, fazer uma transmissão de vídeo para sua TV ou mandar arquivos para outro dispositivo.

Outra possibilidade que o Charm Dispositivos oferece é a de adicionar o segundo monitor ao sistema. Essa funcionalidade, apesar de não ser nova, é bastante interessante, pois o Windows 8 foi desenhado com múltiplas telas e um segundo monitor pouparia bastante trabalho em cliques e atalhos.

Configurações (Settings)

O Charm Configurações é o local onde se realizam as tarefas básicas da sua máquina para o uso diário, como: ajuste de volume, desligamento do PC, reiniciar, hibernar, brilho da tela, conexões de Internet, notificações, linguagem e etc. Dentre essas, estão algumas das funcionalidades que se encontravam antes no canto direito da barra de tarefas.

As configurações dos aplicativos podem ser acertadas também pelo Settings do Charm Bar (Foto ReproduçãoJúlio Monteiro)As configurações dos aplicativos podem ser acertadas também pelo Settings (Foto Reprodução/Júlio Monteiro)

A funcionalidade Configurações adapta-se ao aplicativo em uso da mesma forma que o Charm Pesquisar. Assim, quando se está usando, por exemplo, o Mail, as configurações exibirão informações e opções deste aplicativo em específico.

É pela Charm Bar que se acessam as configurações do sistema (Foto ReproduçãoJúlio Monteiro)É pela Charm Bar que se acessam as configurações do sistema (Foto Reprodução/Júlio Monteiro)

Da mesma forma, é através dessa funcionalidade que se pode acessar as configurações do computador, para mudar seus temas, acertar os HomeGroups, usar o Windows Update, alterar as configurações do usuário e etc.

Compartilhar (Share)

O Compartilhar, novamente, serve para enviar conteúdos do PC ou de seus aplicativos. Por exemplo, se o usuário desejar mostrar a um amigo um aplicativo instalado no seu computador, o link desse  pode ser enviado por e-mail.

Agora, se o usuário estiver dentro de um aplicativo de notícias e desejar compartilhar uma informação, ele também pode acessar a mesma ferramenta. É possível usar este serviço para os aplicativos de fotos, músicas, e-mails e todos os outros que forem compatíveis.

Teclas de atalho

O Windows 8 é um sistema operacional pensado para rodar em diversos aparelhos, entre notebooks, desktops, all-in-one e tablets. Por conta disso, apresenta uma interface aberta a várias formas de acessibilidade. Isso significa que ele foi elaborado tanto para ser usado com touch ou por meio do mouse e teclado.

Com o mouse ou através do touch, é possível acessar facilmente os aplicativos e programas com um clique ou fechá-los arrastando-os para o canto inferior da tela. No entanto, o teclado também é uma boa alternativa, devidos aos atalhos.

Alguns atalhos do teclato

Charm Bar: Winkey + C

Start: Winkey

Devices: Winkey + K

Settings: WinKey + I

Share: Winkey + H

Search: Windows + Q

Para aqueles que usam dois monitores, pode haver mais de um motivo, além da praticidade, para usar esses atalhos. Existem relatos de dificuldades em acessar a Charm Bar, já que ela se localiza na lateral da tela. Quando se tentar acessá-la na lateral, o mouse pode acabar deslocando-se para o outro monitor, transformando uma tarefa simples e rotineira em algo irritante.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ulysses Paula
    2012-03-14T03:58:05

    Achei interessante o Windows 8. Tô usando no meu net e só não tô gostando mais por causa da resolução de tela baixa (no meu net é de 1024x600, o Windows 8 exige minimo de 1024x768), o que me impede de usar a interface Metro. Mas testei o Metro numa tela maior é gostei muito do que a Microsoft criou.