A Charm Bar do Windows 8 é, essencialmente, uma reformulação do “Menu Iniciar”, assim como da barra de tarefas. É nela em que se localizam as “Charms”, funcionalidades fundamentais do novo sistema operacional da Microsoft, as quais são: Iniciar (Start), Pesquisar (Search), Dispositivos (Devices), Configurações (Settings) e Compartilhar (Share).

Essas funcionalidades já são conhecidas das versões anteriores do sistema operacional da Microsoft, no entanto, apresentam modificações significativas no Windows 8, como a integração com os aplicativos da Windows Store. Isso significa que, uma vez usando um aplicativo, essas funcionalidades irão ajustar-se a ele, possibilitando fazer uma busca, por exemplo, dentro do próprio, caso recorra ao Charm Pesquisar.
É também através da Charm Bar que os usuários podem aprofundar-se dentro do sistema operacional. Isto é, buscar por arquivos e aplicativos, compartilhar informações e conteúdos, bem como controlar os dispositivos conectados e ter acesso às configurações do computador.
Diferentemente do tradicional botão iniciar e da barra de tarefas, a Charm Bar nem sempre está aparente na tela. Ela é ativada por gestos - em telas sensíveis ao toque - pelo atalho Windows + C ou pela passagem do cursor sobre os cantos superior ou inferior, no lado direito da tela.
Vejamos, separadamente, o que fazem as funcionalidades presentes na Charm Bar:
Iniciar (Start)
O Iniciar serve para trocar entre as múltiplas telas da nova interface do Windows. O sistema é capaz de manter, ao mesmo tempo, vários aplicativos e programas abertos, na área de trabalho, além da tela Start.
Ao clicar no Iniciar, por padrão, cambia-se entre a tela Start e o último aplicativo usado ou programa na área de trabalho.
Pesquisar (Search)
No Windows 8, existem duas maneiras de se usar o Charm Pesquisar. A primeira é pela tela Start na interface Metro e, a segunda é dentro de um aplicativo compatível com esta funcionalidade. Isso significa que o Pesquisar vai além da sua função de busca somente dentro do sistema. O recurso também funciona dentro dos aplicativos.

Ao entrar na funcionalidade Pesquisar pela tela Start ou pela área de trabalho, a busca está ajustada para os aplicativos dentro do sistema, pois esta é a configuração inicial. Assim, aparecem do lado esquerdo da tela a lista de aplicativos e programas instalados e, no lado direito, a lista de itens dentro dos quais é possível pesquisar.
Para ser feita a busca, só é preciso selecionar um item (entre Apps, Settings, Files e outros) dentro do qual irá pesquisar e digitar o termo desejado. Os conteúdos serão filtrados e aparecerão automaticamente do lado esquerdo da tela.
O resultado das pesquisas é dado em tempo real, portanto, a filtragem vai mudando enquanto digita-se o termo procurado. Também é possível ver o resultado em diferentes itens, selecionando-os um por um.

A segunda forma de se pesquisar é dentro de um aplicativo. O procedimento é quase o mesmo: abra a Charm Bar, selecione o Charm Pesquisar (Search), digite o termo e aperte “Enter”, pois os resultados não são em tempo real. Isso possibilita, por exemplo, encontrar facilmente um e-mail dentro das suas contas cadastradas no aplicativo Mail, que já vem com o sistema operacional.
Dispositivos (Devices)
O Charm Devices permite que os usuários acessem os dispositivos que desejam utilizar. Através dele, é possível obter fotos de uma câmera digital conectada ao computador, fazer uma transmissão de vídeo para sua TV ou mandar arquivos para outro dispositivo.
Outra possibilidade que o Charm Dispositivos oferece é a de adicionar o segundo monitor ao sistema. Essa funcionalidade, apesar de não ser nova, é bastante interessante, pois o Windows 8 foi desenhado com múltiplas telas e um segundo monitor pouparia bastante trabalho em cliques e atalhos.
Configurações (Settings)
O Charm Configurações é o local onde se realizam as tarefas básicas da sua máquina para o uso diário, como: ajuste de volume, desligamento do PC, reiniciar, hibernar, brilho da tela, conexões de Internet, notificações, linguagem e etc. Dentre essas, estão algumas das funcionalidades que se encontravam antes no canto direito da barra de tarefas.

A funcionalidade Configurações adapta-se ao aplicativo em uso da mesma forma que o Charm Pesquisar. Assim, quando se está usando, por exemplo, o Mail, as configurações exibirão informações e opções deste aplicativo em específico.

Da mesma forma, é através dessa funcionalidade que se pode acessar as configurações do computador, para mudar seus temas, acertar os HomeGroups, usar o Windows Update, alterar as configurações do usuário e etc.
Compartilhar (Share)
O Compartilhar, novamente, serve para enviar conteúdos do PC ou de seus aplicativos. Por exemplo, se o usuário desejar mostrar a um amigo um aplicativo instalado no seu computador, o link desse pode ser enviado por e-mail.
Agora, se o usuário estiver dentro de um aplicativo de notícias e desejar compartilhar uma informação, ele também pode acessar a mesma ferramenta. É possível usar este serviço para os aplicativos de fotos, músicas, e-mails e todos os outros que forem compatíveis.
Teclas de atalho
O Windows 8 é um sistema operacional pensado para rodar em diversos aparelhos, entre notebooks, desktops, all-in-one e tablets. Por conta disso, apresenta uma interface aberta a várias formas de acessibilidade. Isso significa que ele foi elaborado tanto para ser usado com touch ou por meio do mouse e teclado.
Com o mouse ou através do touch, é possível acessar facilmente os aplicativos e programas com um clique ou fechá-los arrastando-os para o canto inferior da tela. No entanto, o teclado também é uma boa alternativa, devidos aos atalhos.
Alguns atalhos do teclato
Charm Bar: Winkey + C
Start: Winkey
Devices: Winkey + K
Settings: WinKey + I
Share: Winkey + H
Search: Windows + Q
Para aqueles que usam dois monitores, pode haver mais de um motivo, além da praticidade, para usar esses atalhos. Existem relatos de dificuldades em acessar a Charm Bar, já que ela se localiza na lateral da tela. Quando se tentar acessá-la na lateral, o mouse pode acabar deslocando-se para o outro monitor, transformando uma tarefa simples e rotineira em algo irritante.