Internet

13/03/2012 16h51 - Atualizado em 16/03/2012 16h43

Google Play vs iTunes: Quem tem as melhores ofertas?

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Os aplicativos móveis são uma das principais razões para um consumidor optar por comprar um smartphone. Afinal, são eles que tornam o seu celular, de fato, inteligente. Mas na velha disputa entre o iPhone e os aparelhos com Android, quem leva a melhor neste quesito? Vale mais a pena investir no iTunes ou no Google Play? Como de costume neste tipo de disputa, não há como apontar um único vencedor. Cada um deles é melhor em determinados pontos, e o rival tem vantagem em outros. Então a decisão sobre o quê pesa mais será com você.

É preciso levar em conta o número de apps disponíveis em cada loja virtual, o preço cobrado por eles, a facilidade de acesso, a preferência dos desenvolvedores,… Por isso, o TechTudo preparou um levantamento completo para quem considera os apps como um fator fundamental na escolha de um novo smartphone.

Confira abaixo os principais pontos a serem estudados:

Número de aplicativos: Neste quesito, a Apple ainda leva vantagem em relação ao Google, mas ao que tudo indica isso não deve durar por muito tempo. No iTunes, existem cerca de 550 mil apps disponíveis para download. No Google Play, são 450 mil.

Quanto ao número de downloads, a vantagem da Apple é bem maior: são 25 bilhões de arquivos baixados, contra somente 10 bilhões da concorrente – estatística que, obviamente, tem a ver com o tempo de serviço. Afinal, o iTunes existe há mais tempo que o Android Market, atual Google Play.

iTunes oferece mais apps do que Google Play (Foto: Reprodução)iTunes oferece mais apps do que Google Play (Foto: Reprodução)

Preferência dos desenvolvedores: Não se sabe o motivo para isso (talvez seja o fato de o iPhone ter mais tempo de mercado ou trazer mais retorno financeiro), mas pesquisas, como a da empresa Flurry em 2012, mostram que os desenvolvedores de aplicativos ainda não estão convencidos sobe o sucesso do Android. De acordo com os estudos, o iPhone ainda é o alvo favorito dos novos projetos: no último trimestre de 2011, por exemplo, 73% dos criadores de aplicativos desenvolveram versões para iOS de seus produtos, contra apenas 27% que criaram apps para o Android. Isso é evidente na indústria de games, onde boa parte dos famosos jogos que são encontrados em consoles chegam antes ao iTunes, e só depois, talvez, ao Google Play.

Custo-benefício: Ponto para o Google Play. Apesar de ter menos aplicativos do que o iTunes, o mercado virtual do Google possui mais opções gratuitas para os seus usuários – incluindo aplicativos importantes e que têm ligação com a Gigante das Buscas, como o Google Docs e o Google Music - que até tem seus equivalentes no iPhone, porém nenhum deles é grátis.

De acordo com estudo feito pela empresa Lookout no ano passado, 66% dos apps do iTunes são pagos, enquanto 67% do Google Play são de graça. Sem falar que no Android você tem a ótima opção de testar os aplicativos pagos por 15 minutos, e pedir o dinheiro de volta se não gostar do que comprou.

Google Play oferece mais apps gratuitos do que o iTunes (Foto: Reprodução)Google Play oferece mais apps gratuitos do que o iTunes (Foto: Reprodução)


Facilidade de acesso:
 É possível baixar apps pelo próprio smartphone em ambos sistemas operacionais. Porém, quem tem um aparelho com o Android pode se orgulhar de dizer que é muito mais prático instalar um aplicativo ou até mesmo baixar uma música em seus smartphones do que em um iPhone. Afinal, o Google Play não precisa de sincronização, como o iTunes. Basta plugar um cabo USB em seu PC e mexer no que você quiser, sem precisar instalar um programa para isso. Além disso, é possível fazer esta integração em qualquer computador, o que causa problemas com o iTunes, já que, se você sincronizar seu iPhone com um PC onde não esteja sua biblioteca de arquivos, você pode perder tudo.

Fazer download de apps pelo Google Play é mais prático (Foto: Reprodução)Fazer download de apps pelo Google Play é mais prático (Foto: Reprodução)

Games: Se você tem uma conta americana no iTunes, sabe da infinidade de games disponíveis na loja virtual da Apple. No entanto, se o seu registro é brasileiro, esta categoria é, certamente, a que mais deixa a desejar. Enquanto isso, no Google Play, não há este problema (tem, mas é muito menor). Também há games disponíveis para os usuários de Android que se cadastram com endereços do Brasil. No entanto, se a comparação for feita “no geral”, o iPhone ainda leva a melhor por ter mais títulos e por receber novos títulos primeiro. Mas esse domínio pode estar próximo de acabar, já que cada vez mais os grandes estúdios criam versões de seus games para Android, como aconteceu recentemente com o jogo GTA.

Angry Birds chegou primeiro no iTunes, mas logo depois também para sistema Android (Foto: Reprodução)Angry Birds chegou primeiro no iTunes, mas logo depois também para sistema Android (Foto: Reprodução)


Músicas, filmes e livros:
 O iTunes inovou, mas o Google Play está logo ali, disponibilizando tudo o que seu principal concorrente oferece, seja em músicas, filmes ou livros. Ambos os serviços têm ótimas opções neste quesito, mas ainda é cedo para analisar as possibilidades com o Google Play. A questão é: ele nasceu para competir com o iTunes e o iCloud e, ao que tudo indica, tem totais condições para fazê-lo. Neste quesito, não há vencedores. O iTunes é mais antigo e, por isso, mais “tradicional”, porém o mais recente lançamento do Google não deixa a desejar em nada – tanto em acervo quanto em performance.

Formas de pagamento: 
Outra questão que tem muito a ver com a sua conta, mas em que o Google Play leva vantagem. Se você tiver conta no iTunes Store norte-americano, que é o melhor tipo de cadastro para se ter na loja da Apple, terá que ter um cartão internacional ou comprar Gift Cards para adquirir novos conteúdos. Isso não acontece no Google Play, onde é possível utilizar o serviço Google Checkout para fazer suas compras com segurança – utilizando cartões de crédito, débito ou até mesmo direto com a operadora de telefonia de seu celular. Na loja brasileira do iTunes, no entanto, é aceito os cartões nacionais.

Gift Card é uma forma de comprar apps no iTunes (Foto: Reprodução)Gift Card é uma forma de comprar apps no iTunes (Foto: Reprodução)

Conclusão: A evolução do Google Play é um alerta para a Apple. Caso a empresa de Cupertino não inove no iTunes, poderá perder o seu domínio nas lojas virtuais muito em breve. O número de aplicativos criados para Android aumenta a cada dia, assim como as vendas dos aparelhos com o sistema operacional do Google. A praticidade para se comprar e até para transferir os arquivos para os smartphones também é muito maior no Android.

Ou seja: se você quer facilidade e preço baixo, opte pelo Google Play. Caso queira quantidade de apps e games, o iTunes leva a vantagem.

Leia aqui as diferenças entre os sistemas Android e iOS.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Moacyr Carmo
    2012-03-13T19:39:42  

    Com um iPhone, você instala e sincroniza aplicativos sem precisar do PC desde antes do Android existir 4 anos atrás, através da App Store, que a Apple inventou e os concorrentes copiaram. Com o iPhone, você compra e baixa música (inclusive artistas nacionais) direto no celular pelo aplicativo do iTunes e paga com cartão nacional. Não precisa do PC para nada além de backup. Já o Google Play, ex-android market, não funciona no Brasil para nada além de aplicativos. A partir da versão 5.0 do iOS, para passar músicas do iTunes no PC para o iPhone, pode ser usado o WiFi, como no Android.

    recentes

    populares

    • Moacyr Carmo
      2012-03-13T19:39:42  

      kkkkkkk ta enquanto vc gasta rios de dinheiro por musicas que o povo do android pega de graça? a gente pega musica por todo tipo de forma seja ela pelo pc por troca de arquivos e todos os generos, pra q gastar com o que é de graça? ou será que dinheiro pra vc não faz falta srsrsrrs?

  • Matheus Silva
    2012-03-14T13:56:12  

    As pessoas reclamam da sincronização mas fica muito mais fácil usar, instalar e remover coisas utilizando o iTunes e agora com o iCloud tudo ficou mais fácil. Quem reclama realmente ainda não usou, não sabe o que está falando e somente tem a ilusões dos anos 60 de liberdade... Liberdade tem seu preço: se você realmente a quer, prefira o Android! Fique sem atualizações, corra o risco do aparelho travar na hora que você precise e tenha uma horrível interface.

    recentes

    populares

    • Matheus Silva
      2012-03-14T13:56:12  

      Concordo com vc inda mais quando é gente da terceira idade que mexe sempre mais facil usar um iOS que não tem como vc costumizar ou fazer um overclock que um android, afinal a APLE sempre teve descaso com a cultura Geek, (me refiro a nivel de programador) tanto é que se vc comprar um mac book por exemplo ele não vem com cecidilha srsrrs e em nenhuma loja da aple vc acha um com teclado com cecidilha e o povo ainda lambe essa aple

  • Matheus Silva
    2012-03-14T13:52:48  

    De um iPhone, um Windows Phone e um Android a alguém leigo em tecnologia: nos dois primeiros ele se dá bem e no Android ele vai achar uma baderna. Já fiz isso. O windows phone inovou! Trouxe uma outra idéia, uma outra experiência. Visualmente o Android parece diferente, mas ao usar o iOS e o Android a impressão é que o OS do Google é uma cópia mal-feita mesmo. E ainda pra piorar as operadoras fazem customizações e quando surge alguma atualização do Android... Ou você arrisca perder a garantia do aparelho com o Cyanogen ou na maioria dos casos fica sem atualização, principalmente brasileiros.

    recentes

    populares

    • Matheus Silva
      2012-03-14T13:52:48  

      Simples cara só comprar celular da google, que ai vc sempre vai estar atualizado

  • Matheus Silva
    2012-03-14T13:54:12

    O motivo dos programadores darem preferência ao iOS? O aplicativo que ele fizer para iOS funcionará fluidamente em todos os aparelhos da Apple, enquanto no Android... lamentável, sem comentários.

  • Matheus Silva
    2012-03-14T13:57:31

    P.S.: para o autor dessa publicação: dessas centenas de milhares de aplicativos, 90% de ambos os sistemas não prestam. Não queira iludir os leitores com números.

  • Gabriel Rohr
    2012-03-26T18:26:34

    melhor é o android tem mais liberdade de escolha em smartphones alem de ser (muito) mais barato

  • Alan Oliveira
    2013-01-14T17:36:59

    Ei Esses FanBoys da Apple sai pra la opnião é que nem aquilo cada um tem a sua, e parem de defender a Apple porque o android tem varios pontos melhor que a apple, Iphone nem passa musica via bluetooth para outro tipo de celular que lixo de avanço é esse larga a mão e usa os dois tipos de programação depois vem criticar falo

  • Jayme Filho
    2012-03-27T11:50:54

    Coloquei o Ice Cream Sandwich (cyanogen) no meu Galaxy S2 e está show de bola! Muito melhor do que o IOS (falo isso com conhecimento de causa já que já tive Iphone). Estou ouvindo falar muito bem do Windows Phone... Talvez valha a pena dar uma conferida nele. Quem sabe eu migre num futuro próximo de Android para Windows?!

  • Ikehara Jorge
    2012-03-27T09:40:43

    Prefiro o MANGO, principalmente em japonês substituindo o G por C rsrsrs.

  • Rogério Balloussier
    2012-03-27T08:55:05

    Percebi que já existe outra alternativa sobre o pagamento. Crédito de operadora do celular?? Como se faz?

  • Andre Bustamante
    2012-03-27T06:58:48

    Em se tratando de VIRUS no celular a loja ANDROID é a preferida dos HACKERS !!! Este tópico foi OMITIDO na matéria !!!!

  • Guilherme Paviani
    2012-03-15T12:40:07

    A apple possui muitas coisas boas, os Macs nem precisa se falar. Agora o que realmente a apple precisava mudar é exatamente o que o Carlos falou, "as novidades vem por conta-gotas" . Já foi a época que a Apple trazia novidades de verdade. E para voltar ao assunto do Android, gosto muito dele, acho sensacional muitas coisas, porém a velocidade para se trabalhar nele, principalmente os videos que sempre rolam com uns soquinhos quando em HD. Nisso eu tiro o chapéu para o Jobs. Os dispositivos sao sempre rapidos e dificilmente travam ou dao alguma mensagem de erro inesperado.rsrsrs

  • Guilherme Paviani
    2012-03-15T12:35:34

    Concordo em alguns pontos com o que o Carlos falou, o iPhone é complicadinho para poder instalar alguns jogos, mais isso se deve a limitação que nós brasileiros temos. Existem apps que so podem ser baixados na appStore US, e outros apenas na appStore Brasil, o que faz com que se tenha que alterar de endereço ou possuir 2 contas que é o que eu faço kkk. Agora dizer que o multitarefas funcionar é preciso jailvreak falou errado. O jailbreak so habilita muntitarefa para iPhones e iPods mais antigos como 2g por ex. Quanto a internet a maior parte integra html5 que tem total compatibilidade.

  • Guilherme Fernandes
    2012-03-15T09:30:39

    Eu não concordo com absolutamente tudo que o Carlos falou, mas o comentário final dele é perfeito, a Apple tem um Marketing absurdo e faz com que acreditem que tudo que ela faz é melhor. Na verdade eu acho que isso é um ponto positivo pra Apple. Eu não odeio a Apple, pelo contrário, o problema é o fanatismo por uma empresa que é considerada como careira até no exterior.

  • Guilherme Fernandes
    2012-03-14T17:45:31

    Thiago, veja se algum comentário de dono de Android é dizendo que o iOS é ruim? E o bacana do Android cara, ele não é limitado a Samsung como você pensa, são várias empresas oferecendo aparelhos para vários tipos de públicos, seja em gosto visual ou em necessidade, em se tratando de preço. Então deixa a gente feliz com nosso Android e seja feliz com o seu iphone.

  • Guilherme Fernandes
    2012-03-14T09:33:35

    E começa o mimimi dos fanboys. Não importa qual é o melhor, se você fanboy da apple quiser me provar que a Appstore é melhor que o Google Play, eu digo que isso não vai fazer com que eu mude pra um iphone, nem eu dizendo pra você que a maioria dos Apps no Google Play são grátis vai fazer vc mudar pro Android, então para com essa besteira de cópia, senão a sua lógica iria te forçar a só ter carro da Ford, que foi quem inventou a linha de produção.

  • Gabriel Barros
    2012-03-13T22:21:11

    Moacyr,não é uma desvantegem do Google Play só vender apps.Para músicas há várias opções de programas que baixam músicas gratuitamente,ou então usamos o Bluetooth para trocar músicas.Para livros há várias opções de apps de revistas ou então apps como o Readers Hub da Samsung.

  • Gabriel Barros
    2012-03-13T22:15:01

    Realmente o Google Play é muito mais fácil.Posso deixar meu tablet carregando em casa e baixar apps pelo site do Play,na escola ou na casa de um colega.Depois é só ligar que o aparelho baixa sozinho.

  • GABRIEL TENAN
    2012-03-13T22:05:02

    A apple inventou o app store? kkk, isso é copia dos repositórios do linux que eu uso a mais de 10 anos. pesquisa sobre ubuntu. e android é linux, quem copia quem? fora que o android começou a ser desenvolvido antes do ios. Um grande abraço e pesquisa um pouco fan boy :). Pra mim celular é android e tablet ios. cada um tem seus pros e contras.

  • Moacyr Carmo
    2012-03-13T19:34:32

    Com um iPhone, você instala e sincroniza aplicativos sem precisar do iTunes desde antes do Android existir 4 anos atrás, através da App Store, que a Apple inventou e os concorrentes copiaram. Com o iPhone, você compra e baixa música (inclusive artistas nacionais) direto no celular pelo aplicativo do iTunes e paga com cartão nacional. Não precisa do PC para nada além de backup. Já o Google Play, ex-android market, não funciona no Brasil para nada além de aplicativos. A partir da versão 5.0 do iOS, para passar músicas do iTunes no PC para o iPhone, pode ser usado o WiFi, como no Android.

  • Heitor Polidoro
    2012-03-13T17:56:08

    Na "Facilidade de acesso" acho que vale comentar que com um Android, você não precisa nem plugar um cabo USB. Pela rede de dados (3G ou WiFi) você sincroniza e instala apps

  • Dsadsa
    2012-03-14T14:41:43

    O iOS é bom e como falaram aí, a opção dos desenvolvedores é por lucro mesmo, muita coisa tem no Android é de graça (tanto é que o lucro do Google em comparação a Apple em relação aos app é bem menor). A ideia de apps store ja vem desde o linux/ubuntu a muito tempo antes da Apple inventar o App Store. O Android foi iniciado antes do iOS então não adianta nem dizer que não é uma cópia né. Luciano Rocha tem que parar de usar drogas e abrir os olhos pra vida..

  • Guilherme Fernandes
    2012-03-14T14:19:45

    Matheus, tem que ser muito pangaré pra perder a garantia por instalar Custon rom, na boa, não tem como a assistencia provar que você modificou a rom do seu aparelho. E quando eu leio comentários como os seus sobre o Android ser "desastroso" eu tenho a ligeira impressão que você nunca teve um Android bom de verdade. E o motivo de se preferir desenvolver para iOS é lucro, unica e exclusivamente. Eu não sou nem um pouco ontra o Iphone, pelo contrário, mas ver a forma como voces, atacam o Android, me faz querer mostrar os problemas do iphone também...

  • Victor Alves
    2012-03-14T12:42:28

    Luciano Rocha, voce eh o tipico exemplo de alguem que fala, fala, fala sem saber do que esta falando. A linguagem de programacao nao eh linux, alias, linux nem eh linguagem de programacao. O Kernel que o android usa eh linux. Por favor meu amigo, pesquise um pouco antes de falar besteira.

  • Guilherme Fernandes
    2012-03-14T12:11:30

    Guilherme, eu ainda não vi opções legais de customização para interface do iPhone, por isso citei. No meu caso em específico eu não gosto do iphone, mas não é a minha opinião que vai fazer outra pessoa não gostar, o que me d eixa um pouco incomodado são os fanboys da Apple que defendem a empresa, sendo que a empresa e não o produto, que se tratando de smartphone é excelente! E eu acho que a pequena liberdade de customização e uso que se pode atingir no iOS ainda é pouco satisfatória levando em consideração o MEU gosto.