Segurança

12/03/2012 16h01 - Atualizado em 12/03/2012 17h05

O que é botnet?

Rudolfh Bantim
por
Para o TechTudo

“Bot” é um tipo de malware que permite ao hacker ou cracker obter controle completo através de uso remoto de um computador afetado. Ou seja, transforma um computador em um “zumbi” para realizar tarefas de forma automatizada na Internet, sem o conhecimento do usuário. Uma botnet, por sua vez, é uma rede de agentes de software ou bots que executam autonomamente.

botnet2 (Foto: botnet2)Botnet (Foto: Reprodução)

Os sistemas infectados passam a ser usados como cobertura para uma série de atividades ilegais, incluindo novas infecções. Um computador pode infectar PCs com os quais interage através da rede local ou por meio dos endereços de contatos armazenados no PC. O bot pode se infiltrar tanto em servidores de IRC ou em um canal específico de uma rede pública IRC quanto em roteadores e modems DSL.

Sobretudo, as botnets podem ser usadas para enviar mensagens de spam, disseminar vírus, atacar computadores e servidores, roubar informações bancárias e sigilosas, além de cometer outros tipos de crimes e fraudes.

Geralmente, uma botnet pode conter centenas ou milhares de computadores infectados, que acobertam ataques em sites e servidores, derrubando-os ou facilitando invasões. Isso dificulta a identificação dos invasores. Se o ataque for rastreado, a busca levará a uma máquina de um usuário que pode nem saber que seu computador era um “bot”.

botnet1Contaminação por botnet (Foto: Divulgação)


Muitas botnets já foram encontradas e removidas da Internet. No ano passado, por exemplo, foi encontrada e desativada uma botnet chamada Rustock, que chegou a enviar comandos para mais de um milhão de PCs zumbis.

Há muitas botnets em ação espalhadas pelo mundo. Algumas são pequenas com poucos "zumbis", já outras são enormes e sofisticadas. Atualmente, inclusive, existe uma que já infectou mais de 4,5 milhões de computadores em poucos meses e ainda está sob investigação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodolfo Olivastro
    2012-03-12T17:34:04

    Não, zumbis não são controlados por ninguém...isso nunca existiu...fale de robôs ou mulher burra....

  • George Delcho
    2012-03-12T18:30:38

    não concordo com o texto

  • Maria Barbosa
    2012-03-12T17:29:21

    Sou leitora assídua e normalmente os textos aqui tem uma qualidade maior. Esse texto, se for sincera, nem qualidade tem, pois além de não dar as informações necessarias e corretas, ainda dá informações desnecessárias e erradas. Se achar necessario conceituar "Bot": é diminutivo de "robot" é um programa que toma decisões como se fosse um robot. Bots de trívia por exemplo comuns em chats não fazem mal nenhum.Fazem perguntas e pontuam quem acertou. Está errado conceituar "bot" como um malware.E o texto não informa nada sobre prevenção ou sobre como nosso computador pode ser incluído como zumbi.

  • Heitor Polidoro
    2012-03-12T17:11:45

    Só discordo de taxar todo "Bot" como malware. Bot é algo que faz alguma coisa automaticamente. Não necessariamente é uma coisa ruim