Internet

02/03/2012 11h44 - Atualizado em 02/03/2012 11h44

O que é cloud computing?

Carol Fernandes
por
Para o TechTudo

Cloud computing ou computação em nuvem é a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, onde recursos compartilhados, software e informações são fornecidas, permitindo o acesso através de qualquer computador, tablet ou celular conectado à Internet.

Cloud computing permite acessar dados de qualquer computador (Foto: Reprodução)Cloud computing, seus dados em qualquer lugar

Uma de suas vantagens é o melhor aproveitamento dos investimentos em hardware. Como a parte mais pesada do processamento fica na “nuvem”, o usuário pre­cisa apenas de um navegador e uma boa conexão à internet para utilizar o serviço.

Outra vantagem é a elasticidade. Se for necessário mais ou menos espaço para armazenamento, basta solicitar um upgrade, sem precisar da troca dos equipamentos.

Um bom exemplo de cloud computing são os serviços do Dropbox, Google Music, iCloud e Google Docs, onde os usuários podem criar e editar documentos online, sincronizar músicas e arquivos ao mesmo tempo. Para usar o serviço, basta abrir o navegador de Internet e acessar o endereço dos serviços escolhidos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Almeida
    2012-03-04T14:06:43

    Colocar seus arquivos pessoais e perde-los caso o fbi ache que todos cometem crime de pirataria como no megaupload?não obrigado.prefiro comprar um hd externo.

  • RAFAEL GRIPP
    2012-03-05T08:37:03

    Mas eh que a Techtudo usou o termo como se soh na INTERNET ele funcionasse. Mas da pra fazer em uma rede, nao levando os arquivos para internet, o que eh uma opcao mto boa para empresas que possuem muitos computadores.

  • Juliana Sousa
    2012-03-04T15:01:01

    Aahahah. Prevenido, hein, Marcos. Gostei.