Sistemas Operacionais

22/03/2012 18h19 - Atualizado em 22/03/2012 18h19

Ai, Nokia, assim você me mata... (com o Lumia 800)

Elis Monteiro
por
Para o TechTudo

Já adianto: não vou julgar quesitos técnicos expressivos nesta coluna. Ainda não convivi o suficiente com o novo Nokia Lumia 800 (R$ 1.699) a ponto de me sentir segura para tal tarefa. Prefiro, neste momento, dar uma de consumidora leiga e falar sobre as primeiras impressões que tive ao ser apresentada ao primogênito dos modelos Nokia com Windows Phone (versão 7.5) a aportar por aqui. E se é mesmo verdade que a primeira impressão é a que fica, o Lumia me deu uma desequilibrada daquelas, ainda mais no momento em que meu iPhone 4 me prega peças e decide travar uma vez por dia. Meu coração está meio carente e talvez seja o momento certo para ser arrebatada por um novo amor.

O negócio é que desde o primeiro iPhone não me sinto assim, suspirando por um modelitcho em minhas mãozinhas. Tal sentimento pode ter diversas explicações e vou tentar comentar rapidinho algumas delas. Mas que fiquei encantada, ah, se fiquei...

Nokia Lumia 800 (Foto: Divulgação)O trio maravilha: Nokia Lumia 800 em três cores (Foto: Divulgação)

Gostei das cores. É que não se trata apenas do “ecossistema” que lança acessórios para embelezar as maquininhas; não estamos falando de substituir capinhas: o Lumia tem corpinho (ligeiramente grande, mas cabe na mão direitinho) emborrachado, num tom de azul que só de pensar dá vontade de comer; também vem numa versão rosa charmosinha que cairia muito bem com o meu sapato novo.

O Lumia foi criado pensando em você. E em mim, e em todos nós. Ou seja, é um aparelho que trabalha pela simplicidade e para oferecer uma boa experiência ao usuário, leigo ou geek"
Elis Monteiro

Não deu pra não fazer a ligação: as prateleiras que ostentavam os modelos Lumia no lançamento do aparelho em Sampa me trouxeram doces lembranças - vieram à mente os primeiros Macs coloridos. Quem viveu a época deve se recordar - aquilo foi um divisor de águas. Até então ninguém se dignava a pensar em computadores coloridos, ainda vivíamos a era da palidez – o cinza e o bege dominavam e era tudo muito triste. Até que Steve Jobs praticou um de seus atos de magia e trouxe cores ao árido mundo da tecnologia.

A Nokia deu uma caprichada no lançamento dos Lumia (modelos 800 e 710): além da festa/karaokê que promoveu em Sampa, planejou lançamentos com TODAS as operadoras. Umas fizeram o dever de casa e anunciaram para a meia noite a chegada dos aparelhos às lojas. Alguém aí pensou em lançamento de iPhone e iPad? Não, né?

Eu gostei desse descaramento da Nokia. Lançar aparelhos à meia noite com festa e previsão de fila faz parte do imaginário do fan boy da Apple. Mas não é exclusividade e não deveria ser. Festa sempre é bom e a Nokia decidiu que os Lumia merecem um badalo. Assim como a intenção de criar um novo capítulo em sua (vitoriosa) história. Ok, ok, já falamos mil vezes que a Nokia errou à beça, ainda insiste no Symbian, nadou contra a corrente e blablablá, mas ainda dá tempo, ainda mais no momento em que a Apple dá uma ligeira brecha ao lançar o iPhone 4S (que não é um 5, convenhamos) e um iPad que nem nome tem.


Quanto mais festa, melhor. De preferência, se durante a comemoração eu puder ficar a sós com aquela belezura azul. Mesmo mulherzinha, sou fãzoca dos Smurfs e azul me remete a desejo. De comer, de voar, de viver. Coisa mais cafona, mas o Lumia me deu foi um tesão danado, ainda mais por conta daquele corpo redondinho e inteiriço – ele é uma peça única, nada de encaixes! Fiquei com um comichão como há muito não sentia. Se fosse jurada do American Idol e me chamasse Jennifer Lopez eu diria que fiquei arrepiada...

Vamos além da cor. A tela do Lumia 800 é uma graça – 3.7 polegadas e muito brilhante. Interface Windows, ou seja, amigável. Não fiquei com ele tempo suficiente para constatar travamentos ou telas azuis (não dá pra perder a piada, certo?), mas fiquei contente em testar – e aprovar - o multitouching (usar os dedos em formato de pinça para abrir mapas, fotos, aquela coisa que não serve pra nada mas que a gente adora).

O Lumia me deu foi um tesão danado, ainda mais por conta daquele corpo redondinho e inteiriço – ele é uma peça única, nada de encaixes!"
Elis Monteiro

Também testei o Nokia Dirigir, novo nome do OVI Mapas que continua sendo desenvolvido pela Navteq velha de guerra. O Dirigir funciona offline e os mapas apresentam miniaturas de pontos turísticos, uma gracinha.

O resto é o resto, né? Tem de ter (e tem): câmera de 8 megapixels, lente Carl Zeiss, modo de foco, efeitos, flash LED duplo, gravação e reprodução de vídeos em alta resolução, que podem ser salvos no Sky Drive (Cloud Computing pessoal) que vem “de grátis” no pacote Lumia. Ah, o processador é Qualcomm single-core de 1,4 GHz.

No software, para quem usa tudo que é da Google, a notícia talvez não seja tão boa – há a possibilidade de logar com uma conta Windows Live, o que acaba configurando os aplicativos todos da Microsoft.

No evento, encontrei meu querido amigo Henrique Martin, que já testou tudo dentro do Lumia e está tão fascinado quanto eu fiquei, só que ele conta com uma intimidade que eu ainda não possuo. Quando li o review que o Henrique fez do Lumia, fiquei pensando na conclusão a que ele chegou: o Lumia foi criado pensando em você. E em mim, e em todos nós. Ou seja, é um aparelho que trabalha pela simplicidade e para oferecer uma boa experiência ao usuário, leigo ou geek. Tudo bem que o Lumia tem um porém bem chatinho - não funciona como modem, o que nos deixa com uma pulguinha azul atrás da orelha. Ops, erramos, Nokia! Que isso não se repita mais!

Para quem só quer saber de apps, a Microsoft inseriu sua versão de loja de downloads, a Marketplace, na qual o usuário pode achar todos os aplicativos de uso da própria Nokia, fora os outros para consumo próprio. Tem que ter, claro, e mesmo que não seja um Market ou uma App Store, tá valendo!

Fiquei com uma sensação boa de quero mais e desejo me aproximar mais do bichinho em breve. E espero que essa paixonite não seja apenas fogo de palha. Sinto saudades do meu tempo Nokia, da bateria da Nokia, da interface simples e pouco exigente. Unir uma boa interface com um corpinho sarado, redondinho e colorido pode ser uma bela aposta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • LUIZ AMORIM
    2012-03-23T13:01:19

    Meus medos: 1) Sincronizar contatos do Google; 2) Usar o hotspot em mac ou pc; 3) Bons aplicativos para comprar; 4) Compara na loja americana com cartão de crédito brasileiro (internacional).

  • Marcelo Monteiro
    2012-03-23T11:38:30

    Por favor, não falem de preço, fâs (religiosos) da Apple paga o que for por um produto Apple. É um telefone top de linha com uma preço abaixo dos demais.

  • Andeson Felippe
    2012-09-12T18:00:56

    "Até que Steve Jobs praticou um de seus atos de magia e trouxe cores ao árido mundo da tecnologia". Eita, mas o primeiro computador com suporte a monitor colorido, o Macintosh II, foi lançado em 87, dois anos depois do Jobs ter sido delicadamente demitido da Apple, pra onde só voltou em 96. É muita lambeção pra um cara que se fez à sombra do Wozniak, hein... tá loco.

  • Frederico Silva
    2012-05-10T17:21:36

    A notícia me deixou com a impressão de que a jornalista não tem merecido cuidado afetivo adequado, haja vista as tamanhas sensações com um singelo celular.

  • Paulo Santos
    2012-05-09T09:16:30

    Meu, em pleno 2012, 1700 reais em um single-core simplesmente não é negócio.

  • Bruno Albuquerque
    2012-04-06T12:12:08

    Texto patético. Parei de ler no trecho em que diz que o multitouching não serve pra nada.

  • Luiz Silva
    2012-03-29T13:00:30

    COMPREI MEU LUMIA 710 E ESTOU GOSTANDO MUITO, A RESPOSTA RÁPIDA AO COMANDOS É ALGO MUITISIMO CATIVANTE. A RESPEITO DO COMPARTILHAMENTO DA INTERNET VAI SAIR UMA ATUALIZAÇÃO DA NOKIA PARA CORRIGIR ISSO, A LOJA DE APLICATIVOS AINDA É UM POUCO PEQUENA EM RELAÇÃO AO ANDROID E IOS MAIS CRESCE MUITO RÁPIDO. É UM CELULAR PERFEITO PARA INICIANTES (COMO EU).

  • Rafael Lima
    2012-03-27T10:24:43

    Mitchell, concordo com você. Perdi dois minutos da minha vida lendo um texto muito fraco, bom para revista teen e só.

  • Thiago Fox
    2012-03-24T20:05:47

    Eu tive a feliz oportunidade de testar o HTC Ultimate e o Samsung Omnia W, e a sensação que o Windows Phone me passou é que a interface ficou muito fluida, de modo que nem iPhone consegue ser (Android, prefiro nem comentar!), mas o Metro é completamente sem graça e sem vida. A impressão que me passou é que, no começo da todo esse tesão que a Elis sentiu, mas depois de alguns meses você vai olhar pra ele e diante da limitação de não poder fazer nada com aquela interface (Como no iPhone) vai torna-lo um saco e enjoativo.

  • Ricardo Siqueira
    2012-03-24T17:18:39

    Primeira impressão é a que fica... bem capaz em se tratando de uma mulher falando... como o iphone um dia foi, como o galaxy tbm... papinho mais furado... o que será dito daqui a um ano, 2 no máximo??? O então impressionante aparelho de hoje, será descartado e vera friamente outro artigo no techtudo, (se não mudar de nome até la). Veremos como um novo Galaxy SIII ou um Iphone 5 irá mexer com o libido da nossa escritora...

  • Mauriceia zambon
    2012-03-24T09:24:48

    Acabei de adquirir o Lumia 800, e como já possuo o iPhone 4S, Galaxy X e o HTC Ultimate, acho que posso dar uma opnião com certa rodagem. O Lumia 800, com excessão do sempre confiavel hardware (aliás ele me remete ao velho e bom N95, rsssss) deixa a desejar, se vc já usou, por exemplo, o HTC Ultimate bem mais equilibrado, e para quem gosta de utilizar fones, a saída de som do Lumiané bem ruim. Acho que celulares com Windows Phone darão muito trabalho ao iPhone, pois ele é bem agradável para usuários que não gostam de mexer muito, porém para usuários mais avançados, o Galaxy X é incomparável.

  • Marcelo Borraz
    2012-03-24T03:08:31

    escolher um celular pela cor e dizer que ta com vontade de comer ele foi cruel, ja pensou se o mcdonalds vendesse celular essa menina ia pirar

  • Vanderlei Santos
    2012-03-23T19:57:51

    eu tenho um Galaxy Note... esse nokia nem se compara... melhor celular q ja vi

  • Alaor Neto
    2012-03-23T19:31:31

    @LUIZ AMORIM então perca o medo! 1) Não existe problema nenhum com os contatos Google, é só você informar sua conta, pronto, ele traz tudo! 2) Hotspot AINDA não está disponível, a Nokia já anunciou que vai liberar uma atualização em breve. 3) 70mil apps e crescendo! De fato algumas figurinhas do iOS ainda não estão presentes, mas, acredite, é questão de tempo! 4) Isso é coisa de dono de iPhone. Você não precisa se passar por argentino ou americano pra comprar jogos, por exemplo, eles estão a venda no marketplace brasileiro!

  • RAFAEL GRIPP
    2012-03-23T09:49:05

    Meu unico comentario eh. Windows phone ja vale a pena? Eu tenho um HTC Ultimate e sinceramente, me arrependo amargamente de ter comprado. Se vc baixa arquinos no marketplace americano vc tem varias opcoes, mas nao pode comprar os app pagos, se vc usa o marketplace brasileiro vc pode comprar mas tem poucas opcoes (opcoes de verdade, pq app tem milhares, mas que servem pra alguma coisa nao sao tantos assim). Nao recomendo Windows phone pra ninguem, ao menos por enquanto. Daqui 1 - 2 anos provavelmente valerá a pena, mas agora, eh perda de tempo.

  • Windows Lover
    2012-03-23T01:06:10

    Mas voltando a falar do Lumia, R$1699,00 está bem salgado mas ninguém deve comprar smartphone desbloqueado. Muitas funcionalidades do smartphone só fazem sentido se você tiver plano de dados. Dica: para quem tiver Windows Phone, use com uma conta dos Estados Unidos. O search do Bing libera tem duas opções adicionais (vision e music). O Vision consegue reconhecer capas de CD e livros, assim como código de barras e QR code, sem precisar tirar fotos. Ele também consegue traduzir textos. O Music dispensa aplicativos como SoundHound e Shazam. Ele reconhece as músicas da mesma forma que eles.

  • Paulo Teixeira
    2012-03-22T18:49:45

    É aquele negócio: tenho um IPhone mas não abro mão do meu velho Nokia E63.

  • Mitchell Symington
    2012-03-26T14:35:45

    Que texto horrivel, esse artigo deveria ser publicado num site de modas ou numa revista teen, não num site de tecnologia, review mais ridiculo, a parte de comer o celular francamente foi o pior

  • Rodrigo Lage
    2012-03-26T13:48:11

    Acho um pouco de ignorância o povo falar mal de um sistema que nem testou ainda. Porém sobre os Nokia, acho que os hardware deles superiores aos do Samsung. Falam do Symbian, e o meu é um, nunca travou, nunca deu problema, e olha que nem atualizei ele. Vamos abrir para o que é novo. Nokia tem para mim o melhor ou um dos melhores hardware em se tratando de celular, superior ao Samsung, só faltava um O.S atual e pronto, com o tempo o Windows Phone será aperfeiçoado e ai será uma briga boa.

  • Walter Badaró
    2012-03-23T10:30:04

    Sempre fui admirador da Nokia e observo que esta matéria conquistará até ferrenhos adversários e deveria ser usada como publicidade principal da empresa, parabéns! Desligo daqui e corro para comprar o Lumia 800...funcionou 100% até para quem é publicitário...

  • Marcio Maciel
    2012-03-23T10:20:50

    Oi Elis, gostei do review mais voltado pro lado dos sentimentos e menos para as frias especificações técnicas. Só dois adendos: 1) a Nokia já confirmou que vai soltar um update para liberar o hotspot nos 710 e 800. O 610 e o 900 já saem de fábrica com compartilhamento de internet. 2) dá para configurar conta do Google no aparelho, mas convenhamos, a integração do WP com hotmail + skydrive + office + calendário + tarefas + contatos é um dos pontos fortes do sistema, realmente não compensa usar GMail e afins.

  • Marcus Vinicius
    2012-03-23T10:10:21

    Gostaria de ressaltar a matéria. Como já critiquei outras matérias antes, me sinto na obrigação de vir aqui exclusivamente para falar da matéria e não do produto relatado em si. Parabéns Elis Monteiro, ficou muito boa.

  • Alberto Ferreira
    2012-03-23T09:53:14

    Gostei muito do seu review Elis Monteiro. Realmente, usar o Windows phone requer um novo aprendizado. As live titles são muito mais brilhantes e informativas pessoalmente do que em qualquer outro vídeo. E usar as funções do sistema é "coisa" bem fácil de se fazer. Fiquei uma semana mexendo só no meu Windows Phone. Quando fui mexer no meu Tablet Android que estava cheio de poeira, tomei um susto. Os apps Android exigem muitos cliques. Na interface Metro, o mais comum para chegar em alguma função é ter que passar o dedo na horizontal! Isso é o máximo e economiza muito tempo!

  • Sylvio Pascolato
    2012-03-23T09:06:43

    Esse detalhe do preço é que pega, pensaram em quase tudo na questão consumidor, menos o preço e acho que isso pode apagar um pouco esse lançamento tão brilhante como vcs dizem. Por enquanto, vou fazendo upgrade no meu android veio de guerra.

  • Windows Lover
    2012-03-23T01:00:04

    Tradição da Nokia ter ótimos celulares, principalmente os topos de linha. Mesmo o Lumia 710 é um prato cheio pelo preço. Se pegar com um plano de dados, é imbatível. Quem acha que WP7 tem tela azul, trava, é lento, está enganado. Provavelmente são usuários que montaram um PC na Sta. Ifigênia com peças XingLing, colocaram um Windows pirata, e reclamam que dá BSOD. Eu possuo MacBook Pro 13" 2010 (segundo semestre) e uso ele tanto com OSX e Windows 7 (bootcamp). O Windows roda suave, com Visual Studio 2010, Sql Server 2008 e tudo mais. Possuo um HTC Ultimate e é uma beleza de aparelho também