Backup

25/04/2012 10h28 - Atualizado em 11/12/2015 18h17

Google Drive ou Dropbox? Veja qual é a melhor nuvem de armazenamento

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Dropbox e Google Drive são dois serviços de armazenamento em nuvem que oferecem versão gratuita e aplicativos para diversas plataformas, como PC e smartphones. As ferramentas são úteis para sincronizar arquivos e até facilitar o trabalho em equipe.

Vale a pena fazer backup na nuvem do Dropbox? Evite perder arquivos

Para quem tem dúvidas sobre qual programa de backup online é o melhor - considerando preço, espaço e recursos -, vale a pena conferir o comparativo e conhecer as vantagens e desvantagens de cada um. Os principais critérios da análise são os planos, armazenamento, segurança, funções e número de plataformas disponíveis. 

Google Drive ou Dropbox? Veja quem vence o comparativo (Foto: Arte/TechTudo)Google Drive ou Dropbox? Veja quem vence o comparativo (Foto: Arte/TechTudo)

Planos: Google Drive

O Google Drive traz a vantagem de oferecer flexibilidade maior para os usuários, que podem escolher planos entre 100 GB e 30 TB, de acordo com a necessidade. Os preços variam entre US$ 1,99 por mês para 100 GB, US$ 9,99 por 1 TB, US$ 99,99 por 10 TB, US$ 199,99 por 20 TB e US$ 299,99 pela quantidade máxima, 30 TB.

Drive oferece mais planos (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Drive oferece mais planos (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Drive oferece mais planos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Além disso, o serviço do Google oferece 15 GB de espaço gratuito, contra apenas 2 GB do Dropbox. O Google, ainda por cima, desconsidera vários formatos na hora de contabilizar o  armazenamento, como arquivos do Docs, Planilhas e Apresentações, assim como fotos e vídeos salvos pelo Google Fotos no celular. Ou seja, esses documentos não pesam em nada na capacidade de armazenamento do site.

O Dropbox só apresenta vantagem para quem precisa de 1 TB de espaço e prefere pagar US$ 99 anualmente, resultando em uma economia de US$ 20,88, o que é equivalente a cerca de R$ 80,50, a cada 12 meses.

Armazenamento: Google Drive

Espaço no Drive vai de 15 GB a 30 TB (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Espaço no Drive vai de 15 GB a 30 TB (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Espaço no Drive vai de 15 GB a 30 TB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Dropbox também perde quando o assunto é armazenamento: o concorrente do Drive oferece somente 2 GB de espaço no plano gratuito e não passa de 1 TB na oferta para clientes básicos - ou não-empresariais. Isso significa que quem precisa de muito espaço na nuvem vai ter o Google Drive como uma melhor opção. Vale lembrar que o Dropbox tem um sistema de recomendação que pode render mais 16 GB de graça, mas essa é uma maneira incerta e e que pode demorar. 

 Segurança: Empate

Dropbox e Google Drive já se envolveram em casos de violação de privacidade suficientes para levantar dúvidas quanto à segurança das informações guardadas em seus servidores. Apesar disso, não há muito com o que se preocupar: criminosos virtuais comuns têm dificuldades em roubar arquivos, afinal esses são protegidos com criptografia e várias camadas de segurança. Isso garante que, mesmo que aconteça uma invasão, os dados não poderão ser lidos pelo hacker com facilidade.

Recursos: Google Drive

O Dropbox tem funcionalidades interessantes para edição, o que inclui integração nativa com Microsoft Office e Office Online, além de controle de acesso a links compartilhados na versão profissional. Para completar, há a opção de fazer upload automático de fotos e vídeos feitos com a câmera do celular e sincronização de arquivos em todos os dispositivos.

Google Drive oferece integração com Office (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Google Drive oferece integração com Office (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Google Drive oferece integração com Office (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

De outro lado, o Google Drive conta com seu próprio editor de textos, planilhas e apresentações integrado, com funções recursos básicos, como edição colaborativa e compartilhamento de links com permissão ou abertos, além de ferramentas que agilizam o trabalho em equipe. Além disso, o Drive pode ser incorporado ao Office usando um plugin, caso o cliente prefira a suíte de programas da Microsoft.

Plataformas: Dropbox

Dropbox tem versões para mais plataformas (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Dropbox tem versões para mais plataformas (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Dropbox tem versões para mais plataformas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Se o Google Drive tem recursos mais versáteis, o Dropbox vence na hora de instalar em múltiplos sistemas operacionais. Isso porque o serviço oferece aplicativos para Windows, Mac e Linux, além de iOS, Android, BlackBerry, Kindle Fire e Windows Phone. Enquanto isso, o competidor se limita a Windows, Mac, iOS e Android.

Conclusão: Google Drive

O Dropbox é um serviço para sincronizar arquivos com rapidez em uma variedade maior de dispositivos. No entanto, o Drive é a melhor opção para quem usa Windows, Mac, Android ou iOS. O serviço do Google conta com muito mais espaço gratuito e tem mais opções de planos pagos, o que representa maior economia para quem não precisa de 1 TB de espaço e está satisfeito com 100 GB por um valor mensal menor, por exemplo.

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Para completar, a integração do Google Drive com o Office e os apps próprios de edição de texto, planilhas e apresentações dão mais flexibilidade na hora de trabalhar em equipe, especialmente se o usuário também tiver uma conta do Gmail.

O Dropbox até poderia ganhar no momento de fazer upload automático de fotos e vídeos para a nuvem, mas perde facilmente, caso o usuário escolha utilizar a nuvem ilimitada do Google Fotos, que também exibe o conteúdo no Google Drive, deixando tudo organizado em um só lugar.

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  • Carlos Schneider
    2012-04-26T19:24:30

    Que post mais tendencioso. "Dropox Paid Post". Só eu que achei isso?

  • Alex Fagundes
    2012-04-26T10:46:02

    Vou testar a versão para Mac OS X. Uma pena que ainda não saiu a versão do aplicativo para iOS.

  • Christopher Moura
    2012-04-25T14:35:49

    A minha única restrição é sobre os Termos de Uso do Google Drive, que diz que "ao fazer upload ou submeter conteúdo aos serviços do Google você dará uma licença válida em todo o mundo para usar, hospedar, reproduzir, modificar, criar trabalhos derivados, comunicar, publicar, exibir publicamente e distribuir tal conteúdo" (traduçao livre). Entendo que tais direitos se fazem necessários para o uso de determinados serviços do Google, mas o que os proibe de usar as informações em benefício próprio? A frase "Don't be evil" escrita em um quadro branco?

  • Tiago Torres
    2012-04-25T13:11:00

    melhor o skydrive mesmo hehe

  • Carlos Algarte
    2012-04-25T11:38:59

    Google ou Dropbox??? Use skydrive, é 25gb. E caso voce tenha todas as contas (como eu), use o FolderSync que integra todas suas nuvens =)