Sistemas Operacionais

23/04/2012 07h15 - Atualizado em 23/04/2012 07h15

A evolução do Mac OS X

Hugo Carvalho
por
Para o TechTudo

Perto do lançamento do novo sistema operacional da Apple, o Mac OS X Mountain Lion, estimado para julho de 2012, o TechTudo preparou para vocês um artigo que apresenta a evolução dos sistemas operacionais para Desktop da Apple, desde o primeiro Mac OS X até o novíssimo Mountain Lion. Serão apresentadas as maiores inovações na evolução dos sistemas operacionais da Apple e algumas curiosidades relacionadas.

Cheetah - O primeiro sistema da linha Mac OS X foi anunciado em janeiro de 1999, com o nome Mac OS X Server 1.0. O sistema foi a evolução do Mac OS anterior, que foi inspirado no sistema OPENSTEP desenvolvido pela extinta NeXT, empresa criada por Steve Jobs durante seu período de ausência na Apple.

A versão beta foi disponibilizada no ano 2000 e finalmente em março de 2001 a versão oficial foi lançada, com o codinome “Cheetah”. Ela era vendida a US$ 129 e trazia uma mudança radical em relação às versões anteriores do Mac OS. O núcleo do sistema foi remodelado e o sistema recebeu aprimoramentos na gerência de memória.

O primeiro Mac OS X (Foto: Reprodução)O primeiro Mac OS X (Foto: Reprodução)

O Mac OS X Cheetah apresentou pela primeira vez a Dock, uma nova forma de organizar as aplicações do sistema operacional na interface com o usuário. Além disso, foram apresentados o aplicativo de e-mail Mail, o Address Book, um editor de texto novo chamado TextEdit, suporte a Multitask Preemptivo, suporte a PDF, interface Aqua, suporte a OpenGL, a utilização de AppleScripts e mecanismos de proteção de memória.

Esta edição foi a primeira a contar com o iTunes, o programa de música mais famoso da Apple. Apesar de todas estas novidades, o sistema sofreu muitas críticas principalmente no que tange o tempo de resposta da interface, a estabilidade do sistema e problemas de compatibilidade com hardware, por exemplo, para gravar CDs.

O Mac OS X Puma (Foto: Reprodução)O Mac OS X Puma (Foto: Reprodução)

Puma - Após o lançamento do Cheetah, em Setembro de 2001, a Apple lançou o Mac OS X 10.1, codinome “Puma”. A versão foi fornecida gratuitamente como atualização do Cheetah. Como mudanças, foi melhorado o desempenho geral do sistema e foi adicionado um suporte mais eficiente à gravação de CDs e DVDs e ao OpenGL. Além disso, a Apple introduziu a aplicação Image Capture que facilitava a aquisição de imagens de câmeras digitais e escâneres. Mesmo com esta melhora, a crítica ainda dizia que o sistema não tinha um desempenho bom o suficiente para sua adoção em grande escala.

Mac OX Jaguar (Foto: Reprodução)Mac OX Jaguar (Foto: Reprodução)

Jaguar - Em 23 de Agosto de 2002, a Apple lançou mais uma versão, o Mac OS X 10.2, codinome “Jaguar”. Além de melhorias de desempenho e estabilidade, o sistema atualizou o Address Book, deu suporte ao sistema de impressão CUPS, muito utilizada em sistemas Linux, e adicionou o filtro de mensagens indesejadas no Mail. As redes Windows passaram a ser compatíveis e foi desenvolvido o Quartz Extreme. Este programa permite que a composição gráfica seja realizada diretamente na placa de vídeo, diminuindo a carga sobre o processador. Por fim, a Apple lançou a aplicação Inkwell para reconhecimento de escrita.

O Mac OS X Panther (Foto: Reprodução)O Mac OS X Panther (Foto: Reprodução)

Panther - Em Outubro de 2003, a Apple lançou o Mac OS X 10.3, codinome “Panther”. Como novidades, o sistema aprimorou o mecanismo de busca do Finder, permitiu a troca eficiente de usuários em um mesmo sistema, introduziu o Exposé para facilitar a visualização de janelas do usuário, a ferramenta de programação Xcode, o Preview para renderizar PDFs e o QuickTime com suporte a uma maior gama de formatos. Além disso, foi introduzido o FileVault para criptografar o disco dos usuários, o iChat com suporte a conferência de áudio e vídeo e o Safari, o browser da Apple.

Tiger, o maior sucesso de vendas da Apple (Foto: Reprodução)Tiger, um dos maiores sucessos (Foto: Reprodução)

Tiger - Em Abril de 2005, a Apple colocou a venda o Mac OS X 10.4, codinome “Tiger”. Segundo a Apple, ele foi o lançamento de maior sucesso na sua linha de sistemas operacionais. O Tiger foi o primeiro a executar em máquinas com arquitetura Apple-Intel, que utiliza processadores baseados em x86 em vez da arquitetura PowerPC tradicional.

Como novidades, o Tiger introduziu o Spotlight, o mecanismo de busca da Apple, uma nova versão do Mail e os widgets. Para automatizar tarefas, foi feito o Automator que permite a programação de ações e para a acessibilidade foi desenvolvido o VoiceOver para a aplicação de zoom na tela e comandos de voz. Foi introduzido também o aplicativo Dictionary e o Grapher, que permite desenhar gráficos tridimensionais.

Leopard - O Mac OS X 10.5 “Leopard” foi lançado em outubro de 2007. O Leopard introduziu um design novo da área de trabalho, uma Dock nova, menus semitransparentes e novas interfaces para o iTunes. O desempenho foi otimizado e foi introduzido a Time Machine, ferramenta de backup da Apple. Além da Time Machine, alguns aplicativos sofreram atualização como o Dictionary, o iCal, iChat, Mail e Safari. Foi desenvolvido o BootCamp que permite que outros sistemas operacionais sejam instalados no Mac e a ferramenta Spaces para a utilização de múltiplas áreas de trabalho virtuais. Por fim, foi adicionado o suporte a aplicações 64-bit.

O Leopard e seu novo Wallpaper (Foto: Reprodução)O Leopard e seu novo Wallpaper (Foto: Reprodução)

Snow Leopard - O Mac OS X 10.6, codinome “Snow Leopard” foi lançado em junho de 2009. Diferentemente das outras versões, o objetivo principal do Snow Leopard não foi introduzir muitas funcionalidades. O objetivo principal foi melhorar o desempenho e reduzir a utilização de memória. A maioria dos softwares da Apple foi reescrita para se adequar ao hardware mais moderno, também foram introduzidos novos arcabouços de programação como o OpenCL e por fim, extinguiu-se o suporte a Macs de arquitetura PowerPC. Como novidades, foi apresentado um Finder totalmente reescrito, um Boot Camp com suporte à leitura e escrita em partições Windows, suporte a multitoque na maioria dos MacBooks, uma versão puramente 64-bits do QuickTime, Safari 4 e uma melhora na acessibilidade fornecida pelo VoiceOver.

Lion - Em Outubro de 2010, a Apple inovou e trouxe o Mac OS X 10.7, codinome “Lion”. O Lion apresentou o conceito da App Store, onde os usuários podem comprar os aplicativos para Mac em uma única interface, semelhante a iTunes Store. Também foi adicionado o mecanismo de compartilhamento de arquivos entre Macs, o Airdrop. Os mecanismos de autocorreção do iOS (sistema operacional dos iPods Touch, iPhones e iPads) foram integrados ao sistema. Além disso, foi introduzido o AutoSave para salvar automaticamente documentos e o FaceTime para videoconferências.

Nesta versão, o aplicativo Mail foi refeito para ficar semelhante ao do iOS e foi implementada a função "resume" que permite que o Mac seja desligado e depois religado com todos os aplicativos e configurações que estavam abertas. Por fim, a Apple trouxe a funcionalidade Versions, que realiza um controle automático de versão sobre cada documento editado.

mac01 (Foto: mac01)Mac OS X Lion, o sistema operacional atual da Apple (Foto: Reprodução)

Mountain Lion - Em Fevereiro de 2012, a Apple anunciou o OS X 10.8, codinome “Mountain Lion”. Diferentemente das versões anteriores, a Apple preferiu chamar o sistema simplesmente de OS X, em vez de Mac OS X. Como novidades, o sistema trará a aproximação entre o sistema operacional para iMacs e MacBooks e o sistema iOS para dispositivos móveis da Apple. Como exemplo desta integração, será introduzido o programa Messages, que permite a troca de mensagens entre Macs e também entre dispositivos com iOS.

Essa versão receberá também o Game Center, que tem a mesma função do iOS e permite a organização de jogos online, a integração com o Twitter e o Centro de Notificações. Nem todas as funcionalidades novas ainda foram reveladas, mas espera-se que, cada vez mais, o OS X se aproxime do iOS e vice-versa. Desta forma, ouso arriscar que a tendência é que os sistemas da Apple deixem de ser sistemas complementares e se transformem em uma única plataforma.

Mac Mountain Lion. Quais serão as novidades do sistema? (Foto: Reprodução)Mac OS X Mountain Lion. Quais serão as novidades do sistema? (Foto: Reprodução)

E então leitor do TechTudo? Conseguiu acompanhar toda a evolução do Mac OS X? Não deixe de comentar as novidades que você espera para o novo OS X Mountain Lion e o que você acha que será da Apple, sem o seu fundador Steve Jobs. Será que as inovações cessarão?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiza
    2014-03-31T17:15:06  

    Olá, gostaria de saber porque as versões do Mac possuem nomes de felinos.

    recentes

    populares

    • Luiza
      2014-03-31T17:15:06  

      Bom,é uma metáfora,assim como o Android Usa codinomes de doces ( Android Kit Kat por exemplo) o Os 10 ( simbolo romano : X ) usa codinomes de felinos,para demonstrar o ''Poder'' sobre os outros,como se felinos,fossem um tipo de superioridade para o Sistema,sendo o Lion, o mais bem sucedido,assim como o Leão é o rei da selva,o SO Lion,é o Rei da Mac

  • Renato Silva
    2013-11-05T11:07:30

    Incrível como as pessoas atrás de um teclado se tornam "experts" com tanta facilidade. O windows pode ser ainda o "sistema mais utilizado", mas... E DAÍ? Marketing, Hábito, a lista de motivos é grande. Apenas quem nunca teve o prazer de utilizar esta OBRA DE ARTE moderna pode tentar em vão depreciar este SO, ninguém mais teria coragem par tal. O utilizo a anos e posso afirma que foi a melhor escolhas que fiz, que muito contribuiu e ainda contribui para meu sucesso profissional e pessoal, pois é CONFIÁVEL, PRÁTICO, RÁPIDO, e acima de, FUNCIONA!. E ainda é lindo, claro... Ótima matéria!

  • Hugo Carvalho
    2012-04-25T00:05:37

    A minha experiência com o Mac OS X começou no Leopard. Desde então venho me atualizando e me surpreendendo cada vez mais com as capacidades do SO da Apple. Uma coisa que eu acho incrível é o fato do Mac ter uma interface linda, muito mais bonita e funcional que o Windows e ao mesmo tempo ter ferramentas e funcionalidades de usuários mais avançados devido ao seu core BSD e funcionalidades próximas do linux. Para quem trabalha pesado com computação, é o paraíso. Ou seja, ele agrada a gregos e troianos :-).

  • Leonardo Fournier
    2012-04-24T15:48:38

    Ótima matéria, uso a plataforma OS X desde o Tiger, comprei um MacBook Pro no ano passado com o Snow Leopard e não quero outra coisa, mas nada contra o Windows que tem seus prós. @Rose Rodrigues, pode ser que a Apple lance alguma promoção dessa, lembro que quando lançaram o Lion, quem tivesse comprado qualquer Mac de uma determinada data em diante, poderia atualizar pro Lion gratuitamente.

  • Antonio Moreira
    2012-04-24T09:19:24

    Rose rodrigues, qdo lancar novo sistema apple, nao vai sair gratuitamente naooo. mas é mais barato que comprar o sistema ruindows... eu comprei meu mac os lion por R$50,00 comprando na appstore. e na appstore só aceita cartao internacional, nao sei se estar aceitando nacional....

  • André Zenun
    2012-04-23T20:37:49

    É muito legal ver a evolução dos sistemas operacionais. Particularmente sempre fui usuário de Windows, mas agora estou migrando para Apple. Penso que cada qual tem suas vantagens, mas eu que já testei o Windows 8, confesso, não gostei nem um pouco! Fez uma mescla da nova interface com a antiga... ficou meio mal finalizado, apesar de não ser uma versão final! Já sou usuário de iPhone, iPad e espero que as inovações continuem na Apple pois vou continuar com minha migração para um MacBook Pro! =)

  • Victor Vianna
    2012-04-23T18:07:22

    Não adianta, Apple decaiu e Microsoft voltou. Tanto o Windows Phone quanto o Windows 8 são os melhores sistemas

  • Daniel Dabadia
    2012-04-23T16:13:15

    Como o Thiago Lima disse, só uso no trabalho pq não compram Mac pra galera. Se Deus permitir, nunca mais windows.

  • Wellington Vitório
    2012-04-23T14:15:13

    Para outras novidades do mundo Apple (iPhone, iPad e OSX) acesse mactudo .com .br!

  • Thiago Lima
    2012-04-23T11:49:15

    melhor plataforma que existe depois que eu comecei a usar não consigui mais so uso windows no trabalho pq sou obrigado =/ usem o mac os

  • Diego Lima
    2012-04-23T11:25:25

    Muito legal Não conhecia a evolução do MAC OS super legal.

  • George Castro
    2012-04-23T10:51:43

    Para quem conhece a APPLE desde 1986 e acompanhou as mutações de SO desde o System7.0, as inúmeras plataformas como: Apple Classic I e II, Apple IICX, linha PERFORMA, passando pelos Power PC do 6100 ao 9500, depois a Série G3, os primeiros IMacs G3, os G4, EMAC, G5, toda essa gama de plataformas rodando com os processadores RISC da Motorola e finalmente migrando para os intel nas séries Mac Pro e Imacs.

  • Rafael Silva
    2012-04-23T10:47:02

    Sou um Windowsista de tempos, mas se eu não me acostumar com Windows 8 migrarei para o Mac OS. Acho o sistema lindo...

  • Jarbas Santos
    2012-04-23T09:54:35

    Infelizmente só comecei a utilizar o Mac OS apartir do Snow Leopard e não me arrependo nem um pouco de ter mudado parar essa plataforma maravilhosa.