Internet

30/04/2012 10h00 - Atualizado em 24/10/2013 13h21

O que é GIF?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

GIF (Graphics Interchange Format ou formato de intercâmbio de gráficos) é um formato de imagem muito usado na Internet, e que foi lançado em 1987 pela CompuServe, para disponibilizar um formato de imagem com cores em substituição do formato RLE, que era apenas preto e branco.

Exemplo de imagem GIF (Foto Reprodução/Edivaldo Brito)Exemplo de imagem GIF (Foto Reprodução/Edivaldo Brito)

Uma das características mais marcantes do Gif é o intercalamento, que armazena as linhas do desenho fora de ordem de modo a possibilitar que uma imagem parcialmente descarregada seja reconhecida antes mesmo de ser totalmente baixada. Com isso o usuário pode cancelar o carregamento ao perceber que não é aquilo que queria.

O formato GIF rapidamente se tornou popular por causa da utilização da compressão de dados LZW, que por ser muito eficiente, permitia que imagens relativamente grandes fossem baixadas num tempo razoável, o que para a época era muito importante, uma vez que a grande maioria das conexões era feita usando modens muito lentos.

Saiba também como colocar GIFs animados no Facebook com o tutorial do Techtudo

Exemplo de Gif Animada (Foto: Reprodução/gifsanimadasalemanh6)Exemplo de Gif Animada (Foto: Reprodução)

Um tipo particular de GIF bastante conhecido é o chamado GIF animado. Ele na verdade é composto de várias imagens do formato GIF, compactadas em um só arquivo. Essa variante é utilizada para compactar objetos em jogos eletrônicos, para usar como emoticon em mensageiros instantâneos e para enfeitar sites na Internet.

Apesar do formato GIF atualmente ainda ser muito utilizado na web por conta de seu tamanho compacto, ele tem uma paleta limitada de cores - 256 no máximo -, impossibilitando o seu uso prático na compactação de fotografias. Por causa disso, o formato GIF é utilizado apenas para armazenar ícones e pequenas animações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares