17/04/2012 16h51 - Atualizado em 17/04/2012 16h51

Para que serve o GPS em câmeras digitais?

Rudolfh Bantim
por
Para o TechTudo

Saber por onde você anda teve muitos significados até ganhar sentido literal com a chegada do GPS. A tecnologia de localização via satélite foi parar nas câmeras digitais e pode ser muito útil se você quer saber dados geográficos de uma imagem. O GPS em câmeras fotográficas pode ajudar a descobrir onde e que horas você tirou uma foto.

O que seria um diferencial de mercado de câmeras se tornou uma necessidade, principalmente, com a chegada das redes sociais. O GPS integrado "diz" para os seus amigos das redes sociais onde você tirou a foto que acabou de enviar.

O serviço também revela data e horário, além de permitir integração com serviços como o Google Maps. Tudo isso para mostrar as coordenadas do local onde ela foi registrada.

Todas estas informações ficam armazenadas na câmera e quando é realizado o upload (envio da foto) para as redes sociais como Facebook,  Picasa, Flickr, entre outras, as imagens estarão automaticamente identificadas.

Uma câmera com GPS não é mais cara que uma sem o serviço, mas sofre desgaste de bateria, já que para usar a função a câmera precisa estar bem recarregada.

Câmeras digitais com GPS

A Sony Cyber-Shot DSC-HX5V é uma câmera digital com o recurso GPS. Ela é bem fácil de usar e tira boas fotografias com seus 10 megapixels de resolução, responsáveis por deixar a imagem mais definida. Além do GPS, a câmera conta com o zoom ótico (que aproxima um motivo de você) e ainda filma em HD (720p).

DSC-HX5VSony Cyber-Shot DSC-HX5V (Foto: DIvulgação).

A Sony DSC-TX100V traz um design elegante, é ultrafina, possui 16 megapixels - pronta para exibir fotos com ótima qualidade - e filma em Full HD (1080p.). A câmera conta ainda com tela OLED touchscreen de 3,5 polegadas, que melhora e muito a qualidade da visualização de imagem.

Sony DSC-tx 100v (Foto: Divulgação)Sony DSC-tx 100v (Foto: Divulgação)

A Fujifilm possui pelo menos três câmeras com o recurso GPS, a Finepix XP30, a Finepix F550 EXR e a FinePix F600 EXR. A XP30 é à prova d´água (até 5m), resistente a choques e ao frio, possui 14 megapixels e filma em Full HD, além de colocar “tags” (identificação da foto para você encontrar a imagem mais fácil depois) de localização nas fotos, traça coordenadas de ângulo e distância.

Finepix XP30Finepix XP30 (Foto: Divulgação).

Já a F550 EXR oferece um design funcional, possui a função touchscreen (toque de tela), tela de 3 polegadas, modo Panorama e recurso para simulação de filme fotográfico profissional. Com resolução de 16 megapixels e zoom óptico de 15x, a câmera ainda permite gravações de vídeos em Full HD.

Finepix F550 EXRFinepix F550 EXR (Foto: Divulgação)

A FinePix F600 EXR também tem resolução de 16 megapixels e zoom óptico de 15x, opção válida para quem quer tirar fotos de motivos distantes.

FinePix F600 EXRFinePix F600 EXR (Foto: Divulgação).

A Nikon investiu também no recurso GPS, com a AW100, uma câmera compacta, à prova d’água (até 10m), resistente a choques e ao frio,. Tudo isso somado à bússola e serviço de mapas NAVTEQ, empresa fornecedora de mapas, dados de trânsito e localização.

A câmera possui resolução de 16 megapixels e tem zoom óptico de 5x que aos 140mm. A máquina ainda grava em Full HD e vem com um conector HDMI.

AW100Nikon AW100 (Foto: Divulgação).

A série Lumix da Panasonic possui a DMC-FT3/TS3 e DMC-TZ20/ZS10, duas com GPS. Além do serviço de localização, a câmera conta com os serviços da NAVTEQ, que além de “tagear” as imagens, mostra dados sobre o país e pontos de referência. A TS3 tira fotos em 3D, grava em Full HD e apresenta resolução de 12.1 megapixels, além de ser resistente a quedas, água e poeira.

Lumix DMC-FT3 TS3Lumix DMC-FT3 TS3 (Foto: Divulgação).

A ZS10 possui uma resolução maior de 14.1 megapixels, com zoom óptico de 16x, também filma em FullHD e vem com tela de touchscreen. Além disso, traz a funcionalidade de vídeo slow motion, redução de ruído e captura de imagens em 3D.

Lumix DMC-TZ20 ZS10Lumix DMC-TZ20 ZS10 (Foto: Divulgação).
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares