25/04/2012 15h31 - Atualizado em 25/04/2012 17h00

ZX Spectrum, 'pai' do brasileiro TK-90X, faz 30 anos

Augusto Campos
por
Para o TechTudo

O TK-90X foi o primeiro computador de muitos geeks brasileiros, ou ao menos o primeiro computador capaz de produzir imagens coloridas de vários deles. Mas ele não era propriamente um modelo original: graças às artimanhas do tempo da infame Reserva de Mercado de Informática, ele foi um clone brasileiro do computador inglês ZX Spectrum, da Sinclair.

Ambos os nomes provocam saudades em muitos geeks que tinham sua iniciação nas artes nerds em meados da década de 1980, e para todos estes esta semana é muito especial: Na segunda-feira passada (24/03) foi o aniversário de 30 anos do lançamento do primeiro modelo de ZX Spectrum.

O aniversariante ZX Spectrum (Foto: Reprodução)O aniversariante ZX Spectrum (Foto: Reprodução)

Vindo do sucesso estrondoso do modelo ZX-81 (lançado no Brasil como TK-83, TK-85, CP-200 e outros nomes), a inglesa Sinclair Research lançou em 23 de abril de 1982 o ZX Spectrum, que tinha como diferencial mais visível a capacidade de exibir gráficos coloridos, e conseguiu o feito (raro na época) de agradar até mesmo a famílias que até então tinham sido avessas à tecnologia – sem deixar de agradar ao público nerd assumido.

Sem contar os clones como os brasileiros TK-90x e TK-95 (que eu tive), o ZX Spectrum vendeu espantosos (para a época) 5 milhões de unidades ao longo dos 10 anos em que se manteve em produção, e abriu as portas de um título de Cavaleiro do Império Britânico para seu criador, que passou a poder ser chamado de Sir Clive Sinclair.

Trata-se de um modelo bem representativo da informática doméstica daquela época: processador da linha Z-80 de 8 bits, teclado tipo chiclete, linguagem BASIC incorporada, meros 16kB de memória RAM (48kB no modelo luxuoso…), armazenamento principal em fita cassete, e saída de vídeo voltada aos televisores da época, com 32×24 caracteres em modo texto, ou 256×192 pixels em modo gráfico, com 15 cores (na verdade, 7 cores com 2 níveis de brilho cada, mais o preto).

Para colocar em perspectiva com os modelos de hoje, basta dizer que um ícone exibido na tela do meu smartphone não caberia, em sua resolução default, nesta tela de 256×192.

Mas na época, vindo dos modelos em preto-e-branco e com resoluções ainda menores, era um sucesso, e sua popularidade na Europa levou ao lançamento de mais de 23.000 softwares para ele, muitos dos quais chegavam ao Brasil e eram copiados em fitas cassete vendidas em lojas e pelo correio, via anúncios publicados abertamente em revistas de informática, sem qualquer alusão ao direito dos autores – outros tempos.

Homenagens ao aniversariante

A homenagem mais visível aos 30 anos está presente na forma de um gráfico típico do Spectrum (até a resolução de 256×192 e as cores são fieis!) que adornou a página inglesa do Google na segunda-feira passada (23/04). Clicando no gráfico, você era levado a uma pesquisa especial sobre o aniversariante.

Google Doodle comemorativo (Foto: Reprodução)Google Doodle comemorativo (Foto: Reprodução)

Usuários de computadores modernos também podem comemorar rodando a infinidade de emuladores deste computador que existem para quem garimpar um pouco na net (dica: procure por zx spectrum emulator no seu site de buscas), e para a turma do iPhone tem uma opção especial: o app Sinclair ZX Spectrum 100 Greatest Hits, que dá acesso a rever e jogar cópias licenciadas de 100 dos maiores sucessos da plataforma.

O app não é dos mais baratos (encontrei na App Store uruguaia por US$ 8,99), mas o download de todos os jogos, que vem em pacotes de 4 títulos cada, ocorre sem pagamento adicional.

Alguns dos jogos do emulador para iPhone (Foto: Divulgação)

A maioria dos jogos não terá qualquer graça exceto para os saudosistas, mas a nostalgia digital dos anos 80 está em alta, e poder jogar de novo ou mostrar para a nova geração como eram as coisas naquele tempo pode valer a pena para muitos, e nomes como Bruce Lee, Saboteur, Jet Set Willy, Manic Miner, Jack the Nipper e Starquake (o meu preferido!) podem justificar a compra.

Feliz aniversário, ZX Spectrum!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mauro Sókrates
    2012-04-25T17:31:35

    Eu usei o TK90X e o TK95 do meu vizinho. Passávamos horas jogando toda vez que chegava fita nova do CompuClub! Hoje eu tenho um TK85 e um TK90X na minha coleção. Parabéns, Spectrum!