Celular

02/05/2012 18h53 - Atualizado em 02/05/2012 18h53

BlackBerry 10: conheça a nova versão do sistema da RIM

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Nova interface, aplicativos e ferramentas de desenvolvimento. Isso é o que aguarda os usuários do BlackBerry na versão 10 do sistema operacional da RIM. O projeto foi anunciado detalhadamente pela companhia no último final de semana, durante a BlackBerry World 2012, em Orlando (EUA), e só pela demonstração feita pelos engenheiros da empresa pode-se perceber uma grande evolução em relação às versões anteriores.

CEO da RIM apresentou o protótipo do BlackBerry 10 (Foto: Divulgação)CEO da RIM apresentou o protótipo do BlackBerry 10 (Foto: Divulgação)

Por enquanto o novo sistema operacional só está disponível para desenvolvedores, e, obviamente, ainda deve ganhar uma ou outra atualização antes de ter a sua versão final lançada.

O produto foi apresentado em um telefone chamado de “aparelho de testes BlackBerry 10 Dev Alpha”, um modelo de menores dimensões do BlackBerry Playbook. Com tela de 4,2 polegadas e resolução de 1280 x 768, ele possuía também uma porta microUSB, micro HDMI e também entrada para cartões de memória.

Os protótipos foram distribuídos para os presentes, que poderão trocá-los por aparelhos “de verdade” no futuro. A ideia da RIM é conseguir o máximo de feedback possível dos especialistas, e fazer com que seu novo sistema operacional seja impecável e tenha força para recolocar a empresa na briga pelo topo do mercado de smartphones. Afinal, recentemente sua participação de mercado caiu de 13,6% para 6,7%. Por isso a companhia está passando por uma espécie de reformulação.

Confira abaixo alguns dos principais pontos do novo sistema:

Flow
Tudo tem a ver com o “flow”. Segundo os especialistas da RIM, o BlackBerry 10 é baseado em um conceito bem diferente de seus antecessores. Seu visual e o touchscreen são as principais evidências disso. O “ritmo” é outro. Esqueça as telas mais “grossas” e a preocupação mais com os negócios do que com o entretenimento. Ao que tudo indica, a RIM se rendeu à corrente da beleza e da leveza de seus concorrentes. Os menus do novo SO tem muitas cores e uma cara bem diferente do habitual.

Assista ao vídeo explicando o sistema operacional abaixo:


 
Glance Back permite nova visualização de janelas (Foto: Reprodução)Glance Back permite nova visualização de janelas
(Foto: Reprodução)

Glance Back
O BlackBerry 10 tem um conceito de “ritmo” entre os aplicativos. O CEO da RIM, Thorsten Heins, apresentou aos desenvolvedores na feira uma novidade bem interessante. O recurso “Glance Back” permite que você visualize na tela do seu smartphone as janelas de uma forma que parece bastante o “lado a lado” do PC. Esta característica é boa para quem precisa, por exemplo, estar sempre no e-mail e ao mesmo tempo conectado em redes sociais e navegadores de Internet.

Teclado Inteligente
A RIM sempre teve nos aparelhos BlackBerry o diferencial do teclado físico. No entanto, o BB10 parece que vai seguir o rumo dos dispositivos touchscreen. Na apresentação inicial do sistema operacional aos desenvolvedores, foi mostrada uma versão de teclado inteligente, com corretor automático e que funciona apenas na tela, sem a necessidade de se apertar nenhuma tecla.

Câmera do BlackBerry 10 promete fazer milagres (Foto: Divulgação) (Foto: Câmera do BlackBerry 10 promete fazer milagres (Foto: Divulgação))Câmera do BlackBerry 10 promete fazer milagres (Foto: Divulgação) (Foto: Câmera do BlackBerry 10 promete fazer milagres (Foto: Divulgação))

Time-Shifting Camera
Esta talvez seja a função mais interessante do BB10. Ela é somente para entretenimento, é verdade, porém é bem legal. Sabe aquela foto em que você sai com os olhos fechados? Esqueça. Isso é coisa do passado. Esta câmera dos aparelhos com o sistema operacional vai ter um dispositivo que permitirá a captura de frames anteriores e posteriores ao do momento do clique, fazendo com que o usuário possa escolher entre um determinado número de opções para ver em qual ficou na melhor forma.

Função nova para desenvolvedores de aplicativos no BB 10Função nova para desenvolvedores de aplicativos no BB 10

Cascades
Esta é uma novidade da versão beta do BB10 que permite aos criadores de aplicativos montarem telas de fácil entendimento para os usuários sem precisarem saber muito de programação. A ferramenta permite a adição de elementos dinâmicos como botões, caixas de formulários e outros campos, além de ser compatível com diversos idiomas. Animações e transições entre telas também podem ser adicionadas pelo projeto. O framework já havia sido apresentado em janeiro, porém sem muitos detalhes.

Assista a um vídeo demonstrando o serviço abaixo:

.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Barbieri
    2012-05-07T09:22:38

    Emerson Costa: Fandroid level extremo sem precedentes!

  • Victor Vianna
    2012-05-06T20:02:43

    Esse sim vai ser um concorrente bom para o Windows Phone. Duas empresas que renasceram das cinzas depois de anos no fracasso e estão com sistemas que humilham o android e IOS que já se tornaram obsoletos diante do Windows Phone e agora da nova aposta da RIM

  • Flavio
    2012-05-05T22:39:25

    @Maicon Edipo, Quem não segue a tendencia, se diferencia. Essa é a idéia da RIM, da Nokia e da Apple.

  • Rafael Lima
    2012-05-03T17:30:41

    Finalmente a RIM tomou uma atitude diante do mercado dinâmico da tecnologia. Apesar de estar um tanto atrás dos novos sistemas operacionais, acredito que esse os blackberry 10 ainda tenha um grande potencial de mercado. Os aparelhos da RIM são muito bons e o que estava faltando era um os mais intuitivo. Parabéns RIM.

  • Emerson Costa
    2012-05-06T10:32:42  

    Acho q todos os outros sistemas deveriam se render ao android pois essa vai ser o sistem q vai dominar o mundo mais cedo ou mais tarde

    recentes

    populares

    • Emerson Costa
      2012-05-06T10:32:42  

      hahahaha... voce me lembrou do pink e o cerebro agora com esse vai dominar o mundo... o unico problema ai eh... o cerebro chegou muito perto varias vezes mas nunca realmente conseguiu..