Sistemas Operacionais

28/05/2012 19h27 - Atualizado em 28/05/2012 19h27

BlackBerry Curve 9320: primeiras impressões

Stella Dauer
por
Para o TechTudo

Durante o evento em Cartagena, na Colômbia, a RIM nos enviou um exemplar de um dos novos lançamentos BlackBerry: o Curve 9320. Trata-se de um aparelho mid end, ou seja, não chega a ser um "supersmartphone", embora possua todas as conexões desejadas em um gadget e um sistema operacional complexo.

BlackBerry Curve 9320 (Foto: Stella Dauer)BlackBerry Curve 9320 (Foto: Stella Dauer)

Sua aparência é muito similar à de outros modelos da marca, até mesmo os mais caros. Seu acabamento é caprichado, um dos pontos fortes do 9320. Embora seja todo de plástico, seu visual passa uma boa impressão, ainda mais quando oferecido nas outras quatro cores diferentes do preto.

Ele não é muito leve, mas fica bem na mão. O teclado QWERTY possui teclas achatadas, muito boas para digitação rápida, seja com grandes dedos ou unhas compridas. Além do botão exclusivo para o BBM e um outro para a câmera (ambos podem ser reprogramados) há também o trackpad ótico, útil para navegar em sites e por emails.

BlackBerry Curve 9320 (Foto: Stella Dauer)BlackBerry Curve 9320 (Foto: Stella Dauer)

O sistema é o 7.1, versão mais recente do OS da RIM. No aparelho já vêm instalados diversos aplicativos, e há conexão facilitada com várias redes sociais e serviços como Gtalk, Facebook, Twitter, MSN, Yahoo Messenger, RSS e BBM. Tudo fica em apenas um lugar, e as novidades podem ser conferidas individualmente ou em uma lista só. Há conexão 3G, WiFi, GPS, Bluetooth 2.1 e a função de hotspot WiFi.

Até outubro, a RIM está oferecendo algumas aplicações pagas para download gratuito, para que novos compradores já possam turbinar seus aparelhos sem gastar nada. Há também gravador de voz, a suíte Documents to Go, YouTube, Mapas, rádio FM e o serviço BlackBerry Protect, que permite encontrar seu aparelho através de um site e apagá-lo à distância.

Para configuração rápida, há um atalho que reúne todas as principais funções a serem personalizadas em um só lugar, que resolve de maneira rápida e intuitiva a maior parte dos problemas. Para quem gosta de se aventurar em configurações mais complicadas, os ajustes do sistema BlackBerry são quase infinitos.

Uma outra vantagem do aparelho é o seu som. Uma saída na parte inferior do aparelho faz um trabalho competente e entrega um som alto e com pouca distorção. A tela de 2.44 polegadas é pequena, mas brilhante, e quebra um galho para assistir a vídeos, embora a resolução seja apenas qVGA. Uma câmera de 3 megapixels com flash fica na traseira.

Ainda não há previsão de preço para o 9320, mas espera-se que chegue para competir com smartphones de entrada. Se custar a mesma coisa que os aparelhos mid end da Nokia, que geralmente não vêm com 3G, ele já sairá ganhando. Esse modelo chegará no mercado agora em junho.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares