Internet

18/05/2012 15h03 - Atualizado em 06/11/2012 10h50

Confira 10 ideias de como o Facebook pode gastar o dinheiro do IPO

Carolina Ribeiro
por
Da redação

A estreia do Facebook, nesta sexta-feira (18), na oferta pública inicial (IPO, em inglês) pode alavancar bilhões de dólares com a venda de ações a US$ 38. Mas como será que o site de relacionamento deve gastar o dinheiro dos investidores? Veja abaixo dez ideias de como a rede social de Mark Zuckerberg pode investir na plataforma.

1 - Celulares e tablets

O Facebook pode expandir o domínio, que já tem mais de 900 milhões de usuários, no mercado de celulares e tablets, ou seja, criar novas funcionalidades para a plataforma móvel. 

Facebook pode gastar o IPO no mercado de celulares e tablets (Foto: Reprodução)Facebook pode gastar o IPO no mercado de celulares e tablets (Foto: Reprodução)

2 - Publicidade

Outra dica é investir mais em publicidade e inovar nesse segmento para poder concorrer com o mesmo recurso no Google, já que as experiências foram inexpressivas até o momento.

Facebook pode gastar o IPO em publicidade (Foto: Reprodução)Facebook pode gastar o IPO em publicidade (Foto: Reprodução)

3 - Busca

Investir no motor de busca dentro do Facebook faria com que os usuários permanecessem na rede social para fazer uma pesquisa na Internet. E dessa maneira, ele competiria com a ferramenta de busca do Google, que integra todas as redes sociais nos resultados.

Facebook pode gastar o IPO em motor de busca (Foto: Reprodução)Facebook pode gastar o IPO em motor de busca (Foto: Reprodução)

4 - Aquisições

Apesar do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg , destacar que não planeja fazer outras aquisições como a do Instagram, pode ser que ele queira “abocanhar” os sites Pinterest, Viddy e Patty. O que aumentaria o seu valor e a quantidade de usuários na rede social.

Facebook pode gastar o IPO em aquisições (Foto: Reprodução)Facebook pode gastar o IPO em aquisições (Foto: Reprodução)

5 - Celular Facebook

Criar o seu próprio smartphone ajudaria no desenvolvimento de aplicativos móveis e integraria em um aparelho os diversos recursos existentes no Facebook.

Rede social pode gastar o IPO na criação de um celular para o Facebook (Foto: Reprodução)Rede social pode gastar o IPO na criação de um celular para o Facebook (Foto: Reprodução)

6 - Comércio eletrônico

Considerando que os amigos e familiares exercem influência sobre as pessoas da sua lista no Facebook, criar ou comprar um comércio eletrônico com aspecto de um shopping virtual na rede social.

Facebook pode gastar o IPO no comércio eletrônico da sua página (Foto: Reprodução)Facebook pode gastar o IPO no comércio eletrônico da sua página (Foto: Reprodução)

7 - Análise do negócio

Além de analisar a eficiência da empresa a partir dos seus usuários, resolver o problema da grande agregação de dados.

Facebook pode gastar o IPO em análise do seu próprio negócio (Foto: Reprodução)Facebook pode gastar o IPO em análise do seu próprio negócio (Foto: Reprodução)

8 - Educação

Expandir a iniciativa do Facebook para conectar alunos e escolas em grupos específicos na rede social e oferecer aulas nessa plataforma. É claro que essa ideia tem que ser melhor trabalhada para que seja adaptada à realidade e à necessidade de cada instiuição e aluno.

Facebook pode gastar o IPO em páginas desenvolvidas para alunos e escolas (Foto: Reprodução)Facebook pode gastar o IPO em páginas desenvolvidas para alunos e escolas (Foto: Reprodução)

9 - Pesquisa e Desenvolvimento

O Facebook deveria priorizar investimentos em pesquisa e desenvolvimento, como integrar seus bancos de dados que são dependentes de uma tecnologia antiga para que consiga enfrentar os concorrentes.

Facebook pode gastar o IPO em pesquisa e desenvolvimento (Foto: Reprodução)Facebook pode gastar o IPO em pesquisa e desenvolvimento (Foto: Reprodução)

10 - Avanço na China

O Facebook tem um grande desafio com o governo chinês: deixar de ser um site bloqueado no país e aumentar em bilhões a sua quantidade de usuários.

Facebook pode gastar o IPO em meios para desbloquear o seu serviço na China (Foto: Reprodução)Facebook pode gastar o IPO em meios para desbloquear o seu serviço na China (Foto: Reprodução)

Via Mashable


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Artur Andrade
    2012-05-18T21:53:23

    Voces piraram com a ideia 5 a de um celular do facebook. A melgor ideia foi o do amigo aqui em baixo jean barbosa!

  • jean barbosa
    2012-05-18T19:46:49

    Poderia abrir uma caridade para cuidar dos pobres !!! o que voces acham ?