Sistemas Operacionais

21/05/2012 08h43 - Atualizado em 21/05/2012 08h43

Jovens gênios brasileiros debatem sobre o que precisa ter o iPhone 5

Bernardo Cury
por
Da redação

No início do ano, uma polêmica pesquisa, realizada pela empresa de pesquisas e consultoria IHS, mostrou que o Windows Phone se tornaria o segundo smartphone mais utilizado no mundo, desbancado o iPhone, perdendo apenas para celulares Android. Para debater o assunto, o TechTudo questionou esse futuro a dois jovens gênios brasileiros: Rafael Costa, desenvolvedor de programas iOS e Android de 13 anos, e Pedro Franceschi, que criou uma versão em português do Siri com apenas 15 anos.

iPhone 5 (Foto: Reprodução)Um dos diversos conceitos do iPhone 5 divulgados na Internet (Foto: Reprodução)

"É possível porque o iOS, apesar de ser simples, é muito caro em países subdesenvolvidos, como Brasil e Argentina", explica Rafael Costa. "Ainda é muito cedo para formar uma opinião mais concreta sobre o Windows Phone, mas ele é muito bom. Gosto dele e de sua interface. Acho que é o único competitor real do iPhone."

Pedro Franceschi discorda: "Isso não vai acontecer. Acho muito improvável! O iPhone está crescendo de uma forma que as pessoas nem imaginam. Acho que não tem como criar uma previsão tão fixa como essa em um mercado que muda tanto." Para o jovem, nada que o Windows fizer será o suficiente para desbancar os celulares iOS: "Tudo que a Apple criar será copiado. Se a gente parar para pensar, como era um tablet antes do iPad? Era um computador exatamente como um computador desktop só que com tela sensível ao toque. Assim como se você pensar em um celular, afinal ninguém tem audácia para inovar em um mercado desses como a Apple."

Rafael Costa (esq.) e Pedro Franceschi (dir.) (Foto: Reprodução)Rafael Costa (esq.) e Pedro Franceschi (dir.)
(Foto: Reprodução)

Atualmente, o Android é o smartphone mais utilizado no mercado. Rafael Costa explica por que: "O Android está sendo popularizado demais. Várias empresas estão trabalhando com o sistema do Google, mas o que acontece? O usuário comum não está nem aí para isso, ele se importa com o preço. Então eles compram um celular com Android, sem saber o que é Android. É como as pessoas que compram um computador e acham que toda máquina é Windows."

Por fim, os dois discutiram o que as próximas versões do iPhone precisam para continuar na frente dos celulares Windows. Pedro Franceschi acha que é preciso continuar com a curva de aprendizado do usuário. "As novidades do iPhone seguem um padrão que está sempre sendo muito interessante para a Apple. Eles nunca fizeram uma mudança muito drástica a ponto de criar muitas vendas em excesso, nenhuma inovação gritante de uma versão para outra, a ponto de saturar a tecnologia e as ideias deles. E, ao mesmo tempo, estão mantendo um nível de inovação que a cada ano se renova sem que se esgotem todas as ideias para os modelos seguintes."

Rafael, no entanto, crê que mudanças mais radicais sejam necessárias: "O iPhone perdeu muito com a versão 4S. Por isso, nas próximas versões deve haver uma tela maior, como outros celulares já fizeram; tecnologia 4G compatível com todos os países; uma revolução muito grande no iOS - afinal, ela é muito limitada em termos de desenvolvimento - e uma redução de preço. É meio radical para Apple, mas acho que é o necesário!"

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Noe
    2012-07-05T13:32:53

    Só quem tem pra saber, o resto é balela

  • Rafael Real
    2012-06-13T13:52:43

    Falar que a Apple inova é brincadeira. Digo isso sendo proprietário de um iPad. A apple não é uma empresa que inova, ela copia e aprimora ideias existentes e investe no marketing e no hype. O tal do siri mesmo, nunca vi tanto hype pra tao pouca utilidade prática. Além de forçarem o usuário a comprar um hardware novo pra ter esse tipo de funcionalidade. Pior é que os trouxas compram porque querem ter "o último lançamento", mesmo que de um modelo pro outro as mudanças sejam mínimas, como no caso do iphone 4 para o 4s.

  • Anderson Pimentel
    2012-05-23T09:50:49

    Esses são os gênios? Steve Jobs deve estar se revirando no túmulo. Matéria descaradamente tendenciosa e paga, é a segunda matéria com esse rafael costa que eu vejo por aqui. Andei dando uma olhada nos programas que ele criou... NADA DE MAIS. E ainda chamam um ser vivo desses de gênio? Com certeza papai está pagando por essas matérias.

  • Allan Cruz
    2012-05-23T06:04:13

    Adoro! Esses são os "gênios"? Opiniões totalmente desconectadas da realidade... Rs! Só rindo mesmo. Acorda Brasil! Vou esperar por uma matéria com os "burros" agora.

  • Leonardo Vieira
    2012-05-23T01:52:40

    Thiago Nunes Acho que você se confundiu com os fanboys do iPhone. Estou me formando em Sistemas de Informação e na nossa comunidade de desenvolvedores o Android é muito mais bem visto que o iOS, por vários motivos. Não fale coisa que não sabe

  • Daniel Gomes
    2012-05-21T11:06:21

    Luis Fernando a Apple não controla os preços aqui no Brasil, são os impostos q o tornam tão caro ! assim como muitos produtos q são baratos lá fora, assim q entram no nosso território é cobrado até 4 vezes mais! um absurdo .

  • Érico Lopes
    2012-05-21T10:59:13

    Não é só rico que compra iPhone, eu mesmo juntei a grana e comprei. Tudo é mais caro no Brasil por conta da carga tributária, tem uma edição da revista VEJA que fala do assunto iPhone no Brasil, porque é tão caro e não é só o iPhone que é caro, tudo no Brasil é caro... Quanto ao 4G, só na COPA, acabaram de lançar a 3G+ no Brasil...

  • Caio Porto
    2012-05-21T10:53:42

    Preço? Vocês viram quantos Galaxys Note venderam? Vocês viram que já tem 10 milhões de Galaxy S 3 vendidos em pré-venda? Já viu o preço desses smartphones? Esse argumento não cola mais...

  • Humberto Correia
    2012-05-21T10:52:57

    Quem compra apple, é por que tem dinheiro sobrando ou prefere dar uma juntada e confia na marca, que todos sabem que é de qualidade. Diferente de muitas que são mais vendidas

  • Alan Valponi
    2012-05-21T10:52:05

    Bernardo eu gostaria de entrar em contato com o Rafael Costa, será que você poderia me informar o email dele ?

  • Paul Sapountzakis
    2012-05-21T10:41:45

    Só um parêntesis sobre o iPhone 4S ser utilizado em 4G... Ele já vem com 4G disponível, ele não funciona como 4G no Brasil ainda porque nenhuma operadora de celular tem rede 4G disponível para seus clientes... infelizmente.

  • Luís Fernando
    2012-05-21T10:12:55

    Sou da opnião de que quem compra um IPhone quer é ter status, pq comprar um telefone caro para os padroes brasileiros e que não se obtem uma facil e rápida assistencia tecnica. Tenho um telefone com S.O. Android possui as mesmas funçoes que um IPhone só que a um preço mais baixo. Obs: Não é a toa que a Apple baixou drasticamente o preço de seus IPhones aqui no Brasil!

  • Luciano Rocha
    2012-05-21T11:33:51

    Bernardo Muller: De onde foi que você tirou que a Apple copia o Android? Enlouqueceu? Meu caro, a interface gráfica do Android é cópia descarada da iOS Apple. O Android foi desenvolvido em cima do Linux mas copiando a iOS em tudo!

  • Julio Junior
    2012-05-21T11:22:41

    Vim dos EUA agora, todo mundo usa iPhone... a diferença é muito grande o iPhone para Galaxys da vida... Android só vende mais por causa de celulares de USD 200, ou USD 300. Entre celulares de alto nível, iPhone dá uma surra em todo mundo, tanto em qualidade como vendas.

  • Bruno Tinelli
    2012-05-21T11:20:07

    No mundo tecnológico nada se cria, tudo se copia. Realmente tudo no Brasil é mais caro, infelismente. Acho que a Apple investirá na bateria....

  • Mario Lobo
    2012-05-21T11:14:28

    É trouxa quem realmente compra esses produtos.

  • Henrique Freitas
    2012-05-21T11:13:03

    Status coisa nenhuma! O Iphone é muito bom! Quem tem um, não quer trocar de marca! Eu gosto muito! E outra coisa, não adianta comprar celular barato e que não dura nada! Concordo com os meninos, precisa sim ter uma redução de preço! Apesar de ter comprado o meu, e ter pago um preço salgado, ainda acho muito caro!! E mais, acho que o Iphone, tem funções que o Windows, não terá!!!

  • Bernardo Muller
    2012-05-21T11:08:30

    Quando falam de iPhone esquecem também, que a Apple também copia o Android. É um caminho de mão dupla, uma copia da outra....

  • Matheus Santos
    2012-06-30T02:23:24  

    Oh Rafael Real, genioo, a Apple nao inova nao, quem inventou o mouse? Esse "rato" que voce movimenta que faz a setinha no computador movimentar junto? Quem inventou o primeiro SO com interface amigavel pro usuario? Todos sabemos que Bill Gates pegou o Mac OS, deu uma mascarada e lancou antes pra pegar o credito... patetico

    recentes

    populares

    • Matheus Santos
      2012-06-30T02:23:24  

      Amigao, a Apple nao inventou o mouse. Steve Jobs adquiriu a ideia da IBM, que tinha inventado o mouse mas nao via nenhuma utilidade pra ele. Quanto ao OS voce esta certo. Abraço!

    recentes

    populares

    • Matheus Santos
      2012-06-30T02:23:24  

      Matheus Santos. Mouse e Interface Gráfica quem inventou foi a XEROX! A Apple comprou os direitos em uma ótima jogada, mas não foi quem inventou! Se não sabe não fala, salve-se da vergonha e salve-me de perder tempo comentando. Abraço 2

  • Anderson Campos
    2012-05-22T09:05:40  

    É verdade André Machado. iPhone é o melhor. Só quem tem pra saber disso. Antes de comprar tentei vários modelos, pois achava apple besteira. Comprei iphone e não quero mais saber de outro. Sem falar que em países desenvolvidos a Apple comanda e isso é indiscutível. Estive em NY recentemente e não se vê outro aparelho senão iphone na mão de cada um.

    recentes

    populares

    • Anderson Campos
      2012-05-22T09:05:40  

      Isso é verdade! Na big Apple só dá Apple (e, por incrível q pareça, os ultrapassados Blackberrys). Nos quiosques de tecnologia, pouca coisa se vê para outros celulares q não dessas 2 marcas. Sem contar q vários são os aplicativos para iPhone. Vc pode comprar sanduíche ou alugar carro da tela do seu iPhone. Todas as lojas têm aplicativos na Apple Store! NYC é mais "fácil" com um iPhone na mão. Mas para o meu perfil de usuário, q não faz jailbreak, fico longe dessas facilidades em NYC porque não abro mão do android. Até tentei o WPhone, mas tem as mesmas limitações do iPhone (odeio o iTunes)

  • Rafael Real
    2012-06-13T13:52:44  

    Falar que a Apple inova é brincadeira. Digo isso sendo proprietário de um iPad. A apple não é uma empresa que inova, ela copia e aprimora ideias existentes e investe no marketing e no hype. O tal do siri mesmo, nunca vi tanto hype pra tao pouca utilidade prática. Além de forçarem o usuário a comprar um hardware novo pra ter esse tipo de funcionalidade. Pior é que os trouxas compram porque querem ter "o último lançamento", mesmo que de um modelo pro outro as mudanças sejam mínimas, como no caso do iphone 4 para o 4s.

    recentes

    populares

    • Rafael Real
      2012-06-13T13:52:44  

      Amigo, qualquer Smartphone hoje em dia so usa oq a apple ja criou. Quem criou a tela multi-touch que baniu aquelas canetinhas? o formato mundial dos smartphones com a tela e o botão fisico em baixo foi a apple que criou, o primeiro Smartphone que trouxe realmente internet aos celulares (n aquele negocinho feio de celular antigo e sim html) foi o iphone, quem copia ideias e justamente o sistema Android que sofre processos por quebra de patentes em todo o mundo.

  • Anderson Pimentel
    2012-05-23T09:54:09  

    ""É possível porque o iOS, apesar de ser simples, é muito caro em países subdesenvolvidos, como Brasil e Argentina", explica Rafael Costa. "Ainda é muito cedo para formar uma opinião mais concreta sobre o Windows Phone, mas ele é muito bom. Gosto dele e de sua interface. Acho que é o único competitor real do iPhone.""... EIS A OPINIÃO DO GÊNIO, estudo programação para games e estou na matéria Game Mobile (Android) e sabe o que todo mundo diz? Isso mesmo, android é a plataforma mais bem vista no mercado justamente por ser aberta aí o cara diz que windows phone é o unico real competidor? pelamor

    recentes

    populares

    • Anderson Pimentel
      2012-05-23T09:54:09  

      Eu discordo um pouco de vc pq apesar de ter o grande diferencial de ter código aberto, a plataforma Android vende muito porque praticamente todo celular hoje em dia usa Android e isso acaba gerando versões baratas do sistema ai todo mundo quer comprar. Enquanto q com a Apple o pessoal parece ter um preconceito com versões como o Iphone 3g que apesar de ser "antigo" e mt melhor que muito Android por ai.

  • Allan Cruz
    2012-05-23T06:07:53  

    Mais uma coisa, tenho notado isso há bastante tempo, mas só agora posso afirmar com toda a certeza. *** GLOBO & APPLE *** a parceria do século em terras tupiniquins!

    recentes

    populares

    • Allan Cruz
      2012-05-23T06:07:53  

      Ta loco? Toda matéria da globo eles enchem a bola do Android e chutam o Iphone

  • Leonardo Vieira
    2012-05-22T02:13:10  

    Brincadeira isso né? Como disse Guilherme Souza, 2 fanboys. Rafael Costa explica por que: "O Android está sendo popularizado demais. Várias empresas estão trabalhando com o sistema do Google, mas o que acontece? O usuário comum não está nem aí para isso, ele se importa com o preço. Então eles compram um celular com Android, sem saber o que é Android. Alguém fala pra esse adolescente apple lover que o SO Android é muito mais completo que iOS modinha. Nessa comparação o iOS é o Windows e não o android.

    recentes

    populares

    • Leonardo Vieira
      2012-05-22T02:13:10  

      Vei, tu ja teve um Iphone pra ta comparando assim? Pq eu ja tive um Android e agora tenho um Iphone, n tem comparação um com o outro

  • Guilherme Souza