E-books e cultura

04/05/2012 19h34 - Atualizado em 07/05/2012 19h18

Os melhores jogos de desenhar

Aline Carvalhal
por
Da redação

Grandes MMOs à parte, muitos dos mais famosos jogos multiplayer trazem na manga o segredo do sucesso: Sua simplicidade. Melhor ainda é aliar essa simplicidade a uma fórmula que já deu certo anos antes. Baseado no saudoso Imagem & Ação (Pictionary, do original em inglês), o Draw Something provou que os donos de smartphone também possuem um artista interior. Mas o jogo que em 5 semanas acumulou 30 milhões de downloads e mais de 14 milhões de usuários, não é pioneiro no estilo. Confira esse e outros jogos que atraem desenhistas casuais ao redor do mundo.  

Isketch

isketch (Foto: baixatudo)isketch (Foto: baixatudo)

Um dos mais conhecidos jogos de desenhar online. O Isketch promove uma disputa entre jogadores de todo o mundo. Na sua vez, cada jogador precisa desenhar uma palavra sorteada para que seus oponentes tentem adivinhar. Tal como um bate-papo, você pode escolher seu apelido e entrar em uma das salas separadas por nacionalidade e temas. Se estiver desenhando, a ideia é que consiga fazê-lo da melhor forma possível. Quanto mais jogadores acertarem, mais pontos você ganha. Se estiver na posição de advinhando, não se acanhe! Bombardeie a sala de palavras. O importante é ter raciocínio rápido e vocabulário afiado.

 

Draw Something 

draw-something-avengers (Foto: draw-something-avengers)Desenho no Draw Something (Foto: Reprodução)

A menina dos olhos de donos de smartphones, o Draw Something não possui versão online, mas diverte os donos de iPhone, Android, iPad e iPod. Recentemente comprado pela Zynga, famosa pelo sucesso de games sociais no Facebook, Draw Something traz mais de 900 palavras para desenhar.

O que o difere do Isketch é a dinâmica do jogo que não acontece em tempo real. A vantagem é que você pode acessar o app a qualquer momento, sem ter de ficar preso ao celular e disputar várias partidas ao mesmo tempo . A medida que você advinha, ganha moedas que podem ser trocadas por cores e outros itens extras. Draw Something possui uma versão paga com mais 2000 palavras que sai por apenas US$0,99. 

 

Draw my thing 

Desenho no Draw My Thing (Foto: Reprodução)Desenho no Draw My Thing (Foto: Reprodução)

O nome é parecido com o Draw Something, mas a jogabilidade é semelhante ao Isketch. No melhor estilo draw-and-guess, Draw my thing é esteticamente caprichado e, como não apresenta divisão por temas ou nacionalidade, muito mais imediato. Você acessa o site e o jogo começa em instantes, sem a necessidade de perder tempo selecionando a sala com mais participantes. A sala é 'montada' na hora com as pessoas que estão esperando para jogar.

Infelizmente, não há outros idiomas além do inglês. O jogo é grátis, mas você pode desembolsar algumas moedas para adquirir conteúdo extra que te ajuda a fazer desenhos melhores (novas cores, ferramentas geométricas, balde de tinta, etc.).

E você? Conhece outros jogos de desenhar colaborativos? Mande sua sugestão nos comentários para que possamos aumentar essa lista! 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares