Jogos de RPG

25/05/2012 12h15 - Atualizado em 25/05/2012 12h48

Saiba quem são os nerds no mundo dos games

Rafael Moco
por
Da Contém Conteúdo

Videogames e nerds são como unha e carne: difícil ver um longe do outro. A paixão é tanta que não é comum ver fãs ao redor do mundo adotando o nome de seus heróis virtuais em foruns ou redes sociais.

Para comemorar o Dia da Toalha, também conhecido como o Dia do Orgulho Nerd, o TechTudo fez uma seleção com alguns grandes representantes desta classe nos games. Cada um tem suas próprias particularidades, mas é inegável: todos são nerds de carteirinha! Confiram nossa lista a seguir:

Bentley, o nerd motorizado (Sly Cooper)

bentleyBentley (Foto: Reprodução)

O exemplo típico do nerd que tem mais cérebro do que músculos. Ao lado do guaxinim Sly, e do hipopótamo Murray, é o núcleo inventivo da trama desde o primeiro game da série. Oferecendo apoio nos bastidores, Bentley sempre foi a chave para o sucesso das aventuras vividas por seus amigos.

Lucca, a nerd inventiva (Chrono Trigger)

luccaLucca (Foto: Reprodução)

E quem disse que só existem nerds do gênero masculino no mundo? Lucca é um grande exemplo feminino e sua participação em Chrono Trigger é na verdade essencial. Com apenas 17 anos, ela foi capaz de criar uma máquina de teletransporte totalmente funcional! Mas é claro, alguma coisa tinha que dar errado.

Um pequeno erro de cálculo acabou criando um portal para o passado, dando início a uma das maiores aventuras já criadas pela japonesa Square Enix. Destemida e superinteligente, Lucca viaja no tempo com seus companheiros, ganhando ainda a amizade especial do personagem Robo. Mulheres nerds, atenção! Se é inspiração o que vocês querem, sigam o exemplo desta menina de ouro!

Hal “Otacon” Emmerich, o nerd japonês (Metal Gear Solid)

OtaconOtacon (Foto: Reprodução)

Toda a vida de Otacon gira em torno da cultura nerd, e inclusive o próprio nome do personagem prova isso. O Hal veio da inteligência artificial HAL 9000, do clássico filme sci-fi 2001: Uma Odisséia no Espaço. Já o apelido Otacon é por ser fã de desenhos japoneses.

E como um bom nerd, Otacon acabou colocando todo o seu fanatismo em prática. Sua inspiração nos animes de mechas o permitiu criar o mortal Metal Gear Rex, uma arma de destruição em massa que assume o forma de um dinossauro. Sem dúvidas, um dos personagens mais marcantes e queridos da série Metal Gear, e também um dos melhores representantes da cultura nerd!

Travis Touchdown, o nerd assassino (No More Heroes)

travisTravis (Foto: Reprodução)

A vida de Travis era tranquila e pacata. Sua principal atividade era passar o dia jogando videogames e assistindo a desenhos animados, até que um bizarro desejo surge em sua mente: tornar-se o assassino número um. Para isso, ele compra uma espada laser em um leilão da Internet e passa a enfrentar os mais perigosos guerreiros que o mundo já viu.

Apesar da história louca, No More Heroes dá bastante ênfase aos gostos do personagem principal. Ao longo do game, é possível adquirir camisas com diferentes estampas, todas com personagens de desenho animados, além de povoar o quarto do herói com os mais variados objetos do mundo geek. Imperdível para quem é fã de ação.

Gordon Freeman, o nerd cientista (Half-Life)

gordon_freemanGordon Freeman (Foto: Reprodução)

Gordon Freeman é um homem inteligente, mas que estava no lugar errado e na hora errada. Membro da equipe de cientistas do laboratório experimental Black Mesa, Freeman começa a sua aventura após um experimento com a criação de portais dar totalmente errado. Como consequência do desastre, uma terrível fenda dimensional acaba trazendo para a base secreta criaturas alienígenas de um mundo esquisito chamado Xen. Hora de cair fora? Não para ele!

Na tentativa de sobreviver a qualquer custo, Freeman abre caminho frente à invasão utilizando qualquer tipo de arma, além de ter que driblar a própria segurança do lugar. No fim, Freeman descobre que acabou sendo usado como soldado pelo misterioso G-Man. Uma verdadeira lenda dos videogames, Freeman ainda inspira seus fãs nerds, que aguardam a qualquer custo a chegada do prometido Half-Life 3

Zero, o nerd (quase) sem teto (Grand Theft Auto: San Andreas)

ZeroZero (Foto: Reprodução)

Tudo ia bem na vida de Zero, até que o senhorio dono da sua loja resolve vender o terreno. No desespero, Zero pede ajuda a CJ, personagem principal de San Andreas, na tentativa de conseguir a grana necessária para continuar com sua loja, a Zero RC. O dinheiro é conseguido, ainda que de fontes não tão legais, mas isso já é outra história.

O mais legal da participação de Zero em San Andreas é fazer as missões que envolvem o personagem e seu arqui-inimigo, Berkley. Esta é sem dúvidas uma das partes mais legais e engraçadas do jogo, justamente  pelo jeito de ser do personagem. Ao concluí-las, o jogador ainda tem acesso a alguns itens da loja, como carrinhos de controle remoto e até algumas action-figures de outros personagens da série GTA. Enfim, uma loja que qualquer nerd que se preze gostaria de frequentar.

Mordin Solus, o nerd alien (Mass Effect)

mordinMordin (Foto: Reprodução)

Este é um personagem que podemos chamar de “nerd inconsequente”. Ele é uma das figuras chave em Mass Effect 2, e é recrutado pelo comandante Shepard durante a luta contra os poderosos Reapers, seres que surgem de repente com o objetivo de exterminar toda a vida da galáxia.

O que mais chama a atenção em Mordin, além da sua fala atrapalhada e quase ininteligível, é a forma com que toma determinadas decisões. Ele acredita que os fins justificam os meios, ainda que algumas pessoas saiam feridas durante o processo. Porém, apesar de metódico, não gosta de tirar a vida de alguém, a não ser que exista um bom motivo para isso. Ainda bem!

Jeff_ardonutsJeff Ardonuts (Foto: Reprodução)

Jeff Andonuts, o nerd sem poderes (Earthbound)

O game Earthbound certamente é um dos mais cultuados entre os fãs da Nintendo, e como todo bom jogo, tem o seu representante de peso da classe nerd. Jeff Andonuts não possui qualquer superpoder, como os demais personagens do game, mas conta com uma carta na manga: sua inteligência.

Com ele no grupo, é possível consertar certos equipamentos ao longo do jogo, permitindo assim que o jogador avance na história. E para compensar sua falta de poderes, Andonuts acaba fazendo uso de armas de fogo supersofisticadas, como lança mísseis de garrafas! Quem disse que nerds não sabem lutar?

Bernard Bernoulli, o nerd clássico (Maniac Mansion)

bernardBernard (Foto: Reprodução)

Óculos fundo de garrafas, pilhas de canetas no bolso da camisa, calça na altura do umbigo e gravatinha borboleta. Sim, estamos falando do padrão supremo do nerd, e ninguém poderia representar melhor este elevado status que Bernard Bernoulli, personagem de Maniac Mansion e Day of the Tentacle.

Por conta do seu QI fora do comum, Bernard é o personagem mais útil em Maniac Mansion. Ele pode consertar aparelhos quebrados, como telefones e rádios, além é claro de entender um pouco de computadores. Curiosamente, se o jogador tentar fazer com que Bernard quebre um sistema de segurança presente no game, a ação acaba em uma falha épica, resultando na explosão de toda a mansão do jogo. Bem, não se pode ganhar todas, não é?

Lester the Unlikely, o nerd nosso de cada dia (Lester the Unlikely)

lesterLester (Foto: Reprodução)

E por fim, mas não menos importante, Lester. Bem mais próximo dos nerds que conhecemos, ele compartilha algumas particularidades bem comuns: anda sempre curvado, é distraído e muito medroso! Mas o futuro reserva uma vitória brilhante para o desengonçado personagem.

Com um pouco de insistência, Lester consegue aos poucos vencer seus desafios. Aos poucos ele consegue vencer seus medos, superando pouco a pouco os obstáculos presentes na perigosa ilha que serve de plano de fundo para o jogo. Um exemplo de superação para todos os nerds!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Silva
    2012-05-25T15:14:41

    Iniciativa boa, Porém mal feita.