Sistemas Operacionais

27/06/2012 10h05 - Atualizado em 27/06/2012 10h05

Conheça as principais novidades do Windows Phone 8

Guilherme Neto
por
Para o TechTudo

A Microsoft revelou neste mês (junho de 2012) o Windows Phone 8, a nova versão de seu sistema operacional para smartphones. Também conhecido como “Apollo”, o sistema só será visto em novos aparelhos a partir do fim de 2012, quando a empresa lançar a versão final do sistema junto com o Windows 8.

O TechTudo listou os novos recursos introduzidos no Windows Phone 8 para quem ainda não ficou sabendo das novidades. Confira:

- Nova tela inicial

wp8aWindows Phone 8 (Foto: Divulgação)

A primeira mudança que os usuários perceberão é uma nova tela inicial. Os “tiles”, aqueles quadrados que servem como atalhos e widgets de aplicativos, aparecerão em diversos formatos e em maior quantidade. Eles poderão ser editados em tamanho, cor e localização.

Essa é a única novidade que os atuais donos de Windows Phone receberão através da versão 7.8.

- Windows Phone 8 é baseado no Windows 8

O Windows Phone 8 dividirá o mesmo kernel, sistema de arquivos, drivers e outros elementos do Windows 8. Ou seja, ele terá o mesmo “DNA” do sistema operacional da Microsoft para PCs, cuja oitava versão deve ser lançada ainda esse ano. A mudança, embora permita sua utilização em smartphones mais poderosos e integrados com o computador, acabou tornando-o incompatível com os atuais aparelhos. Até mesmo a recente linha Lumia, da Nokia, não receberá o WP8.

Por outro lado, agora os desenvolvedores de aplicativos e games serão capazes de criar seus produtos, por um mesmo código, tanto para smartphones quanto para computadores, aproveitando as vantagens de cada plataforma e até integrando ambas. Os interessados terão acesso em breve a novas ferramentas e um novo SDK baseado no Visual Studio 2012.

- Aparelhos mais poderosos

wp8bWP8: Mudanças no hardware (Foto: Divulgação)

A nova infraestrutura do Windows permitirá que fabricantes desenvolvam aparelhos com processadores de mais de um núcleo (dual-core, quad-core, etc). Além disso, três tipos de resolução de tela poderão ser usados, dependendo do aparelho: WVGA (800 x 480 15:9), WXGA (1280 x 768 15:9) e 720p (1280 x 720 16:9).

- Suporte total a cartões microSD

Pela primeira vez, o Windows Phone terá suporte integral a cartões microSD removíveis. Até então, os poucos aparelhos com suporte a cartões SD não funcionavam muito bem, recusando alguns modelos e não permitindo que você o utilizasse em outros dispositivos. Com a nova versão, o cartão poderá ser usado para transferir músicas, fotos, vídeos e até mesmo para instalar aplicativos, como acontece no Android.

- NFC

wp8cWP8, agora com NFC (Foto: Divulgação)

Visto inicialmente em aparelhos Android, a tecnologia NFC (Near Field Communication) também estará presente no Windows Phone 8. Esse é o nome dado ao chip que transforma o seu celular em uma espécie de cartão de crédito.

Com o uso de softwares e aparelhos compatíveis, é possível realizar pagamentos facilmente e sem a necessidade de um vendedor: basta “escanear” seu smartphone. Ele passa a funcionar de maneira bem parecida aos cartões de passagem em ônibus, metrô e outros tipos de transportes coletivos.

O NFC também permite transferir arquivos e conectar acessórios de forma mais eficiente e rápida que o bluetooth.

- Wallet Hub

wp8dNova Carteira, semelhante ao app Passbook da Apple (Foto: Divulgação)

Aproveitando-se da tecnologia NFC, a Microsoft adicionará uma espécie de carteira virtual chamada “Wallet Hub”. Ela funcionará de maneira semelhante ao Passbook, recurso a ser implementado no iOS 6 do iPhone e iPad. Ali ficarão reunidos todos os seus cartões de créditos, contas bancárias e de demais instituições financeiras. Por enquanto, ainda não foi revelado qualquer parceria com algum banco ou empresa nacional.

As compras dentro de apps e jogos também acontecerão através do Wallet Hub.

- Internet Explorer 10

Você talvez não goste do navegador da Microsoft em seu computador, mas sua contraparte no Windows Phone sempre ganhou elogios e virá embutida no Windows Phone 8. A décima versão do Internet Explorer está sendo desenvolvida para funcionar tanto em PCs como no Windows Phone, aproveitando os recursos exclusivos de cada plataforma.

A décima versão trará alguns aprimoramentos em segurança, como um filtro contra phishing e um sistema de alerta contra sites malicioso, o SmartScreen URL, já visto no IE 9 para computador. Há ainda uma expectativa de que ele traga uma maior integração com o IE do PC e até mesmo com o IE do Xbox 360, também em desenvolvimento.

- Skype mais integrado

Adquirido no ano passado pela Microsoft, o Skype, assim como outros sistemas de VOIP, estarão ainda mais integrados no Windows Phone 8. O sistema operacional contará com uma infraestrutura que dá suporte a essas ferramentas em diversas funções do smartphone. Isso significa, por exemplo, que eles se integrarão a apps até então conectados apenas ao discador comum, como o Hub Contatos (a agenda do WP).

- Suporte a antigos aplicativos

Apesar da mudança na infraestrutura do Windows Phone, a nova versão terá suporte aos mais de 100 mil aplicativos e jogos já disponíveis no Marketplace. O contrário, no entanto, não acontecerá: os novos apps desenvolvidos para o Windows Phone 8 não funcionarão no Mango e outras versões mais antigas do sistema operacional.

- Nokia Mapas

wp8fNokia Mapas substituirá o Bing Mapas no WP8 (Foto: Divulgação)

A Microsoft abandonou o Bing Maps para introduzir o sistema de mapas da Nokia. Antes exclusivo aos aparelhos da fabricante, ele estará embutido em qualquer Windows Phone 8, inclusive aqueles lançados por concorrentes da empresa finlandesa. Diferentemente do Bing, o Nokia Mapas permite que você visualize mapas offline e traz informações mais detalhadas. O serviço de GPS com navegação ponto a ponto Nokia Dirigir também estará presente na nova versão.

- SkyDrive

O serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft estará ainda mais integrado ao Windows Phone, permitindo que você o utilize para guardar e abrir arquivos de música, fotos ou vídeos. Dessa forma, você poderá acessar esses arquivos em seu PC, Xbox 360 ou smartphone, sem que precise se incomodar fazendo transferência de arquivos.

- Data Smart

O Windows Phone 8 fará o máximo possível para que você não gaste sua franquia de internet 3G/4G. Ele dará preferência ao uso do Wi-Fi automaticamente e limitará o uso de dados no IE 10 e demais aplicativos graças a um serviço de proxy na nuvem – semelhantemente ao que a Amazon faz com o navegador do Kindle Fire. Segundo a Microsoft, esse recurso pode fazer você economizar até 30% do uso da banda.

O usuário também poderá monitorar o seu gasto, sabendo o quanto já consumiu em dados ou quais os apps estão drenando sua franquia. Para completar, o recurso Local Scout ajudará você a encontrar pontos Wi-Fi disponíveis ao seu redor.

- Câmera com lens apps

A parceria com a Nokia também rendeu um melhor aplicativo de câmera. Inicialmente, ele não parece ter recebido muitas mudanças. Porém, poderá ser aprimorado com o uso de “Lens Apps”, aplicativos terceirizados que personalizam a experiência de fotografar (adicionando filtros ou algum outro recurso, por exemplo). As fotos tiradas são organizadas de acordo com o app utilizado e serão editáveis.

- Investimento no Windows Phone como ferramenta de trabalho

wp8Windows Phone 8 ganhou mais recursos para atividades profissionais (Foto: Divulgação)

A Microsoft quer atrair o mercado corporativo com o Windows Phone 8. Ele virá com gerenciamento de dispositivos, que permitirá uma melhor distribuição e compartilhamento de tarefas e documentos de trabalho. Para reforçar a segurança, além de sistemas contra phishing e sites maliciosos no IE 10, o Windows Phone permitirá a encriptação de aparelhos e trará o recurso Secure Boot, que o deixa protegido contra malware mesmo enquanto o smartphone está sendo ligado.

Além disso, haverá aplicativos Office baseados na versão 2013 para PCs. As empresas interessadas poderão ainda usar um “Marketplace” particular para distribuição de aplicativos.

- Novos jogos e aplicativos

A Microsoft revelou que lançará ainda esse ano versões de Word With Friends e Draw Something, dois games da Zynga que já fazem bastante sucesso no Android e iOS. Halo, Skrym e Assassin’s Creed são outros grandes nomes que deverão chegar ao Windows Phone com suporte à Xbox Live.

- Atualizações em um período de 18 meses no mínimo

Todos os aparelhos com Windows Phone 8 receberão atualizações por um período de, pelo menos, 18 meses. O update ocorrerá “pelo ar” com o uso da internet, sem a necessidade de conectar o smartphone ao PC.

Para quem ficou empolgado com as novidades, a recomendação é esperar até o fim do ano para comprar o seu Windows Phone, já que os aparelhos mais antigos não receberão esses recursos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luan Santos
    2012-07-07T02:04:34

    o meu é wd 7 como faço para atualizar é um htc

  • Wilber Mendes
    2012-06-27T14:27:02

    Quero o meu WP 8!!!