Celular

23/06/2012 12h52 - Atualizado em 15/07/2013 10h09

Conheça a fábrica da Samsung em Manaus, no norte no Brasil

Nick Ellis
por
Da redação

O TechTudo esteve na fábrica da Samsung em Manaus, e acompanhou de perto o rigoroso processo de produção de TVs, câmeras e celulares. O complexo de produção da Samsung em Manaus foi inaugurado em 2011, e é o segundo maior da empresa, ficando atrás apenas da fábrica na Coréia do Sul.

As câmeras e celulares estavam proibidas, por isto não temos imagens, mas deu para ver que os lançamentos da CES 2012 como as novas SmarTVs já estão sendo feitos por aqui, sem falar no recém-chegado Galaxy SIII, que já sendo montado em uma linha de produção.

Vista aérea da fábrica da Samsung em Manaus (Foto: Divulgação)Vista aérea da fábrica da Samsung em Manaus (Foto: Divulgação)

 “A logística precisa ser muito bem planejada, pois são cerca de 25 mil SmarTVs e monitores sendo produzidos todos os dias, além de muitos outros produtos”, conta a engenheira responsável por ser nossa guia durante a visita. O processo de produção é “Just in time”, onde as peças entram de um lado, passam por uma sequência dentro da fábrica e saem do outro direto para caminhões que enviam a produção para o porto de Manaus, eliminando a necessidade de um estoque.

As câmeras só são permitidas na entrada da fábrica (Foto: Nick Ellis)As câmeras só são permitidas na entrada da fábrica (Foto: Nick Ellis)

A visita começou no setor de placas-mãe, em uma linha de produção totalmente automatizada com máquinas importadas da Coréia do Sul, onde a placa virgem entra de um lado e sai no final da linha com todos os componentes aplicados e a programação inserida. O processo tem várias etapas desde a colocação de componentes em adesivos, depois recebendo uma pasta de solda até a colocação de componentes maiores, tudo com checagem imediata feita através de câmeras.

A próxima etapa da visita foi o setor de telas para SmarTVs e monitores. Em um ambiente totalmente isolado, funcionários da Samsung aplicam as luzes LED que fazem parte da maioria dos monitores da empresa. Tivemos a visita do funcionário padrão, um robô que transporta materiais seguindo um caminho programado entre um determinado ponto e outro, com sensores que o impedem de atropelar alguém ou bater em qualquer obstáculo no caminho.

A sensação de estar em uma fábrica de verdade veio na próxima etapa da visita, onde conhecemos o processo de criação do plástico com borda transparente e parte interna vermelha usado nos monitores e TVs da Samsung, com grandes máquinas que podem ser ajustadas dependendo do tamanho e modelo que está sendo feito.

A seguir, o momento da provação, no setor de teste de qualidade. Os aparelhos são submetidos a simuladores de vibração e movimento, para avaliar o desempenho na viagem de transporte, e também de queda, que varia de altura de acordo com o peso do objeto. Uma câmera fechada também é usada para analisar a influência da temperatura sobre os produtos, com temperaturas que podem variar entre de 80 a -10 graus. Os responsáveis pelos testes explicam que depois que são avaliados, estes produtos não são vendidos para o cliente, e sim para os próprios funcionários da fábrica.

A próxima parada foi na linha de montagem das câmeras, celulares, smartphones e tablets. Não vimos os tablets, mas ao chegar na linha de smartphones, lá estava ele, o Galaxy SIII, sendo montado e embalado aqui no Brasil, surpreendendo até mesmo a guia da visita.

A Samsung demonstra com seu complexo de produção em Manaus que está disposta a investir o que for preciso para produzir com agilidade no Brasil os mesmos produtos que vende no exterior. Esperamos que isto também signifique uma redução nos preços cobrados pelos produtos produzidos ou montados por aqui, como as SmarTVs e smartphones como o Galaxy S III.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • ROSICLÉLIA MATUK
    2017-08-18T07:40:02

    Levei meu bluray modelo BD- 05500/SD para a assistência técnica Barra fix informática tel 98900 4899 com problema no leitor smart 3D. Fui informada ontem que o defeito intermitente do touch não pode ser consertado porque vcs não fornecem mais a peça ( OS 164059) . E agora , jogo fora meu 3D ? Como irão resolver o problema, quero consertar meu bluray , não quero comprar outro. Grata

  • Uillian Araújo
    2014-12-21T15:06:09  

    Boa tarde. Trabalho com vendas e gostaria de saber como que faço para comprar aparelhos eletrônicos direto da fabrica da samsung ou outras para fins de revenda? qual o procedimento, alguém tem algum contato? Obrigado... :)

    recentes

    populares

    • Uillian Araújo
      2014-12-21T15:06:09  

      Ola amigo so de SC vc consegui algum contato meu ai 48-99893858. Whats

  • Antonio Bonato
    2016-11-11T15:41:43

    FAZER TV COM ALTO FALANTES DEFRENTES A TV E COM SOM TURBO TBM EM TODAS POLEGADAS

  • Lucas Marques
    2016-06-17T16:46:41

    Olá! Meu HD externo M3 1TB , esta com defeito na carcaça , o técnico me orientou a comprar uma outra caraça , porém, não encontro em nenhum lugar , nem mesmo na internet. Existe algum lugar que eu consiga comprar essa carcaça? Me ajude por favor!

  • Jorge Rodiak
    2015-02-06T09:26:16  

    ola trabalho com vendas gostaria de saber como comprar celulares direto da fabrica

    recentes

    populares

    • Jorge Rodiak
      2015-02-06T09:26:16  

      Ola amigo conseguio algum contato so de Sc e gostaria de compra direto tambem 48-99893858 meu whats

  • Onodete Sinhorin
    2015-07-26T22:42:48

    Ola, tenho interesse em comprar aparelho de ultrason U6 portatil

  • Andreia Silva
    2012-12-15T02:42:37

    Boa noite!Gostaria de saber pq eu nao estou conseguindo assionar os aplicativo do meu sansung galaxy s III .sem colocar omicro chip ou só posso assessar quando colocar o chip.e outra ele vem com o gps ativado ou tenho que fazer o que ?desde ja agradeço.

  • Rafael Oliveira
    2012-07-21T21:08:43

    Tem vários sites dizendo que o aparelho fabricado no brasil está vindo sem o gorilla glass. O aparelho arranha com a maior facilidade. Assim não dá Samsung !!!!

  • Marlon Ferreira
    2012-06-28T12:25:03

    Boa tarde! Boa matéria. Gostaria de saber por favor da redação, qual seria o procedimento para poder visitar a fábrica da Samsung? Obrigado!

  • Marcelo Marques
    2012-06-23T13:49:55

    Esperando o Dia que eu estarei com essa Maravilha do MUNDO...!! Setembro.. Chega Logo Seu Liindo..

  • Diego Pessoa
    2012-06-25T11:03:15  

    E a pergunta é:Porque o Samsung Galaxy S III continua com esse preço exorbitante?Acho que nós brasileiros estamos agindo errado perante a esses fabricantes,estamos sustentados eles e nos endividando e quem tem dinheiro está sendo assaltado coniventemente. Chega de altos impostos,chega de lucro Brasil. Chega de nós brasileiros sermos o país onde tudo é mais caro,diga não a essas praticas.Boicote......

    recentes

    populares

    • Diego Pessoa
      2012-06-25T11:03:15  

      Assino embaixo !

    recentes

    populares

    • Diego Pessoa
      2012-06-25T11:03:15  

      Diego Pessos e Bruno Vicenzo, concordp com os dois, mas o problema é que Brazuka quer mostrar que é rico e paga o qto impõe fabricante e governo!