Sistemas Operacionais

11/06/2012 18h56 - Atualizado em 12/06/2012 18h21

iOS 6: Siri, Mapas, Safari, Não Perturbe e várias outras novidades

Allan Melo
por
Da redação

Depois de muitos rumores, a Apple anunciou nessa segunda-feira (11) as novas funcionalidades do iOS 6, durante a conferência anual de desenvolvedores WWDC 2012. O sistema móvel da empresa será disponibilizado para o público possivelmente em meados de outubro, e será suportado pelo iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPad 2, novo iPad e iPod touch de 4ª geração (iPod touch de 3ª geração e o iPad 1 estão fora).

Confira o resumo das novidades e veja os rumores que se confirmaram (ou não).

Siri

O assistente de voz da Apple ganhou suporte a novos idiomas, mas ele ainda não entende a nossa língua portuguesa. Na lista: Inglês (EUA, Inglaterra, Austrália e Canadá), Espanhol (Espanha, México e EUA), Francês (França, Suíça e Canada), Alemão (Alemanha e Suíça), Japonês, Italiano (Itália e Suíça), Mandarim, Cantonês (China e Hong Kong) e Mandarim.

Novo Siri, agora também funcional no novo iPad (Foto: Divulgação)Novo Siri, agora também funcional no novo iPad (Foto: Divulgação)

Nas novas funcionalidades, o Siri do iOS 6 será integrado com o serviço de restaurantes Yelp, buscando preços e reviews de outras pessoas, e será possível até reservar lugares pelo serviço OpenTable.

Nos esportes, Siri agora é capaz de consultar estatísticas de jogos, seja ele futebol, baseball, basquete, futebol americano ou hockey. Basta perguntar ao assistente vitual, e ele será capaz de te falar os resultados dos últimos jogos, e até falar das estatísticas de cada jogador, bem como a classificação do seu time em qualquer campeonato (provavelmente isso só funcione bem nos EUA).

Basta perguntar onde fica o cinema mais perto (Foto: Divulgação)Basta perguntar onde fica o cinema mais perto (Foto:
Divulgação)

Outra novidade é relacionada aos cinemas: Siri aprendeu a ver os horários dos filmes em cinemas por perto, e a fazer a compra de ingressos antecipados. Se quiser, também, dá para assistir trailers, ver a ficha técnica dos filmes e até perguntar por informações sobre seus atores preferidos, como "me diga quais os filmes em que a Scarlett Johansson estrelou".

Além do aprimoramento no conteúdo, o assistente virtual também ganhou suporte às redes sociais: basta ditar o que você quer tuitar ou postar no seu mural do Facebook. Além de reconhecer sua voz, o Siri posta para você na hora. Outro detalhe interessante, também, o novo reconhecimento de comandos para abrir aplicativos de terceiros. Na demonstração, por exemplo, o jogo Temple Run foi aberto apenas com o comando de voz.

Durante a sua apresentação na WWDC 2012, além da disponibilidade para o novo iPad, Siri também se mostrou eficaz no trânsito: a Apple trabalhou com as principais fabricantes de carros de luxo do mundo e colocou o assistente virtual para funcionar no sistema de som dos carros. A tela ficará apagada, mas você conseguirá ligar para pessoas, selecionar músicas, compor textos e até usar o novo Mapas sem precisar tocar no iPhone. Na lista dos carros figuram marcas como BMW, Mercedes, Honda, Jaguar, Audi, Land Rover, entre outras.

Facebook

Assim como o Twitter no iOS 5, o Facebook agora está integrado nativamente ao novo iOS 6. O formato antigo ganhou melhorias, e ele está bastante parecido para ambas as redes. Agora, por exemplo, os donos de iPhone serão capazes de fazer tarefas simples como postar fotos na rede social pelo app da Camera, postar ou tuitar sua localização diretamente pelo Mapas, ou publicar o seu ranking do Game Center sem precisar entrar nos apps das redes sociais.

Junto com essas funções, o Facebook também melhorou sua sincronicidade com o sistema, e agora os seus Contatos (da rede e do telefone) serão sincronizados, e informações como os aniversários aparecerão em sua Central de Notificações.

facebook (Foto: facebook)Facebook, agora integrado nativamente no iOS 6 (Foto: Rpeoru)

Além dessas integrações, a Apple resolveu aproveitar o sistema de "curtidas" dentro de sua rede de lojas. Agora, assim como no Google Play, você poderá ver o que os seus amigos andam curtindo nas AppStores, bem como poderá compartilhar aplicativos em sua Timeline.

Aplicativo Telefone

No novo aplicativo Telefone, quando alguém ligar e você não puder atender, será possível responder a chamada com uma mensagem ou criar um lembrete para "ligar mais tarde", ou - por meio do recurso de geolocalização do app Lembretes - "lembrar quando chegar em casa", ou até "lembrar quando chegar ao trabalho".

Além disso, se o aparelho for extraviado e ele estiver no "Modo perdido", ele fixará uma mensagem na tela para entrar em contato com o dono, e não deixará que a outra pessoa não faça mais nada com o aparelho até que alguém ligue para o número informado.

Não Perturbe

E se você reclama dos avisos da Central de Notificações no meio da madrugada, eis uma boa notícia: a Apple lançou também o botão "Não Perturbe". Você pode tanto ativá-lo manualmente pelo menu de Ajustes quanto programar a sua ativação e desativação. Para evitar que você não perca nenhuma ligação importante, ainda, este novo recurso do iOS 6 ganhou uma opção para reativar o alerta sonoro quando alguém tentar entrar em contato com você pela segunda vez seguida.

Não Perturbe, para desativar a Central de Notificações (Foto: Divulgação)Não Perturbe, para desativar a Central de Notificações (Foto: Divulgação)

Facetime

Finalmente as videochamadas do iOS poderão ser feitas usando uma conexão de rede 3G; um dos rumores mais esperados e felizmente, confirmado. A funcionalidade já era explorada antes por meio de apps não-oficiais, como o Skype, e em iPhones desbloqueados.

Abas do iCloud no Safari (Foto: Divulgação)Abas do iCloud no Safari (Foto: Divulgação)

Safari

A primeira novidade são as abas do iCloud, um botão no Safari para que você acesse as abas abertas de um dispositivo em outro, como um site em um iPhone no seu iPad. A navegação em modo horizontal agora pode ser feita em tela cheia, sem barras em cima ou embaixo, e se você precisar postar alguma foto ou vídeo em algum site que você esteja navegando, como o Wordpress ou o eBay, o iOS 6 automaticamente te jogará para o Rolo da Camera.

O Safari também ganhou um recurso para leitura de páginas em modo offline, bem como um serviço chamado Smart app banners. Nele, quando algum usuário acessar um site ou serviço que já tenha um app nativo, o navegador avisará automaticamente, e você poderá fazer o download dele no mesmo instante.

Mail

Agora será possível ter diversas assinaturas no Mail, uma para cada conta. Para simplificar ainda mais as notificações, o Mail novo permitirá que você marque contatos específicos, e que você apenas receba alertas nas mensagens que você realmente deseja ser notificado.

mail (Foto: mail)Contatos VIPs, para receber notificações apenas de quem você quer (Foto: Reprodução/Engadget)

Passbook

Uma das grandes novidades do sistema, o Passbook será um organizador pessoal do iOS. Por meio desse sistema será possível guardar senhas, cartões e itens como uma passagem eletrônica. Depois, por meio de QR Codes, bastará apresentar no check-in do aeroporto e depois guardar as milhas em seu cartão de fidelidade, no próprio iPhone.

Novo Passbook, um gestor de cartões e senhas no seu iPhone (Foto: Divulgação)Novo Passbook, um gestor de cartões e senhas no seu iPhone (Foto: Divulgação)

Mapas

E como estava sendo bastante comentado pela mídia, a Apple mostrou sua solução de mapas, abandonando o serviço do Google. A solução é algo completamente novo e com cobertura mundial.

Novo sistema de mapas da Apple é anunciado na WWDC (Foto: Reprodução/The Verge)Novo sistema de mapas da Apple é anunciado na WWDC (Foto: Reprodução/The Verge)

A grande novidade é a navegação curva-a-curva, e funcionará em modo 'single-app' para não deixar o usuário sair do aplicativo enquanto estiver sendo usado. Ele terá também uma forte interação com o Siri, e ser o assistente for perguntado, por exemplo, com "A gente já chegou?", ele responderá com o tempo e a distância que faltam para o final do percurso. E se você quiser chegar em algum lugar novo, basta perguntar ao Siri como chegar e ele criará a nova rota.

Assim como foi anunciado pelo Google, o novo app da Apple também terá mapas em 3D. O manuseio do sistema é praticamente livre, e além do zoom, é possível girar e mudar a angulação das imagens, como se você estivesse voando sobre as cidades. Saiba mais sobre o novo Mapas neste especial.

Mapas em 3D por todo o mundo com renderização das imagens "ao vivo" (Foto: Divulgação)Mapas em 3D por todo o mundo com renderização das imagens "ao vivo" (Foto: Divulgação)

Lojas

As lojas foram todas redesenhadas, com mudanças de layout e integrações com redes sociais, como o Facebook. Vale para a iTunes Store, a App Store, a Mac App Store e a iBookstore.

Shared Photo Stream, uma opção para fazer backup e compartilhar suas fotos rapidamente (Foto: Divulgação)Shared Photo Stream, uma opção para fazer backup
e compartilhar suas fotos rapidamente (Foto:
Divulgação)

Shared Photo Stream

Por meio do aplicativos de Fotos, agora é possível compartilhar imagens com seus amigos que também usem o iOS 6 ou o MacOS X Mountain Lion, além do iCloud. As fotos são transferidas imediatamente para seus amigos, e podem ser usadas no iPhoto ou visualizada em seu Apple TV ou pelo iPad/iPhone/iPod, via Fotos. As imagens jogadas na nuvem não são contabilizadas em seu espaço disponível no iCloud, e a sincronização pode ser feita via Wi-Fi ou pelo 3G - assim, você certamente terá um backup 24 horas de todas as suas fotos, mesmo que você perca o seu telefone ou tablet.

Sistema

Agora os usuários do iOS poderão colocar músicas nos seus alarmes, algo que não apareceu nos rumores, mas com certeza já era aguardado por muitos. Houve também algumas melhorias na acessibilidade do iOS.

Disponível apenas para desenvolvedores, o beta do iOS 6 será liberado ainda nesta segunda-feira (11), e é compatível com iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPad 2, novo iPad e iPod touch de 4 geração. Alguns rumores diziam que o iPad 1 ficaria de fora das novidades, o que foi confirmado. Felizmente para os usuários do iPhone 3GS, os boatos que esse modelo ficaria de fora não se confirmaram.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Fernandes
    2012-06-13T00:17:26

    Não gostei do ios6! Eperava mais! Por outro lado gostei bastante do leopard mountain, foi muito mais produtivo!

  • Pedro Fonte
    2012-06-12T18:59:03

    Thiago Nunes Falou Tudo!

  • Diego Umbelino
    2012-06-19T17:13:05

    O Ipad 1 não entra por não ter uma memoria RAM acima de 256MB, o mesmo com Ipod touch 3º geração, e o iphone 3G . Os modelos não incluso no novo IOS 6, os anteriormente sitados contem 128MB de memoria RAM ! Pois esta atualização do IOS 6 sera a ultima suportada pelo Ipod touch 4G e Iphone 3GS, pois os ambos contem 256MB de RAM !

  • ProgramaDoJo
    2012-06-19T16:03:59

    Agora é esperar os fabricantes com Androide começar a copiar o IOS como sempre fazem.

  • Felipe Ito
    2012-06-12T11:32:34

    Uma vantagem bacana do Android é que se a fabricante optar por não atualizar. A comunidade pode fazer essa atualização por conta própria (geralmente só não atualiza se o hardware não suportar ou a performance não for boa). No caso do primeiro iPad, azar de quem o comprou. Ficou com um tablet que até hoje é limitado e que agora está oficialmente abandonado pela Apple.

  • Gabriel Barros
    2012-06-11T20:48:50

    Novamente a Apple mostra que está nem aí para o Brasil. Por que na matéria está escrito " Mandarim e Mandarim" ?

  • Pedro Fernandes
    2012-06-12T16:29:00  

    Sabe o que eu acho engraçado... Ver que chamam a Aple de inovadora mas todas as novidades do iOS 6 já existem a muito tempo no Android.

    recentes

    populares

    • Pedro Fernandes
      2012-06-12T16:29:00  

      A diferença q o no IOS funciona.

    recentes

    populares

    • Pedro Fernandes
      2012-06-12T16:29:00  

      hahaha.. Sempre tem um usuário de Android pra comentar isso!

  • Victor Alexandre
    2012-06-12T10:24:21  

    Notificações, cópia do Android, muita coisa q foi dita ae já existi. Unica coisa q ela fez é fazer uma cópia melhorada. Parabéns Apple =). Mapa 3D a Google já anunciou, mera tentativa de concorrer com eles. Mais ta filé todo. Antes de sofrer represálias de fansboys da apple eu admiro o designer dela, ta bonito. Android e iOS ambos tem suas vantagens e desvantagens. Que continuem assim, melhorando a cada dia e é nós q iremos ser beneficiados por isso *-*

    recentes

    populares

    • Victor Alexandre
      2012-06-12T10:24:21  

      A empresa da maçã já vinha planejando há algum tempo cortar de vez os serviços do Google de seu sistema operacional, e nos últimos anos comprou três companhias de localização e mapeamento - o Placebase, o Poly9, e o C3 Technologies. O resultado do investimento só veio a aparecer agora, com o anúncio dos novos mapas.

    recentes

    populares

    • Victor Alexandre
      2012-06-12T10:24:21  

      Curiosamente, o Google anunciou na última semana algumas novidades no seu serviço de mapas para smartphones, como a navegação offline e a própria tecnologia 3D. Tal anúncio levou a empresa de Mountain View a crer que a Apple desistiria de substituir seus mapas dos aparelhos iOS por ora, já que foi deixado claro que as novidades não estariam limitadas aos dispositivos com Android. Não foi o que aconteceu, no entanto. Via The Verge

  • Joelson Rocha
    2012-06-12T08:49:39  

    viva a concorrência, o medo da Apple e a perda de mercado para o android, deu uma pequena melhorada, mas ainda assim, o android é melhor e sempre será.

    recentes

    populares

    • Joelson Rocha
      2012-06-12T08:49:39  

      Android melhor?? kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Joelson Rocha
      2012-06-12T08:49:39  

      cada sistema tem suas qualidades e seus defeitos.a vantagem da apple era sua loja de app ainda continua melhor mas o android conseguiu diminuir essa vantagem. o android num bom celular é melhor que o iPhone até porque os componentes mais importantes dos produtos apple são feitos na SAMSUMG.

  • José Silva
    2012-06-13T08:40:55  

    Baita sacanagem! Ipad 1 fora!! Acabei de adquirir o meu, essas empresas não tão nem ai pro consumidor.

    recentes

    populares

    • José Silva
      2012-06-13T08:40:55  

      Ô seu zé silva. A não ser que o senhor queira utilizar o seu IPad 1 como bandeja para servir café somente, contente-se com o que o senhor já tem. Se a Apple não vai liberar o novo iOS para determinados aparelhos considerados ultrapassados é porque existe um bom motivo para tal. Quer coisa nova? Atualize-se.

    recentes

    populares

    • José Silva
      2012-06-13T08:40:55  

      É, eles fazem isso para que o consumidor consuma cada vez mais. Em menos de um ano o seu produto já está ultrapassado. A obsolescência programada, marca da revolução tecnico-cientifico-informacional.

  • Matheus Saldanha
    2012-06-12T17:02:46  

    Não vejo o porque da Apple abandonar o google maps, que já esta muito avançado, com serviços como o street view...

    recentes

    populares

    • Matheus Saldanha
      2012-06-12T17:02:46  

      O Google Maps não é o mesmo que o Google Navigation. No iPhone só tem o Google Maps, e o mesmo não tem navegação turn-by-turn como se tem (gratuitamente) nos aparelhos android. Os GPS disponíveis que realmente funcionam no iPhone hoje, são pagos e bem caros. Alguns até cobram uma taxa anual para atualização. Se fosse o caso de Apple se utilizar do Google Navigation, ela teria que pagar uma boa quantia ao Google. Esse serviço só é gratuito nos telefones com android porque o sistema operacional (android) pertence ao Google. Entendeu?