Câmera

20/06/2012 06h00 - Atualizado em 31/10/2012 15h53

O que é profundidade de campo ou DOF?

Juliana Sousa
por
Da redação

Profundidade de campo ("depth of field" em inglês, ou simplesmente DOF) é a relação entre o objeto focado e tudo o que está ao redor. Trocando em miúdos, ela define o quanto um objeto está focado em relação aos demais assuntos em uma cena.

Cachorro como objeto central da foto, em foco (Foto: Reprodução)Cachorro como objeto central da foto, em foco, em contraste com os demais itens em cena, que estão desfocados (Foto: Reprodução)

A profundidade de campo tem relação direta com o foco, com a nitidez de uma fotografia. São três os itens considerados para construi-la: a abertura de lente, distância focal e a proximidade entre o fotógrafo e o objeto. Você pode conferir as técnicas para deixar o fundo de fotos desfocado em artigo publicado pelo TechTudo.

Para que serve a profundidade focal?

Importante para dar a nitidez necessária ao objeto, cena ou modelo, a profundidade de campo também é a dica para quem quer fazer fotos com uma pitada de arte. O desfoque se tornou uma marca interessante para produzir composições sofisticadas. Retratos, por exemplo, se saem bem ao ter o efeito aplicado. Não à toa, o Photoshop implementou recurso com o mesmo efeito para gerar em fotos "prontas".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares