03/06/2012 17h49 - Atualizado em 04/06/2012 12h13

TechTudo na Computex 2012: conheça Taipei, uma capital cheia de tecnologia

Nick Ellis
por
De Taipei, Taiwan

Após 26 horas de vôo e outras 10 esperando as escalas nos aeroportos, o TechTudo finalmente chegou a Taipei, capital de facto e maior cidade de Taiwan, para a cobertura da Computex 2012, maior feira de tecnologia da Ásia e uma das maiores do mundo. O evento só será aberto ao público na terça-feira (05/06), mas amanhã (04/06) já teremos as conferências da Asus e Acer, que dão o pontapé inicial ao evento.

Fachada de um dos pavilhões da Computex 2012 (Foto: Nick Ellis)Fachada de um dos pavilhões da Computex 2012 (Foto: Nick Ellis)

Enquanto a Computex não começa, aproveitamos para conhecer um pouco de Taipei, uma cidade que respira tecnologia. Em seus vários shoppings, uma imensa quantidade de produtos como notebooks, tablets, computadores e fones de ouvido já impressionam os visitantes. E, ao final do dia, fomos conhecer o Taipei 101, o terceiro prédio mais alto do mundo, que é uma verdadeira façanha de arquitetura e engenharia modernas.

Um dos muitos shoppings de tecnologia de Taipei (Foto: Nick Ellis)Shopping de tecnologia em Taipei (Foto: Nick Ellis)

A tecnologia faz parte do DNA de Taiwan, e a Computex é parte fundamental desta verdadeira vocação. A feira chega à sua 32ª edição maior do que nunca, e seu sucesso tem sido um excelente cartão de visitas da ilha e suas empresas de tecnologia, como a Asus, Acer e Gigabyte, entre outras.

Taipei é uma bela cidade e, desde o primeiro minuto no aeroporto, algo que impressiona é a imensa quantidade de luzes LED, que estão em todas as partes. Os outdoors com anúncios de produtos de alta tecnologia estão em todos os lugares da cidade, que parece estar toda em obras, com muitas novas avenidas e viadutos sendo construídos em um ritmo frenético, como se estivesse sendo preparada para um futuro (ainda) mais agitado e próspero, com mais pessoas e mais carros circulando.

Taipei 101 (Foto: Nick Ellis)Taipei 101 (Foto: Nick Ellis)

O maior cartão postal de Taiwan é a torre Taipei 101, que foi construída em 2004 e até 2010 deteve o posto de mais alta do mundo. Apesar de não ter mantido o título, (que atualmente é do Burj Kalifa, nos Emirados Árabes), o Taipei 101 continua sendo um belíssimo prédio, além de uma obra-prima da engenharia e arquitetura. 

A torre é, inclusive, capaz de resistir a tufões e terremotos, que infelizmente são comuns nesta região. Mas antes de explicar o motivo para tanta segurança, vale a pena falar sobre o elevador da torre, que merece os aplausos pela sua incrível velocidade. O elevador do Taipei 101 foi reconhecido pelo Guinness como o mais rápido do mundo, com uma velocidade máxima de 1.010 metros por minuto. 

Elevador do Taipei 101 foi reconhecido como o mais rápido do mundo pelo Guinness (Foto: Nick Ellis)Elevador do Taipei 101 é o mais rápido do mundo, segundo o Guinness (Foto: Nick Ellis)

Para se ter uma noção da velocidade, o elevador sobre do 5º ao 89º andar em apenas 37 segundos! Com tamanha rapidez, subir pode provocar a mesma sensação de pressão nos ouvidos que muitas vezes acontece quando você decola ou pousa em um avião. 

Amortecedor de massa do Taipei 101 (Foto: Nick Ellis)Amortecedor de massa do Taipei 101 (Foto: Nick Ellis)

O segredo da segurança do Taipei 101 é o amortecedor de massa (“tuned mass damper”), uma esfera de mais de 700 toneladas e 5 metros e meio de diâmetro que fica suspensa entre os andares 87 e 92, e que torna o gigantesco prédio “flexível”, reduzindo o movimento da torre em até 40%. O movimento do amortecedor ajuda a contrabalancear tufões e terremotos, e a esfera pode chegar a se mover até 1,5 metro em raras ocasiões.

Amortecedor de massa do Taipei 101 (Foto: Reprodução)Localização do amortecedor de massa dentro do Taipei 101 (Reprodução)

Para saber mais sobre a história da Computex e sua importância para Taiwan, leia a excelente coluna de B. Piropo aqui no TechTudo. E fique ligado na nossa cobertura diária, que começa amanhã.

* O TechTudo viajou para a Computex a convite da Asus. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares