Sistemas Operacionais

15/06/2012 08h49 - Atualizado em 15/06/2012 11h47

TechTudo tira as dúvidas dos leitores sobre o Windows Phone

Allan Melo
por
Da redação

Faz algum tempo que vários leitores do TechTudo nos enviam, por meio das redes sociais, dúvidas sobre o Windows Phone a linha Lumia, da Nokia. Sabemos que o sistema é novo para nós, brasileiros, e que os aparelhos também guardam pequenas diferenças entre si. Por isso, com um Nokia Lumia 800 em mãos, e depois de usar o sistema a um tempo considerável, resolvemos aceitar o desafio e tentar responder todas as dúvidas.

Tirando as perguntas que tratavam do mesmo conteúdo e os comparativos com outros sistemas (calma, estamos preparando algo bem legal), reunimos tudo nesse texto aí embaixo. E se você não viu a sua resposta aqui, você pode abrir um tópico no nosso fórum. Se não for eu, outra pessoa vai te responder rapidinho.

Pronto? Vamos lá...
 

SOBRE O WINDOWS PHONE

Sobre o Windows Phone 7 (Foto: Arte)

- Quais as principais vantagens em se ter um Windows Phone? (de Leonardo Tabachi)
O principal diferencial do Windows Phone é o aproveitamento total do ecossistema criado pela Microsoft. Hoje, se você tiver um Xbox 360, usar um PC com Windows, usar o Office, o SkyDrive e o MSN (integrado ao Facebook) e gerir sua vida digital por uma conta Hotmail/Live, você verá como o Windows Phone te conectará a tudo isso de uma maneira simples e completa. Além disso, o Windows Phone é quase uma prévia do próximo Windows, com um design completamente diferente e uma interação com o sistema muito mais simplificada e intuitiva.

- A quantas anda a loja de aplicativos? (de João Henrique Viana)
Por enquanto, o catálogo de apps do Marketplace se parece muito com o antigo Android Market na época do Android 2.2, em quantidade e em qualidade. Há ótimos aplicativos famosos e úteis, como Facebook, Twitter, Foursquare, WhatsApp, Netflix, Skype, apps de bancos brasileiros, apps para exercício físico com rastreamento em GPS, apps de gerenciamento financeiro, esportes, notícias, e até alternativas aos apps oficiais de redes sociais, como o cliente de Twitter Seesmic. Ainda assim, faltam grandes destaques como o Kindle, Zínio, Instagram, Viber (por enquanto restrito às mensagens, sem ligações), e jogos bem produzidos como o Angry Birds Space e os títulos da Gameloft.

- Jogos, como são? (de Robson Diego) | A loja de app do windows phone tem jogos legais como titulos famosos ou só joguinhos em flash? (de Neto Torres)
A jogabilidade é a mesma dos outros smartphones, com muitos games abusando das telas sensíveis ao toque, como o Fruit Ninja. Existem vários títulos diferentes e de boa qualidade, mas a maioria deles é composta dos chamados "jogos casuais", então não espere por agora títulos bem imersivos e complexos, como algum Final Fantasy da vida (UPDATE: Ops! Lançaram o primeiro RPG para Windows Phone ontem, e por acaso é o Final Fantasy... mas você entendeu, vai). Um diferencial muito agradável - se você tiver um Xbox - é o fato de vários jogos do WP7 serem integrados a Xbox Live, ajudando você a acumular mais pontos na sua conta.

Ainda assim, tanto em qualidade quanto em volume os títulos do Windows Phone ainda não se comparam aos jogos lançados para Android e iPhone. O problema não é nem o desempenho dos telefones, mas a (ainda) baixa popularidade e pouca estimativa de retorno (seja financeiro, seja em exposição). Para se ter ideia, a Rovio, produtora do Angry Birds, até agora só lançou a primeira edição do seu jogo no WP7. A tendência, obviamente, é que isso melhore em pouco tempo.

- Tem opção de alterar temas gráficos? (de Ebenézer Nunes Marques)
No quesito "personalização", o Windows Phone é um meio termo entre o Android e o iPhone: não tão livre, nem tão restrito. Por padrão, você pode mudar as cores dos quadrados da tela principal (as Live Tiles) e trocar as cores de fundo (branco ou preto), bem como colocar papéis de parede no menu e na tela de bloqueio do telefone. Você também pode baixar alguns apps e adicionar novas funcionalidades e personalizações às Live Tiles, trocando os ícones e até inserindo fotos. Ainda assim, nada terá o poder de descaracterizar o telefone de seu desenho padrão, ao contrário do que é permitido no Android.

- Tem como usar arrastar-e-soltar para transferir arquivos de/para um Windows Phone no Windows Explorer (e em outros sistemas)? (de Fabiano Forte)
Oficialmente, não. O Windows Phone usa o Zune para sincronizar mídia no Windows, assim como o iTunes, com o iPhone. No Mac, há um aplicativo chamado Windows Phone Connector que separa bem os arquivos (fotos, vídeos...). É até compreensível, de qualquer forma: a Microsoft esconderá cada vez mais esse tipo de operação no Windows 8. A intenção é você deixar que o computador trabalhe por você nesse quesito. Tudo o que você vai precisar fazer é organizar suas coisas dentro de seus aplicativos. Mas também defendemos "o nosso lado", de ser livre para fazer isso e manter nossos velhos hábitos.

- Rodará aplicativos criados em HMTL5? Terá suporte a outros navegadores? (de Anderson Fernando Da Silva)
O Internet Explorer do Windows Phone suporta aplicações em HTML5 sim, e nesse quesito a Microsoft até se gaba de ter o melhor desempenho, frente aos outros sistemas.
Quanto aos outros navegadores, pelo menos na versão atual não há nenhuma opção disponível no Marketplace. É possível que outros navegadores possam coexistir em um futuro próximo, mas assim como no iOS, não é possível indicar qual é o seu navegador preferido e usá0lo por padrão. Falando nisso, o mecanismo de busca padrão do Windows Phone é o Bing, e não é possível trocar para outros serviços, como o Google.

- Quando a Microsoft vai terminar o Windows? (de Uillian E Fabiana)
Esperamos, sinceramente, que nunca.

- Quando sai a atualização para o Windows 8 ? (de William Bandeira)
O Windows 8 como já conhecemos, para PCs, não rodará nos telefones, mas espera-se que uma versão muito próxima em funcionalidade, provavelmente usando os mesmos mecanismos internos (kernel) do Windows, esteja sendo feita exclusivamente para os smartphones. É o que estão chamando de "Windows Phone 8 Apollo".

- Da tela azul no Windows Phone? (de Henrique Victorino)
A famosa tela azul eu não vi e suponho que não tenha, mas já consegui (depois de muito esforço) sobrecarregar e travar um Windows Phone. Me perguntei como eu daria Ctrl + Alt + Del no momento, mas 10 segundos apertando o botão Power resolvem o problema.

- Aplicativos como Instagram e os demais, eles ja pretendem fazer parceria com eles?? (de Douglas Almeida)
Faz pouco tempo, mas desenvolvedores do Instagram soltaram um boato de que lançariam a versão para WP7 antes do Android. Bem... isso não aconteceu, mas certamente eles têm em mente essa portabilidade. A Rovio, dos Angry Birds, também já está desenhando seus games para o sistema da Microsoft. Faltam ainda algumas poucas, como Gameloft e Flipboard, mas talvez seja só questão de tempo.

- Tem como colocar senha na tela inicial? (de Diego Lopes)
Tem sim. Basta ir em 'Configurações' > 'Tela de bloqueio' e ativar a opção 'Senha'.

- Rola ou não rola Skype? (de Marcelo Innocencio)
Já está rolando. :)

- Se vai existir algum tipo de interação entre o Windows Phone e o Xbox? (de Rafael Aragão)
Não só já existe, como podemos ver com o jogo Kinectimals (você joga com o mesmo bicho no Xbox e no Windows Phone), como também vai ficar ainda melhor. A tendência é que em um futuro muito próximo você possa até usar o Kinect integrado ao Windows Phone.

- A atualização para o Apollo cobrira os telefones da geração atual? (de Jonatan Junior)
Considerando que os testes estão sendo feitos em smartphones com hardware econômico, como o Lumia 610, é bem possível que todos os smartphones ganhem o upgrade. Ao menos com o Lumia 800 nós estamos bem confiantes.

- Acho q alguem ja fez essa pergunta, mas a transferencia d arq sem a nescessidade d wires , win to win n seria ma ideia? (de Tiago Silva)
Realmente não seria, mas ninguém até agora disse nada sobre o assunto. Considerando, no entanto, que a empresa está tentando criar um ecossistema intuitivo e simples, eu apostaria que essa funcionalidade venha com o Windows Phone 8.

- Não achei nenhuma opção de utilizar minhas músicas como toque ou alarme. Existe alguma opção ? (de Danilo Signorini)
É um pouco restritivo, mas dá pra fazer. O arquivo de áudio do ringtone deve estar na extensão MP3 ou WMA, ter menos de 40 segundos de áudio, ser menor que 1 MB e estar livre de DRM (proteção contra direitos autoriais). Cumprindo essas especificações, basta abrir o Zune e selecionar o arquivo de áudio como uma música qualquer. Feito isso, entre em 'Edit Song Info' e troque o gênero musical para "Ringtone" (sem aspas). Depois, basta iniciar a sincronização com o seu Windows Phone, e ele estará na lista de Alertas e Toques.

SOBRE OS NOKIA LUMIA

Sobre o Nokia Lumia (Foto: Arte)

- Meu sonho é ter esse celular com teclado QWERT. (de Vanessa Ferreira)
Se você não estiver satisfeita com o teclado QWERT virtual dos modelos atuais, cruze os dedos: alguns rumores indicam que a Nokia já está preparando um Windows Phone com teclado QWERT físico.

- Como fazer para instalar (e fazer funcionar) o software da Nokia no PC? Já instalei mais meu PC continua não reconhecendo meu celular, e com isso não consigo fazer transferência de dados. (de Luiz Alberto Araujo Spelta)
Na verdade o Lumia não usa o Nokia PC. Esse programa é usado para gerenciar os smartphones da marca que utilizam o Symbian. O programa que você deve baixar e usar para o Lumia é o Zune, da Microsoft.

- Sobre o Windows Phone e a parceria com a Nokia, há previsão do sistema ser compatível com o acessório SU-33WB de TV Digital? (de Luís Felipe Tomazini)
Se eles realmente planejam fazer isso, ao menos ainda não revelaram nada. Acredito que não, uma vez que o Windows Phone nem tem suporte a TV Digital.

- Porque o Nokia Lumia 800 nao tem camera frontal? (de Luiz Felipe Camanho)
Na época do seu lançamento, representantes da Nokia haviam declarado que o Lumia 800 não seria o modelo top de linha. Na verdade esse título pertence ao Lumia 900 (esse sim tem a câmera frontal). A proposta do 800, de verdade, não é ser o melhor dos melhores, mas um telefone bom e acessível (tanto que você pode até encontrá-lo em operadoras por menos de R$ 1 mil).

- Lumia 710 vai ter atualizacao para outra versao do windows phone...caso saia 8 (de Marcelo Flycross Nascimento)
Considerando que a Microsoft e a Nokia andam testando o Windows Phone 8 no Lumia 610, que tem um hardware mais restrito que o Lumia 710, então é bem provável que o seu modelo ganhe a atualização para o WP8 sim.

- A câmera tem flash? Tem câmera frontal? (de Morena Rosa)
Sim, a câmera traseira tem um ótimo flash com dois LEDs branco. Quanto a câmera frontal, apenas o Lumia 900 tem essa mordomia.

- Cartão micro SD é realmente desnecessário??? (de Daniel Franco e Thiago Prado)
Sabemos a praticidade que um cartão micro SD traz ao telefone, mas há uma outra consideração que deve ser feita sobre o assunto: a qualidade do cartão afeta e compromete a estabilidade do sistema. A questão é que cartões mal fabricados geram alguns problemas internos que diminuem a performance do sistema como um todo. Por conta dessa variação, inclusive, alguns smartphones Android eliminaram a entrada para cartões SD.

- Quando irão fazer um smartphone bom dessa marca? (de Leo Ferreira)
Apesar de não rodar Windows Phone, o Nokia PureView tem se mostrado bastante promissor aos insatisfeitos com a linha Lumia.

Nokia Lumia 800 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Nokia Lumia 800 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Araujo
    2012-06-22T22:15:39

    Tenho um lumia 710, quando poderei compartilhar a internet ( internet sharing / hotspot ). Apesar de ter a opção no manual do celular o aparelho não tem essa opção.No

  • Adinei Gazani
    2012-06-21T13:25:14

    "o mecanismo de busca padrão do Windows Phone é o Bing, e não é possível trocar para outros serviços, como o Google." + 1 motivo para não comprar Windows Phone.

  • Angelo Costa
    2012-06-19T10:59:00

    Excelente matéria, estou a 1 mês me aventurando num Windows Phone 7.5 Mango e sinceramente estou gostando, como foi dito na matéria a Marketplace ainda carece de boas aplicativos mas acho que isso num curto período de tempo está-lá solucionado, o S.O em si é muito bom e deixa você sincronizado com seus contatos nas redes sociais e até agora meu HTC HD 7 não travou ( coisa que meu antigo S2 com Android isso era frequente) ... Falta mas um pouco de liberdade para mexer mas isso com o tempo vai ficando mas fácil.

  • Adão Mendes
    2012-06-18T10:31:12

    Excelente matéria, finalmente uma revisão lúcida dos Windows Phone de segunda geração. O Sistema Operacional atingiu um ponto de maturidade incrível e funciona 100% sem engasgos e com agilidade impressionante. Tem suas limitações ou defeitos, como todas as plataformas, mas certamente é uma ótima compra. Eu tenho um Nokia 710 e estou muito contente com ele. O aparelho me atende em praticamente todas as suas formas e, na minha visão, nenhum consegue ser tão simples pra acessar seu conteúdo. O Visual em ladrilhos é arrasador e agiliza demais a utilização do smartphone.

  • Jarbas Freire
    2012-06-18T10:04:25

    Tenho um defy, mas confesso que esse aparelho me chamdou atenção. Até que a matéria ficou boa.

  • Marcelo Ferraresso
    2012-06-15T16:39:46  

    Windows Phone? Deus que me livre. Não quero nada que venha da Microsoft, muito menos algo que tenha WINDOWS no nome...

    recentes

    populares

    • Marcelo Ferraresso
      2012-06-15T16:39:46  

      Marcelo Ferraresso vai usar primeiro antes de falar besteira meu querido !!!

    recentes

    populares

    • Marcelo Ferraresso
      2012-06-15T16:39:46  

      Faltou a argumentação para explicar sua opinião. Logo ela parece estar sem qualquer fundamento. Pra começar o ódio pelos produtos da Microsoft. Deve achar simples lançar um sistema operacional robusto e com alto nível de segurança que funcione em plena forma em milhares de configurações diferentes como faz o Windows, não é?

  • Zildo Marinho
    2012-06-15T13:06:48

    Finalmente um review sem ser tendencioso... Tenho um Lumia 800 e estou mega satisfeito. E olha que eu nunca gostei do Windows... esse com certeza me conquistou de vez. E respondendo à pergunta, SIM, vale a pena comprar um Windows Phone. E vale a pena migrar também.

  • Vinícius Rios
    2012-06-17T21:02:09  

    Parabéns pela matéria. Minha cunhada acabou de comprar um Lumia 800, e gostei muito do desempenho do aparelho. Tanto o touch é confortável, quanto a tela é perfeita no seu contraste. Em breve farei o mesmo, e deixarei de utilizar a velha e cansada maça.

    recentes

    populares

    • Vinícius Rios
      2012-06-17T21:02:09  

      O mais impressionante da tela do Lumia 800 é preto por conta da tecnologia Clear Black da Nokia, é absurdamente preto! os aplicativos ficam com uma apresentação muito boa na tela da Nokia.

  • Rapanelli
    2012-06-17T15:29:12

    Ótima reportagem Allan, Só me permita uma correção, o modelo do Lumia que custa menos de mil reais é o 710. Abraços

  • Rodolfo Capaluto
    2012-06-16T20:47:48  

    Galera acho que esses aplicativos que são conhecidos dos sistemas ios e android como o instagram e os demais a loja do wp ja tem umas opções boas que nem precisam ser esses conhecidos acho que as pessoas vão mais pelo estatus de dizer que tem esse aplicativo no cel.acabei de pegar uma dica ai da galera e instalei o EyeEm muito bom e parece ou tem as mesmas funções do instagram.se não for me corrijam se for o caso.

    recentes

    populares

    • Rodolfo Capaluto
      2012-06-16T20:47:48  

      Exato, o EyeEm tem todas as funcionalidades do Instagram e funciona tão bem como. Vale lembrar que os aplicativos de renome, até como explicou a matéria, estão presentes no Windows Phone 7.5 e funcionando muito bem. Aquele que, por acaso, ainda não tenha sido lançado, geralmente possui semelhante que funciona da mesma maneira.

  • Guilherme Manso
    2012-06-16T18:47:05

    Excelente matéria!! Só encontrei dois erros, que gostaria de serem consertados: - Há SIM uma versão de app oficial do Kindle. Amazon Kindle - NÃO é possível colocar uma imagem como plano de fundo do menu, só na tela de bloqueio. Uma maior personalização deve vir no WP8, como podemos ver no Windows 8 (algumas imagens pré-definidas como plano de fundo)

  • Wikolu Aroldo
    2012-06-15T23:18:09

    Seria melhor se algum hacker fizesse rodar algum aplicativo com o VIVO DIRETO, o novo rádio da Vivo, pois meu plano tem o servico e funciona no iphone, mas nao tem nem um aplicativo que trave e destrave para eu apertar no touch. Imagina que legal ...

  • Rodolfo Capaluto
    2012-06-16T20:48:07

    .COMPREI MEU WP7 NO DIA QUE FOI LANÇADO AKI EM FORTALEZA E EU NEM SABIA,TINHA UM PROMOTOR DA NOKIA COM ELE AI GOSTEI DO APARELHO E ACABEI COMPRANDO SEM SABER QUE ESTAVA SENDO LANÇADO NAQUELE DIA.COMPREI CARO POR MIL CONTO MAIS ESTOU MUITO SATISFEITO E RECOMENDO.

  • Rafaela Cavalcanti
    2013-09-04T09:54:03

    Desculpa! Preciso de AJUDA. De repente apareceu a foto de uma banda "que nem conheço" como imagem de fundo no Música+Vídeo e eu não sei como tirar =(

  • João Junior
    2012-08-17T22:21:45

    da pra ver tv on line ??

  • Glauber Santos
    2012-06-15T15:27:37

    Tiago.... hummm se entendi bem vc quer algo como o whatsapp ou Viber? Se for este o caso o WP tem sim estes apps e muito mais. Há outros apps de envio de mensagens como ebbudy com senhas mas confesso que nunca usei. Sobre o bloqueio do celular e localização a MS mesmo tem um serviço para isso que sim é bem parecido com MazeLock.

  • Leonardo Oliveira
    2012-06-15T13:17:07

    Realmente...reforçando a opinião dos colegas a baixo, o artigo foi muito bem feito além de bastante franco. Com opinião de alguém que realmente uso o sistema.

  • Leonardo Oliveira
    2012-06-15T11:36:25

    Caro Bruno Paroli, Obviamente suas musicas compradas na Nokia Music Store vão tocar no Lumia com Windows Phone, pois ele já vem com o aplicativo da loja de musicas da Nokia, (em nenhum momento disseram que ele não toca musicas da loja da Nokia oO), assim como todas as musicas do seu computador vão tocar no Windows Phone (sejam piratas ou compradas em lojas on-line).

  • Fernando Cardoso
    2012-06-15T11:34:13

    Bom dia! Não entendi direito como criar ringtones. Como acesso o Edit Song Info no Zune ? Posso fazer um toque musical para avisos de calendário? O toque de calendário é muito baixo e curtinho, daí às vezes passa batido meus compromissos por eu não ouvir o toque. Se possível, fvr informar como fazer para mudar o toque de calendário passo a passo. Obrigado!

  • Fabio Dornellas
    2012-06-15T11:10:56

    Tenho um Lumia 800 e estou completamente satisfeito com o aparelho. Muito ágil, simples e robusto. Quanto a limitação de aplicativos, recomento que antes da compra, seja feita uma pesquisa pois a oferta ainda é pequena, mas nada que atrapalhe um usuário comum.

  • Glauber Santos
    2012-06-15T10:40:48

    Muito bom artigo parabéns ao colunista. Qualquer usuario de WP sabe que o sistema tem muitaaaa coisa a melhorar, mas já dá pra perceber que tem muitoooo potencial. É leve, bonito, intuitivo, simples e principalmente original. Claro não tão maduro quanto iOS e Andorid.... mas já coloco o WP a frente deste ultimo por toda a integração fluidez e simplicidade. Pelo menos alguem na techtudo usou de verdade o windows phone antes de falar bem ou mal e quando falou foi de maneira imparcial.... sinceramente parabéns.

  • Maurício Zaffalão
    2012-06-15T10:09:52

    Tenho um Samsung Omni W, ele é Windows Phone. Minha esposa tem um Iphone 3. Então posso dizer realmente que prefiro o Windows Phone. O que chama a atenção e a integração de seus contatos do Facebook e Windows live com os telefônicos. Shoow !!! Programa leve permitindo um manuseio ágil a todas funções, rolagem fotos vídeo. Sem dúvida prefiro o Windows Phone. Acredito que vem para bater de frente com os concorrentes, e se continuar tendo atenção dos desenvolvedores pode dominar o mercado!!

  • Igor Busch
    2012-06-15T16:18:33  

    Sem falar que a Nokia está com a tela gorila glass , que no meu caso funciona muito bem ja testado várias vezes .................iphone tela de vidro boa sorte quem tem e cuidado ok ,....

    recentes

    populares

    • Igor Busch
      2012-06-15T16:18:33  

      Esse Gorilla Glass deveria ser mais comentado, porque é impressionante a segurança que proporciona. Conheço uma pessoa com um Samsung S2 e um rasgo no meio da tela. São frágeis demais. Sinceramente pagar 1.500 reais num produto que pode cair da sua mão e destruir-se? Difícil. A Nokia deveria fazer mais comercial sobre o assunto. Do mesmo jeito que as "costas" emborrachada. Isso dificulta muito as quedas, a pegada do aparelho é imensamente superior as superfícies de metal ou plástico. Sem qualquer comparação.

  • Glauber Santos
    2012-06-15T15:24:55  

    Getulio Neto: Duvido muito que a Nokia abandone o WP. A parceria entre Nokia e Microsoft é para alguns bons anos. E a Nokia abandou de vez o desenvolvimento so symbia, começar outro sistema do zero seria um tiro no pé. Além do mais a empresa esta entrando de cara no Windows Phone, prometendo varios outros aparelhos (inclusive de mais baixo custo) além de tables com wondows 8. E sempre existe a possibilidade de a MS abrir a mão e comprar a Nokia.

    recentes

    populares

    • Glauber Santos
      2012-06-15T15:24:55  

      Não existe chance da Nokia abandonar, principalmente porque várias agências apontam o Windows Phone no mesmo patamar dos outros em alguns anos. Vale lembrar que o Windows Phone só atingiu seu melhor nível há poucos meses atrás. Android mesmo levou quase 2 anos pra atingir um nível decente e, ainda assim, está muito atrás do IOS. Já o WP conseguiu igualar, senão até superá-lo.

  • Jose Lopes
    2012-06-15T15:20:22  

    quantidade de apps não indica qualidade. exitem milhares de apps da apple store e do android que não servem para nada. sem falar que a integração com windows é algo que não se deve subestimar. o lumia só não pegou ainda pois o mercado tá dominado pela samsung e apple, mas isso vai mudar, ainda mais quando chegar o windows 8 aos tablets ai voces vão ver competição acirrada. este celular é ótimo, lindo e funcional além disto, ter iphone que não conversa com nada só com produtos apple? se voce nao tem um mac em casa ter iphone é burrice.

    recentes

    populares

    • Jose Lopes
      2012-06-15T15:20:22  

      Super concordo!