07/06/2012 02h30 - Atualizado em 07/06/2012 02h30

Tour pelo 'quartel-general' mostra os bastidores da Asus

Nick Ellis
por
Da Computex 2012

A Asus abriu para um tour, nesta quarta-feira (6), seu "quartel-general" em Taipei para o qual foram convidados jornalistas e blogueiros do mundo inteiro. Chegamos ao prédio pela manhã, e encontramos logo uma Mona Lisa high-tech, toda feita com placas-mãe e componentes. 

Mona Lisa feita com placas-mãe chama a atenção na entrada da Asus (Foto: Nick Ellis)Mona Lisa feita com placas-mãe chama a atenção na entrada da Asus (Foto: Nick Ellis)

 

A próxima parada foi com a equipe da Asus Design, responsável por criar a "cara" dos computadores e componentes da empresa. A empresa tem três escritórios de design ultra-secretos, um localizado em um dos andares da própria sede, e outros dois em Shangai e Singapura. Um dado interessante sobre a Asus é que, dos 11 mil funcionários que a empresa tem no mundo inteiro, 3,5 mil são dedicados à pesquisa e ao desenvolvimento. 

Notebooks desenvolvidos pela equipe da Asus Design (Foto: Nick Ellis)Notebooks desenvolvidos pela equipe da Asus Design (Foto: Nick Ellis)

 

 

Na conversa, descobrimos como funciona o processo de pesquisa e desenvolvimento para se criarem produtos originais como o Asus W1 de 2004, primeiro notebook de carbono, o Asus S6 de 2006, primeiro a ser equipado com couro de verdade, e o Asus Bamboo U6 de 2008, feito com bambú, um material sustentável. Além, é claro, do Eee PC Seashell de 2009, que deu início a febre dos netbooks, que depois perderam espaço no mercado com o lançamento do primeiro iPad e a chegada dos tablets Android. 

A seguir conhecemos mais sobre a tecnologia de áudio SonicMaster, que a empresa considera um diferencial de seus produtos, que contam com qualidade de som que só pode ser equiparada com aos equipamentos da Apple.

Implantação da tecnologia Thunderbolt

A equipe de componentes, responsável pela implantação da tecnologia Thunderbolt nos produtos da empresa, falou sobre o excelente desempenho desta solução, que está sendo adotada em larga escala pela indústria. A equipe fez uma apresentação dos produtos, tanto em versão onboard quanto em uma placa separada, a ThunderboltEX. Outro destaque da apresentação da equipe foram as novas placas gráficas MARS III e MATRIX HD7970.

AiCloud

A última parada foi com a equipe responsável pelo desenvolvimento do serviço de armazenamento na nuvem da Asus, o AiCloud. Para a Asus, as soluções disponíveis no momento (incluindo o Dropbox e o Google Drive) são desnecessariamente complicadas. A nuvem da Asus é multi-plataforma e vai rodar no iOS, no Android e nos principais navegadores em PCs com Windows e Macs. Para participar, é só comprar um dos modelos de roteadores compatíveis da Asus. O AiCloud será lançado em julho deste ano na App Store do iOS e no Google Play do Android. 

Funcionários da empresa conta com academia completa (Foto: Nick Ellis)Funcionários da empresa conta com academia completa (Foto: Nick Ellis)

Depois das apresentações pudemos conhecer um pouco mais do escritório da Asus, localizado em um prédio com academia, quadra de esportes e outras facilidades para os funcionários. 

* O TechTudo viajou para a Computex a convite da Asus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares