Sistemas Operacionais

18/07/2012 17h02 - Atualizado em 18/07/2012 17h51

A balada sem graça da Nokia

Elis Monteiro
por
Para o TechTudo

A essa altura do campeonato, até as ingênuas moçoilas que caíram no conto do pobre apaixonado que perdeu o amor na balada já sabem que tudo não passava de uma estratégia de divulgação do PureView 808, da Nokia, o tal celular com câmera de 41 megapixels. Muitos se sentiram traídos, outros frustrados, mas a verdade é que nunca houve uma história de amor de verdade entre Daniel e Fernanda. Ai, que dó (enxugando as lágrimas…)!

Quer saber? Que dó que nada! A ideia me pareceu meio mixuruca desde o início. Daniel encontrou a mulher da vida dele numa balada. Rolou uma “química legal” entre eles, embora não fique claro se houve troca de beijos ou carícias. A moça anota seu número de telefone num papel, que ele, ora pois, perde! No ato seguinte, o pobre se desespera, grava um vídeo no qual conta que a conheceu na Casa 92 (em Pinheiros, na capital de São Paulo) e que precisa de ajuda para encontrá-la. Na era das redes sociais a história poderia até ser verdade, mas as sirenes soaram todas ao mesmo tempo assim que as românticas de plantão deram início ao tiroteio de cliques que marca o clássico movimento de compartilhar na timeline do Facebook. Ohhhhnnnnnnnn, que romântico é o Daniel, que gracinha! Vamos ajudá-lo a achar a Fernanda, mesmo tendo sido burro o suficiente para não gravar o número da Fernanda na memória do telefone! Decorar, então, nem pensar, né? Se era a mulher da vida dele, ele perdia a cartela de consumo da balada mas não perdia o papel!

Comecei a ter raiva do Daniel nas primeiras cenas daquele torpe vídeo que encheu nossas timelines de coraçõezinhos vermelhos animados, pulsando. Com tanta coisa pra fazer e tanta causa pra apoiar, por que cair na esparrela de ajudar o mané a pegar a guria se nem guardar um papel o maluco consegue? A raiva não era nem tanto pelo vídeo – eu já tinha certeza, assim como todos que trabalham com internet, de que era uma tentativa de viral, só não sabia de que. Fiquei com raiva foi dos Ohnnnnnnnnnnnns, que romântico o Daniel!


É claro que muitos caíram na historinha e certo burburinho se formou, desses que só quem frequenta assiduamente as redes sociais sabe como funciona. Como esses segredinhos não duram muito tempo, mais cedo ou mais tarde alguma agência assumiria a autoria do viral. Ou o tal conto da carochinha teria uma continuação – essa era a minha maior preocupação, porque daria início ao ciclo novamente. Até que aparece a Nokia na história! Ops, o que a Nokia está fazendo aqui?

Como na Finlândia a maré não está pra peixe, assim que as redes sociais descobriram que Daniel era um engenheiro de produção (na verdade, amigo de um dos sócios da agência que criou a peça) e que Fernanda nunca existiu, a vítima passou a ser o celular. Pobre PureView, só queria mostrar o poder dos seus 41 megapixels!

Daniel na baladaDaniel na balada (Foto: Reprodução)

Mas como é que a câmera do celular entra na história? É assim: depois que Daniel sofre e chora e se descabela com medo de nunca mais encontrar a Fernanda, tendo chegado a espalhar cartazes de PROCURADA pela cidade – com aquele desenho que parece ter sido feito pelo meu filho de quatro anos – ele recebe um SMS pedindo pra checar o mural do Facebook. Lá, a grande surpresa: um cara postou um vídeo afirmando ter estado na mesma balada que Daniel, no mesmo dia. Como coincidência pouca é bobagem, o paparazzo amador não só tinha fotografado Fernanda com Daniel como a incrível capacidade da câmera de capturar detalhes tinha pescado… o número de telefone da Fernanda no papel no exato momento em que ele o entregava a Daniel! Uau! Uau! Uau!

No meio dessa história tão comovente, deixei meus sentimentos de lado – coisa feia, Elis, cadê seu romantismo? – pra listar algumas partes do vídeo que pra mim não fazem o menor sentido:

Daniel vai a um estúdio de tatuagem fazer o retrato-falado (mal feito) da Fernanda.

- É sério isso? Existe esse tipo de serviço? Caso exista, eles permitem que crianças menores de seis anos trabalhem lá? Porque, cá entre nós, aquele desenho faria o maior sucesso no maternal;

Daniel caça a Fernanda no Facebook sem saber seu sobrenome

- Que Daniel tem problemas a gente sabe… perde o papel, fica obcecado por uma mulher com a qual mal trocou algumas palavras… mas daí a caçar a Fernanda no Facebook sem saber seu sobrenome? Em quase um bilhão de pessoas que estão hospedadas na casa de Mark Z., quantas Fernandas há? (essa eu queria mesmo saber, alguém se dispõe a contar, correndo o risco de parecer tão desocupado quanto o Daniel?).

Uma pessoa foi capaz de reconhecer a Fernanda com "aquele" retrato-falado

- Depois que o pobre enamorado publica no Facebook o retrato-falado, aquele bem ruinzinho, uma pessoa foi capaz de reconhecer a Fernanda. Daniel, claro, saiu em disparada para achá-la na Oscar Freire, onde ela trabalha, de acordo com a fonte superconfiável da rede social. Em suas mãos, um buquê de flores. Em seguida, Daniel irrompe na tal loja, mas não fica muito claro o que acontece lá – ele encontra uma menina aos beijos com um cara? Ou estava lembrando dos amassos que dera na Fernanda durante a balada, que na verdade nunca existiram? Essa parte toda é muito nebulosa, porque ele sai da loja revoltado e joga as flores fora, o que nos deixa com a sensação de que ele tinha visto o que não queria ver. E ainda chega em casa com a maior cara de psicopata, com olhos esbugalhados e tudo mais! Muito medo nessa hora!

Daniel cola cartazes com o mesmo retrato-falado (é sério?) da Fernanda na rua

- A intensidade do drama da cena em que ele cola na rua o cartaz com o retrato-falado só pode ter uma explicação: durante a balada ela secretamente confessou que era filha do Eike Batista. Só isso explicaria aquele desespero todo! As Mães da Sé são menos dramáticas, sério!

E aí aparece o PureView...

- A única conexão com o lançamento do PureView vem do tal vídeo postado no mural do Daniel, com o flagrante da foto da Fernanda e do papel com o telefone dela. Ou a Nokia quer linkar o PureView ao amor? Mas se for amor mesmo, o preço do aparelho não devia ser mais, digamos, generoso? Porque o amor de verdade o é…

...já a Fernanda, ficaremos sem conhecer

- Para nosso desespero, a Fernanda não aparece! Poxa, faltou verba para contratar uma atriz? Todo mundo ficou com vontade de compará-la com o retrato-falado feito no estúdio de tatoo…

O que poderia ser um viral de sucesso (quase 900 mil views, ou seja, deu certo) acabou gerando certa repercussão negativa para a Nokia. Ou ela prefere o tal “falem mal, mas falem de mim”? No Youtube, o número dos que não gostaram do vídeo que desvenda o mistério é quase três vezes maior. Mas será por conta da patacoada toda que expus aí acima ou a mágoa ficou por conta do preço do PureView (R$ 2 mil)? Ou porque ninguém consegue aceitar o fato de um celular com 41 megapixels rode Symbian (ainda que Belle)?

Eu não gostei de nada, apesar de achar o máximo um cameraphone desse porte e de estar doida pra testar a lente do bichinho. Mas que a Nokia podia ter passado sem essa, podia. Deixou muita gente frustrada, afinal, havia torcida pelo final feliz do casal; muitos saíram dessa curiosos (e a Fernanda, e a Fernanda, cadê?); outros tantos, chateadíssimos com a revelação de não há amor de verdade, apenas marketing. E dentre os céticos e cínicos, a frustração foi descobrir que há coragem no mundo para cobrar Duas Mil Dilmas por um aparelho que roda um sistema operacional condenado. Cuidado, Nokia, não há amor que dure para sempre…

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Figueiredo
    2012-07-22T20:07:23

    Elis, suas matérias são decadentes, pra alívio dos leitores to Techtudo, sugiro que você mude de ramo. Vai fazer artesanato. Fica a dica!

  • Bernardo Maciel
    2012-07-22T15:00:04

    Ah tem mais, estou so esperando o lançamento doLumia 900 que vem junto com o Pureview pra comprar o meu.

  • Artur Santos
    2012-07-22T12:32:47

    Sinceramente, essa matéria me faz pensar que o Techtudo tbm faz parte dessa campanha contra a Nokia, foi só uma estratégia de Marketing, não precisavaa dessas críticas todas, e o celular, a meu ver, é bom mesmo, há tempos sou curioso pra ter um celular com Android, a Nokia lançou o N8, comprei e não me arrependi, mas falei: o próximo será um android, agora ela lança o 808, já estou na dúvida de novo.

  • Luiz Matheus
    2012-07-25T22:36:28

    Teoria da conspiração é doença hein, grandes marcas não querem derrubar a Nokia, ela fez isso sozinha. Mas eu achei uma porcaria de marketing mesmo, uma droga de péssimo gosto, já tive uns 9 Nokias e sei que eles são ótimos, mas não precisava de apelação pra uma propaganda, quando suas concorrentes como "Samsung" e "Motorola" fazem propagandas que mostram recursos do aparelho sem abusar do tempo de seus clientes! Sobre a maçã são nichos de mercado diferentes, ela nem é concorrente direta! E sobre o Symbian, deveria ter mais espaço, mas não "vingou", então é hora do Android!... #Fato

  • Anderson Pimentel
    2012-07-20T12:02:47

    engraçado que agora apareceu um monte de gente dizendo que ja sabia que era um jabá ¬¬'. agora me pergunto, como é que o tech tudo permite que uma reporter de m. dessas publique um artigo à la TV FAMA desses? Outra coisa, não sabe escrever o nome do big boss do facebook e coloca Mark Z. lamentavel. mas aí vai pra sra dona Elis, o certo é Mark Zuckerberg (e eu nem joguei no google)

  • William Carvalho
    2012-07-19T23:48:14

    Realmente, tá parecendo fofoca mesmo. Lamentável!

  • Leonardo Arcanjo
    2012-07-19T22:39:00

    Pensei que os artigos da Tech tudo falasse apenas sobre o mundo da tecnologia. kkk

  • Pks.tnt
    2012-07-19T20:39:32

    Tudo bem que o nome do site é "TechTudo-a tecnologia descomplicada". Mas não precisa descomplicar tanto assim ao ponto de se analisar a propaganda do produto em vez do próprio produto. Como disse o colega aí embaixo, parece fofoca. Volta pra Revista Caras, Elis Monteiro (autora da matéria).

  • Henrique Morais
    2012-07-19T19:51:55

    Perdi a vontade de ler a materia logo no começo, Primeiro que o artigo esta mais com cara de revista de fofoca do que de tecnologia, Enquanto ficarem pagando um absurdo de 1.800 .. 2.000 reais em alguns smartphones, deveriam é valorizar a nokia que disponibiliza aparelhos com exelente custo beneficio.. Mais infelizmente tem gente que tem prazer de falar que PAGOU CARO ! Sem mais.

  • William Carvalho
    2012-07-19T15:14:15

    O interessante é que qualquer empresa pode fazer um Smartphone Top e vender acima de R$ 2.000,00 e as reclamações não são tantas e todo mundo compra. E daí que é Symbian? É um excelente sistema e tem muita gente que gosta e compra porque quer. Alias, pra quem gosta do Symbiam esse Pureview com essa câmera é simplesmente perfeito. Obs.: todos os sistemas atuais já beberam dessa fonte.

  • Bruno Chaves
    2012-07-19T12:32:09

    Viva a NOKIA e WINDOWS PHONE. :) HHEHEHHEHE

  • Bruno Chaves
    2012-07-19T12:30:12

    Como a inveja mata né. Muito ridiculo esse seus comentarios a respeito da NOKIA. Android e IOS vcs glorificam, mais quando é NOKIA & WINDOWS PHONE chamam de de lixo e sem graça. Sem graça e 1 lixo é esse seu post que vc postou. Vá produzir materias de qualidade e não besteiras em vão.

  • Willian Monteiro
    2012-07-19T09:00:47

    Você tem tanto ódio da Nokia só porque não soube configurar a sincronização do seu Windows Phone(fez uma reclamação em outro post) depois fica reclamando de tudo o que é Nokia o deu quadro negativo é pior do que o da Nokia .

  • Rodrigo Lage
    2012-07-19T00:15:57

    E posso ser mais sincero Elis. Para com esta matéria que caça a Nokia em todos os sentidos, você até tentou mostra benevolência, ao dizer que quer testar a cam do aparelho da Nokia. Tenha dó, amante de Apple e Android. E o pior, você deixa na cara seu enorme fanatismo pelos dois sistemas operacionais.Se formos pegar matérias sobre Apple e Android, veremos um monte de elogios, enquanto aos produtos da Nokia, críticas, e olha que a Nokia fabrica os melhores hardware, por isso prefiro ver sites que testam tudo e dão a nota, e não uma comentarista preconceituosa.

  • Rodrigo Lage
    2012-07-19T00:12:18

    Posso ser sincero Elis?. Vi muito ódio de como você narrou as coisas. Estava na cara que este vídeo era uma propaganda, se a história era boa ou ruim, pouco importa. O que importa é que a marca queria mostrar que a câmara é tão superior as dos smartphone atuais que fotografou com perfeição o número da tal mulher. Porém, podemos citar tantas propagandas, aquela de um receptor de antena parabólica, onde só mostra o símbolo da Globo, onde um pai de família é forçado a comprar, com uma música tosca no fundo, e só pega em 3 estados.

  • Glauber Santos
    2012-07-18T23:23:31

    Só pra deixar claro tbm não gostei pra propaganda... principalmente da "parte 2". Mas esse artigo da Elis esta hiper tendencioso.

  • Glauber Santos
    2012-07-18T23:18:31

    Elis a maior critica da Nokia da atualidade. Todo mundo que acompanha o techtudo sabe que 90% que ela escreve é pessoal e contra a empresa.... Engraçado que há alguns anos ela vivia falando bem da Nokia. Mas a verba/propina dos filandeses deve ter acabado e agora ela deve estar se vendendo para a empresa da maça. Imparcialidade da Elis NOTA ZERO.

  • Bel Salles
    2012-07-18T23:09:50

    Esse negócio de falarem mal da propaganda da Nokia é muito #mimimizice. Ninguém comprou ou ia comprar o celular por causa da propaganda. Não achei nada demais a propaganda, nem me entristeci de saber q era mentira. Povo fica decepcionado por ser enganado com propaganda? Ah vá! Estamos em 2012... Somos enganados diariamente com coisas mais portantes e ficam chorando por causa de propaganda de celular?

  • Ana Beatriz
    2012-07-18T23:07:53

    Sabe o que é engraçado? Que a Globo mesmo tava fazendo divulgação desse vídeo como história de amor. Achei o artigo extremamente de mal gosto e é um ataque pessoal a marca. Qual o problema? Acreditou na história e compartilhou também e agora quer pagar de fodona?

  • Rodrigo Santos
    2012-07-18T18:19:38

    É complicado mesmo Elis. Mas estamos cansados de saber que o capitalismo não tem limites. A publicidade já sabe que nosso ponto fraco são as emoções. Se fosse possível (e é, a apple sabe) vincular paixão e objeto de consumo, então os consumidores diriam a qualquer produto o que dizem quando estão apaixonados: "Pouco importa o valor". É assim quando um homem compra aquele brinco ou colar que vai levar a vida inteira pagando feliz pra ver o sorriso no rosto da mulher. Esta é só mais uma campanha publicitária que não difere muito de várias outras já existentes por aí.*OBS:Falta um "que" no fim.

  • Alex Voz
    2012-07-19T09:29:19

    Se fosse a APPLE talvez seria mega original, mas como foi a NOKIA...

  • John Andreson
    2012-07-19T09:01:19

    Sem graça? Se fosse da Apple ou Google você falariam que é genial. Hipocrita.

  • Clecio Silva
    2012-07-18T22:18:47

    Se fosse a Google ou Apple as reações seriam outras,mas isso foi bom,para as pessoas aprenderem a não ser tão idiotas.

  • Bernardo Maciel
    2012-07-22T14:57:09  

    Sou obrigado a concordar com o Artur, parece-me que o TechTudo só pode está a serviço da maçã podre. Jobs devia ter sido mais criativo, e não copiar nome e marca pertencente aos Beatles.

    recentes

    populares

    • Bernardo Maciel
      2012-07-22T14:57:09  

      Ah tah que a maçã iria contratar o techtudo kkk O Jobs não tem nada melhor pra fazer no "paraíso" kkk! Teoria da conspiração é doença hein, grandes marcas não querem derrubar a Nokia, ela fez isso sozinha. Mas eu achei uma porcaria de marketing mesmo, uma droga de péssimo gosto, já tive uns 9 Nokias e sei que eles são ótimos, mas não precisava de apelação pra uma propaganda, quando suas concorrentes como "Samsung" e "Motorola" fazem propagandas que mostram recursos do aparelho sem abusar do tempo de seus clientes! E sobre a maçã são nichos de mercado diferentes, ela nem é concorrente direta!

  • Sylvio Pascolato
    2012-07-19T09:07:18

    Todo mundo é enganado todo dia com políticos q prometem 1000 coisas, sabão em pó q promete limpar todas as manchas, carros q não quebram e tem garantia de 3 anos, planos de telefonia celular q vc pode usar de graça, tênis e roupa de corrida q prometem performance muito superior, ate filme 3D que vc assiste e tem 2 cenas em 3D e tem mais, muito mais e não vejo essa indignação por ai. É preciso olhar o próprio umbigo, será que vc é tão crica assim com outros produtos??? não ne. Qto a matéria, acho q a repórter deve ter compartilhado muito esse viral e pela posição dela, se sentiu ofendida.