17/07/2012 10h14 - Atualizado em 28/03/2013 11h54

Com que filtro eu vou?

Ticiana Porto
por
Para o TechTudo

Você acabou de fazer uma foto no celular e acha que ela precisa de algo a mais. No entanto, você não recorre ao Photoshop e, no atalho para uma edição rápida, procura um filtro. Nessa hora começa a testar a foto, que vai ganhando uma variedade de tonalidades a cada vez e, em vez de decidir, você está confuso. Não se preocupe, acontece - nem sempre a gente acerta o filtro.

Volte à foto original, é nela que você vai encontrar o que falta para editar sua imagem. Quais são os tons que mais aparecem na foto? Quanta luz ela tem? Essas perguntas podem determinar sua escolha por mais detalhamento nas cores e outra intensidade de luz. Além disso, em tempos de fotografia digital, os filtros em questão são efeitos de filtro, usados na etapa de pós-produção da imagem, por isso a importância de voltar à foto orignial.

Filtros populares do Instagram

Releitura1: X-Pro II do Instagram para foto pb  (Foto: (Foto: Ticiana Porto))Releitura1: X-Pro II do Instagram para foto P&B (Foto: Ticiana Porto)

Conhecido como o mais popular, o X-pro II tem uma gradação do azul ao amarelo, valorizando os tons de rosa; laranja e vermelho das imagens. Não é à toa que esse filtro é o mais aplicado nas fotos de pôr do sol. No entanto, se você quer fugir do seu uso comum, experimente aplicá-lo sobre uma foto em preto e branco e veja como ela ganha dramaticidade.

Releitura 2: Earlybird do Instagram para foto em tons neon (Foto:  (Foto: Ticiana Porto))Releitura 2: Earlybird do Instagram para foto em tons neon (Foto: Ticiana Porto)

O Earlybird tem uma gradação que vai do marrom ao amarelo, transformando cliques atuais em fotos envelhecidas. Por outro lado, se a foto tem cores em tons neon, esse filtro vai modificar a intensidade da cor, mantendo a imagem moderna.

Releitura 3: filtro Rise do Instagram para pôr- do-sol (Foto:  (Foto: Ticiana Porto))Releitura 3: filtro Rise do Instagram para pôr do sol (Foto: Ticiana Porto)

Já o Rise, tem uma gradação que vai do amarelo claro ao branco e faz a gente voltar aos álbuns de fotografia dos anos 70. Usado de outro modo, o Rise propõe uma nova leitura para fotos de pôr do sol.

Sobreposição de filtros

Trabalhar um filtro sobre o outro exige prática. Afinal, o cruzamento de cores é maior, assim como a diferença de uso da luz. A vantagem é que você vai ter um resultado de edição original.

Dentre os aplicativos de filtros, selecionei os que considero mais fáceis de operar: CrossProcess; ShakeltPhoto; Wood Camera; EasyLomo; qbro; Snapseed; Camera+; PhotoForge2; Filterstorm; PEStudio.

Falar de cada um seria um exercício exaustivo, uma vez que teríamos que testar muitas combinações. Veja como funcionam e escolha pelo menos dois.

Vamos começar com o qbro e, em seguida, trabalhar com o PEStudio.

Como os aplicativos mencionados acima, o qbro oferece a opção de carregar uma foto do seu álbum – garantindo a liberdade para editar a mesma imagem novamente – e trabalha com formato quadrado, usado no Instagram. Uma vez que a foto foi cortada, é possível visualizá-la em mais de cinquenta opções de finalização.

Escolhi uma uma opção priorizando a textura, mas não sinto que finalizei a edição – ainda é preciso executar um balanço de cor. Assim, vou salvar esse resultado e aplicá-lo em outro filtro, priorizando a tonalidade.

O PEStudio oferece opções matizes e, nesse caso, posso atingir meu objetivo. Logo, vai ser a partir da imagem editada anteriormente que eu vou testar cruzamentos de cores.

Enfim, o resultado final a partir da sobreposição dos dois filtros:

Mirante Dona Marta sobreposição de filtros dos aplicativos qbro e PEStudio  (Foto: (Foto: Ticiana Porto))Mirante Dona Marta: sobreposição de filtros dos aplicativos qbro e PEStudio (Foto: Ticiana Porto)
Mirante Dona Marta filtro do aplicativo qbro (Foto: (Foto: Ticiana Porto))Mirante Dona Marta: filtro do aplicativo qbro (Foto: Ticiana Porto)

Assim, o filtro pode ser usado para diferentes fins e não existe filtro errado, mas aquele para o resultado que você busca. Em outras palavras, todo o processo vai partir de uma pergunta: qual a sua intenção na hora de editar a foto? Se o que você quer é algo diferente, esse é seu começo. Além disso, todo exercício é intuitivo, portanto, um caminho a seguir.

Veja mais fotos no Instagram @ticianaporto

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares