04/07/2012 09h12 - Atualizado em 02/08/2012 20h03

Instagram: o passado atualizado hoje

Ticiana Porto
por
Para o TechTudo

Faça um exercício agora: veja sua última foto postada no Instagram e diga quantos anos ela tem. Como assim? Tudo bem que ela foi feita hoje, ontem ou até algum tempo atrás, mas quantos anos ela ganhou na hora que você usou um dos filtros? Talvez você não saiba, mas o Instagram possibilitou isso: fazer uma viagem de volta ao passado, em tempo presente.

Cai a tarde no Pão de Açúcar (Foto: Ticiane Porto)Cai a tarde no Pão de Açúcar (Foto: Ticiana Porto)

Foi ouvindo sua filha de cinco anos que o físico Edwin Land concebeu a Polaroid – sim,
escutando uma criança que se incomodava em não poder ver as fotos das férias de verão na hora em que eram clicadas. Ora, o que estava em jogo não era somente o registro da imagem, mas a relação dessa imagem em um outro registro de tempo, o instantâneo. A foto feita na Polaroid podia ser vista em apenas 60 segundos.  

Sinal dos tempos, hoje em dia cresce o número de novos "gadgets" para consumidores que procuram otimizar tempo e velocidade. E o celular se tornou um dos aparelhos mais significativos desses tempos, uma vez que seu campo é o da comunicação. O que dizer, então, se articulamos o celular à Internet? A ideia de portabilidade foi ganhando espaço e o boom dos smartphones esteve ligado ao fato de o celular ser também um computador de bolso. A comunicacão foi incorporando os novos recursos dos smartphones e com isso o registro digital, por meio do dispositivo móvel, foi redimensionando o uso dessa ferramenta.

Morro do Pão de Açúcar (Foto: Ticiane Porto)Morro do Pão de Açúcar (Foto: Ticiana Porto)

Quando surgiu em 2010, o Instagram não vinha apenas como mais uma rede social, ao lado do Facebook e do Twitter. Ele tinha algo de diferente... Primeiro, a moeda de troca passou a ser exclusivamente a fotografia, com espaço limitado para "o que dizer". Isso provocou um notável exercício de síntese, priorizando o que qualificaria a imagem, em poucas palavras. A imagem falaria pelo fotógrafo. Depois, com filtros que simulam filmes e lentes usados décadas atrás, algo de vintage marcaria o Instagram.

O Instagram é a rede social que melhor recuperou a ideia de Land, e surgiu no momento e na hora certa. A intenção, porém, era ter aquele instantâneo postado na rede, através do celular. E uma vez que essa forma era revestida por uma estética datada, o Instagram surgiu como o passado atualizado.

Dois Irmãos vistos das Paineiras (Foto: Ticiane Porto)Piscininha de Ipanema (Foto: Ticiana Porto)

Ruim, essa notícia? Certamente, não. O retorno ao passado ocorre quando somos tocados
pela experiência do tempo. Particularmente, o que me atraiu no Instagram foi a possibilidade
de fazer uma foto hoje e ver essa imagem voltar 30, 40, 50 anos. Um faz de conta que nada mais quer senão reavivar o tempo que passou e incorporá-lo ao agora. Nada de nostálgico e sim contemporâneo, como são luminosas algumas confluências dos tempos de hoje.

Leblon, Posto 12 (Foto: Ticiane Porto)Dois Irmãos vistos das Paineiras (Foto: Ticiana Porto)
Piscininha de Ipanema (Foto: Ticiane Porto)Leblon, Posto 12 (Foto: Ticiana Porto)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Julio Lima
    2012-09-05T15:11:55

    A questão é que não acho a menor graça no tal Instagram. Fotos desfocadas e aumento de grão propositados não tem arte e nem jeito. Mas como gosto não se discute...

  • Caio Fonseca
    2012-07-10T17:19:38

    Ticiana, ficou incrível o texto. Falar bem das fotos seria uma redundância, parabéns! como vc me falou la no instagram (sou o @ccaiolemos), gostaria de ler dicas suas para fotografar melhor, até outros aplicativos que vc utilize(não sei se vc usa outros).. fica minha idéia.. Estou ansioso pelo próximo!!

  • Juliana Caetano
    2012-07-04T14:25:29

    Que texto mais perdido...A ideia tá boa, mas sai de um assunto e entra em outro. Só as fotos salvam!

  • Jose Lopes
    2012-07-04T16:00:14  

    o instagram é uma bobagem imensa, primeiro porque nao há como voce atualizar sem ter um celular nao pode por exemplo conectar a camera a um PC e fazer upload. por isso e por outras que nem tenho perfil nessa parada ai.

    recentes

    populares

    • Jose Lopes
      2012-07-04T16:00:14  

      Bobagem imensa é o que vc está dizendo!! O grande barato é amadores obterem fotos com ar "profissional" através de seus celulares. Seu comentário é sintoma de velhice.....vc deve ter parado no tempo meu caro!! Se renove e se permita conhecer o novo.

    recentes

    populares

    • Jose Lopes
      2012-07-04T16:00:14  

      Smartphone está tão barato ultimamente, até o pacote para internet móvel,é tão acessível, pobreza é f@#*