Sistemas Operacionais

12/07/2012 08h05 - Atualizado em 12/07/2012 12h28

Nokia já tem outra opção se o Windows Phone não vingar

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A expectativa em torno do lançamento do Windows Phone 8 é enorme, mas assim como todo grande anúncio, ele também pode ser uma decepção. Por isso, a Nokia já está preparada. De acordo com a revista Forbes, a companhia finlandesa têm uma gama de opções para dar continuidade à produção de seus smartphones caso o sistema operacional móvel da Microsoft não seja o que se espera dele.

Já imaginou um Nokia Lumia com Android? (Foto: Reprodução/NITDroid)Já imaginou um Nokia Lumia com Android? (Foto:
Reprodução/NITDroid)

Apesar da companhia ter boas possibilidades de reativar o Symbian, o principal plano B da Nokia, segundo analistas, é seguir o rumo de boa parte das fabricantes e adotar o Android. Os motivos são simples: com mão de obra qualificada para criar hardware de alto nível, capaz de competir de igual para igual com qualquer Galaxy S III ou HTC One X, a empresa sabe que os dispositivos com o sistema operacional do Google estão entre os melhores do mercado e acredita que seus aparelhos podem ficar ainda melhores com ele.

O momento do mercado diz tudo: o Android chegou a mais de um milhão de ativações diárias de aparelhos, o que já totaliza 400 milhões de celulares com o SO móvel do Google em todo o mundo. A Microsoft já gastou US$ 1 bilhão (R$ 2 bilhões) para convencer a Nokia a utilizar o Windows Phone, pensando justamente nisso: evitar a aliança entre os finlandeses e o Google. A Nokia aceitou tendo em vista as previsões de que o Windows Phone vai ultrapassar o iOS em marketshare nos próximos cinco anos. Mas caso isso não aconteça…

O Android é o plano B perfeito. Já está estabelecido, tem um ecossistema melhor, uma loja de aplicativos maior, e já está se destacando com o Android 4.1 Jelly Bean. Até o fim do ano, o primeiro Nokia com Windows Phone 8 será lançado e, então, será possível ter uma noção se a aposta na parceria foi correta. Caso os números não agradem, quem sabe em 2013 já não seja possível ver um Lumia ou PureView com Android?

Via Business Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dinho Cesar
    2012-12-20T11:51:31

    o certo era continua com o Symbian na minha visão (:

  • Jose Silva
    2012-10-17T23:04:04

    Excelente o Lumia WP 7.5. Aguardo o WP 8 bem superior ao meu android galaxy

  • Eduardo Costa
    2012-09-14T15:11:38

    Eu tive um N9 e achei a usabilidade do sistema absolutamente incrível, totalmente fluido, estável e intuitivo, sem falar do design excelente. Pena a Nokia não insistir no sistema. Acredito que com ações para promover a plataforma e captar bons desenvolvedores a Nokia não perderia clientes para outras plataformas e poderia estar hoje competindo de igual para igual com Android e WP.

  • Felipe Fernandes
    2012-08-17T09:34:39

    Tudo mentira

  • Victor Vianna
    2012-07-14T09:44:38

    A Nokia é uma incompetente, recebeu 2 Bi da Microsoft, fora o marketing feito pela MS, demorou 6 meses pra colocar o Lumia 900 e mesmo assim não foi o top de linha do Windows Phone quando se olha para o HTC Titan. A HTC está fazendo um bom trabalho no WP e por isso não pensa em desistir do mesmo

  • Carlos Reis
    2012-07-14T01:20:55

    O grande problema do WP é o preço se comparar com os Android!

  • Lucas Duarte
    2012-07-13T21:24:05

    Me apaixonei pelo Lumia com Android uiauoiauoi

  • Marcos Sbrugnera
    2012-07-13T21:04:53

    Sinceramente, a Nokia quando desistiu do Symbian já deveria ter partido para o Android, porém com uma linha alternativa para o Windows Phone. Eu sinceramente não penso em nenhum momento em largar o Android. O Windows já domina os desktops, porque tem que dominar o Smartphones ? Isso é um conceito, e um conceito errado, na minha opinião. As próximas versões do Android tenho certeza que serão revolucionarias, inovadoras e eficientes ainda mais.

  • Lucas Sousa
    2012-07-13T17:11:04

    porque ela não lança uma linha de celulares com windows phone e outra com android?? porque só de pode ser um sistema padrão???

  • Fernando Demuner
    2012-07-13T16:29:27

    Se nem a própria Nokia, que é parceira, acredita no W8, eu é que vou acreditar?

  • Newton Monteiro
    2012-07-19T18:11:47

    Antes tarde do que numca... ICS no Lumina ou melhor Jelly Bean...

  • Álvaro Rutz
    2012-07-16T06:02:09

    Android, não obrigado.

  • Jose Lopes
    2012-07-13T14:57:16

    não precisará de plano B, o windows 8 será um sucesso estrondoso e mais pessoas vão convergir pra ele. pra que usar itunes e outras frescuradas quando voce pode conectar e sincronizar nativamente no sistema operacional do smartphone isso sem falar do office. é só cair na real pra ver que ano que vem a coisa vai esquentar.

  • Diego Silva
    2012-07-13T11:32:07

    O Nokia Lumia 800 tem muita a cara do sistema WP, mesmo com a lindo sistema Android 4.1 se o WP não vingar prefiro o Symbian

  • Douglas Ullmann
    2012-07-13T11:16:11

    Considerando o belo design e o hardware potente, eu compraria o Lumia com Android.

  • GABRIEL PINHEIRO
    2012-07-13T10:17:23

    Que tal parar de sacanagem e voltar pro Meego, desenvolvê-lo corretamente e ser uma empresa com um real diferencial?!

  • Daniel Souza
    2012-07-13T00:36:32

    Antes que isso aconteça, a Microsoft compra a Nokia brincando. (os boatos já estão no ar)

  • Michael Dantas
    2012-07-12T22:08:12

    Estou muito satisfeito com meu windows Phone, Parabéns a Nokia.

  • Alexandre Ísola
    2012-07-12T21:10:36

    Quanto odio pelo Windows Phone né Aline... de novo uma matéria totalmente non-sense. Quer saber? Era melhor mesmo que pulassem todas fora e a MS assumisse de vez a produção do Windows Phone. Pode torcer o que for. O Windows Phone é inovador e melhor que o que está ai. E o WP8 será ainda melhor.

  • Caíque Feu
    2012-07-12T20:13:41

    Parabéns a Nokia... Nunca ponha todos os ovos em uma cesta Só.... Com android e WP Ficara bem mais competitiva, a Nokia monta aparelhos tão bem Como a HTC... Vai ganhar Folego no mercado.

  • Rodrigo Silva
    2012-07-12T16:28:29

    Nem vai ser necessario o tal plano B. O WP é maravilhosamente melhor, bonito e rapido.

  • Mc Finn
    2012-07-12T15:25:24

    A Nokia é mto mal administrada mesmo. A Samsung, LG e a Sony estão vendendo milhões de smartphones e faturando, literalmente, bilhões. Se a Nokia tivesse trocado logo o Symbian pelo Android, nunca que as asiáticas teriam chegado tão longe: com certeza a Nokia ainda seria a maior fabricante de celulares do planeta.

  • Miguel Santos
    2012-07-12T13:08:16

    O que eu acho meio sem sentido é ter uma segunda opção, caso a primeira não vingue. Se acredita no potencial do Smarphone, invista tudo nele e esqueça os concorrentes. Acho que o iPhone sempre se mantém à frente por isso.

  • Flavio Silva
    2012-07-13T07:07:56  

    to afim de pegar um Lumia 800, o Design dele é muito bonito, e tive a oportunidade de mexer em um em uma loja do Shopping e gamei mais ainda. O sistema WP 7.5 me parece ser muito bom. Alguns amigos meus tem aparelhos com Android, mas não consigo gostar deste sistema. Acho que vou pegar um Lumia mesmo, até a chegada do novo Monstro da Apple.....

    recentes

    populares

    • Flavio Silva
      2012-07-13T07:07:56  

      Faz isso não, cara. Espera até o final do ano e pega um com WP8. A Nokia já anunciou que os aparelhos que já foram lançados não receberão atualização. Ficarão "eternamente" na WP 7.5.

  • Samuel Ferreira
    2012-07-13T15:33:33  

    Já não basta o Corinthians Campeão da Libertadores? Nokia com Android seria realmente o fim...

    recentes

    populares

    • Samuel Ferreira