Internet

10/07/2012 12h49 - Atualizado em 15/09/2016 10h46

O que é 4chan?

Teresa Furtado
por
Para o TechTudo

Criado por Christopher Poole em meados de 2003 quando ele tinha apenas 15 anos, o 4Chan tinha objetivo de aproximar pessoas que gostam de mangás e animes em um fórum de texto e imagens. Porém, esses assuntos tomaram um lugar secundário no site quando seus feitos começaram a se sobressair na mídia e o levarem à fama.

Como é considerado, uma rede anti social, ele permite que os usuários postem conteúdo ou interajam anonimamente, sem que haja qualquer tipo de identificação e totalmente livre para debater ou publicar qualquer assunto. Esse anonimato proporcionou o surgimento de diversos movimentos.

2Christopher Poole, criador do 4chan (Foto: Reprodução)

Atribuído ao 4Chan estão o nascimento de inúmeros memes como o Pedobear e os incontáveis cases de gatinhos na internet. Outros feitos deles são brincadeiras, como divulgar mensagens aleatórias e todas terem como link, um vídeo do cantor pop dos anos 80, Ricky Astley.

1Interface do 4chan (Foto: Reprodução)

Outra prática bem comum aos usuários do site é divulgar notícias falsas que geralmente acabam tendo grande repercussão como o caso no qual a apresentadora Oprah Winfrey deu uma nota sobre um grupo de pedófilos; ou uma votação que questionava o próximo show de Justin Bieber, e eles fizeram com que os resultados apontassem para a Coréia do Norte, fazendo com que o cantor se retratasse publicamente.

Mas nem só de brincadeiras vive o 4Chan, seus maiores feitos são na área política, no qual seus membros realizaram atos contra diversas causas, entre os mais conhecidos estão ataques aos sites da Visa, Mastercar e Paypal contra a prisão de Julian Assenge do Wikileaks; a invasão do e-mail pessoal de Sarah Pallin (então candidata republicana à vice presidência dos Estados Unidos) e publicação do conteúdo, levando a diversas críticas por tratar de assuntos políticos por este canal.

Anonymous

3Anonymous, unidos em torno de uma causa (Foto: Reprodução)

Eles não se entitulam um grupo, aliás, repudiam essa ideia. Dizem-se apenas usuários que tem um objetivo, uma causa em comum. E quando se juntam, é melhor sair da frente. Há algum tempo um vídeo foi postado no Youtube mostrando uma menina jogando filhotes de cachorro num rio e eles mobilizaram-se para encontrar a garota e localizaram-na antes mesmo que a polícia de seu país. Ela foi multada pela crueldade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares