Sistemas Operacionais

10/07/2012 09h37 - Atualizado em 30/05/2017 10h30

O que é HiPhone? Conheça o celular 'genérico' do iPhone, da Apple

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Você já deve ter visto por aí, em algum lugar, na Internet ou na rua, um produto chamado HiPhone. Obviamente, a primeira coisa que vem à cabeça é: não seria "iPhone"? Na verdade é “quase isso”. O HiPhone, na verdade, é um genérico do smartphone da Apple, e vem em vários modelos que tentam imitar o celular mais famoso do mundo.

As principais dúvidas sobre o bloqueio de celulares xing-ling no Brasil

HiPhone pode enganar quem não estiver atento (Foto: Reprodução)HiPhone pode enganar quem não entende de tecnologia (Foto: Reprodução)












Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Boa parte dos HiPhones vem da China e tem como objetivo fazer com que o usuário tenha em mãos um aparelho parecido com o smartphone da Apple. O problema é que essa semelhança é apenas visual, com layout externo e organização dos ícones do menu parecidos com o iPhone. Em matéria de hardware, os “xing-lings” nem se comparam ao iPhone original.

O mais recente modelo do HiPhone a chegar ao Brasil, ainda no ano passado, foi o HiPhone 5. Vendido por cerca de R$ 200 em sites como o Mercado Livre, o aparelho tem até uma logomarca da Apple para deixar a cópia ainda mais real. Entre suas principais especificações estão a possibilidade de uso de dois chips, televisão analógica, memória expansível até 8 GB e câmera com resolução de até 2 megapixels.

HiPhone ou iPhone? (Foto: Reprodução)HiPhone ou iPhone? (Foto: Reprodução)

Boa parte dos HiPhones tem ainda tela de 3,3 polegadas, conectividades Wi-Fi e Bluetooth e suporte ao Java. O mp3 player e o video player funcionam bem, assim como a televisão, fazendo com que o aparelho ganhe pontos na área de multimídia – apesar de os alto-falantes não serem dos melhores.

Obviamente esses telefones não são compatíveis com os serviços da Apple, por isso não há AppStore para comprar aplicativos, iTunes para transferir músicas, nem Safari para navegar na Internet. Mas talvez este também seja um fator positivo, afinal, é possível passar tudo do PC para o HiPhone (e vice versa) sem dificuldades. E como ele roda aplicativos em Java, diversos programas de qualidade podem ser baixados pela Internet.

Resumidamente, o HiPhone é um “genérico” do iPhone. Parece muito visualmente, nem tanto nas funcionalidades e menos ainda no preço, que é bem menor. O problema é que há muitos relatos sobre a má qualidade das peças, sem contar o fato de ele não ser homologado pela Anatel e de geralmente nem ter manutenção disponível no Brasil – afinal, ele não é sequer vendido em grandes lojas. 

Por isso, é preciso ter muito cuidado antes de se comprar um HiPhone. Há diversos golpes, por exemplo, em que algumas funcionalidades são anunciadas e, na hora, não estão presentes no aparelho. Portanto, atenção para não acabar levando gato por lebre.

Quais as vantagens e desvantagens de importar um celular da China? Descubra no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fred Fantuzzi
    2014-04-22T20:32:29

    É por conta dessas e outras que eu não gosto de tanta tecnologia. Prefiro ainda usar orelhão. Pelo menos eu não pego um câncer usando celular, smartphone, micro-ondas etc

  • Wagner Andre
    2012-07-10T21:28:29  

    esse tipo de produto só vem para países subdesenvolvidos, onde não existe um imposto justo, aí a chinesada deita e rola com esses lixo eletrônico.

    recentes

    populares

    • Wagner Andre
      2012-07-10T21:28:29  

      Você está mal informado. Os EUA são o país com maior índice de utilização de smartphones xinglings.

  • Tiago Luciano
    2012-07-10T13:00:28

    Xing-Ling - iPhone x Hiphone, sabe quem ganha? Apple-Ling. kkkkkkk

  • Itamar Junior
    2012-07-10T12:55:46

    Impossível não confundir um Iphone com um Hiphone!!! São todos meia boca!

  • Adiel Coelho
    2012-07-11T08:33:49

    o mais legal eh ver a parcialidade da equipe aqui não é? Postei algo contra o HiPhone e vocês eliminaram meu post. Parabéns!

  • Vagner Dias
    2012-07-11T08:05:56

    Este tipo te situação lamentavelmente só acontece em países como o Brasil. Este é um produto que não deveria nem entrar no mercado brasileiro, as autoridades deveriam fiscalizar este tipo de importação e nem deixar estes produtos irem para a rua (pirataria / genérico / utilizando a mesma marca), infelizmente tem os espertos que importam, fiscalização extremamente falha, pessoas que comprar e matérias como essa que AJUDAM na venda / popularização deste tipo de contrabando.

  • Thomas Thurbano
    2012-07-10T20:11:24

    Só o fato de não haver a necessidade de usar o itunes já é um grande salto de qualidade. Mas... é só isso e acabou, xinglings são lixo total.

  • Marcus Reis
    2012-07-10T16:47:04

    O termo "Genérico" está indevidamente empregado, informe-se primeiro antes de publicar qualquer artigo, caso contrário tudo o que você disse não tem credibilidade.

  • Luciano Asunção
    2012-07-10T16:26:24

    O meu é muito melhor que o de vocês e se chama: VIDA SOCIAL.

  • Gabriel Brito
    2012-07-10T11:07:42

    Infelizmente tem gente que cai nessas.... Conheço varias pessoas que achariam que eh o mesmo (principalmente pessoas de maior idade)... mas felizmente essas pessoas ano tem interesse em adquirir um iPhone, nem HiPhone nem nada... o problema é quando resolvem presentear algum jovem da familia... hehehehe

  • Vinicius Gonçalves
    2012-07-10T11:05:10

    Entendo que o problema não é usar produtos mais baratos ou mesmo da China, mas sim "pagar de bonitão" tentanto enganar os outros com um Hiphone, produtos piratas as vezes nem são tão ruins, mas preferem copiar a marca alheia ao invés de apresentar uma própria. Não falo nada de DVDs e jogos piratas, apesar de errado, estes são para uso particular, andar na rua usando uma roupa de marca que não é de marca é muito palha, até porque, quem conhece sabe que é falsa e aí fica muito mais feio para quem esta usando ... se eu nao posso eu não compro!

  • Lucas Meyer
    2012-07-11T10:04:38

    Porque percebo que a equipe de certa forma concorda com o Hi-phone ? Isso que vocês fazem é divulgação. Frases como: "Por isso, é preciso ter muito cuidado antes de se comprar um HiPhone" deveriam ser substituídas por "Nunca comprem produtos piratas". E não concordo que sejam as grandes marcas as culpadas. Culpado é o governo com os impostos e a má administração do país que faz com que a renda do indivíduo brasileiro seja tão baixa. Sim o iphone é caro mas nos estados unidos o povo ganha 11 vezes mais, ou seja,é o mesmo que aqui no Brasil o Iphone custasse 200 reais.Não é?To falando na media

  • Ivan Santos
    2012-07-10T11:49:56

    Minha opinião é a seguinte, ninguém é enganado, é a famosa lei da vantagem, a pessoa vê o suposto IPHONE e compra porque o preço está barato. Basta ser um pouquinho inteligente e raciocinar, barato, quebrado ou roubado. E quanto a Xing Lings, nada contra, do jeito que somos roubados na rua, melhor levarem o xing ling que dá para comprar outro em seguida, rs. O problema é que celular é do tempo que se usava para falar , agora querem fazer tudo no telefone, rs.

  • Felipe Melani
    2012-07-10T11:21:43

    Prefira os orelhões. Fica a dica.

  • Helvecio Rocha
    2012-07-10T10:12:34

    Passo até mal só de lembrar que já fui capaz de usar uma b*sta dessa. Recomendo e alerto: melhor ficar sem telefone do que ter uma coisa dessa.

  • Carlos Galdino
    2012-07-10T17:01:11

    Ué,na materia diz que o HiPhone é feito na China...e dai ?? o IPhone também é feito lá...

  • Guilherme Silva
    2012-07-10T15:35:07  

    blablabla Mais um bando de panaca entrando em guerra "Eu tenho Iphone, o meu é melhor"... "não .. o meu galaxy é muito melhor" Bando de inútil, parecem até que são donos ou comissionados pela empresa. Cada um tem o smart que quiser, se quiser ter um! Tenho um BlackBerry e ele faz tudo o que eu preciso.. e sou feliz assim! Danasse outros aparelhos, hoje ele me atende.. to nem ae se você pré suponha que um outro é melhor

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2012-07-10T15:35:07  

      Falou Bonito PARCEIRO... To com Vc deixa esses Bandos de TRUXAS discutirem algo INUTIL... Cada um tem aquele aparelho que te atende !!!

  • Rodrigo Lima
    2012-07-10T13:37:40  

    João Russo, disse: o Galaxy 5, é 1000x melhor que essas porcarias chinesas malditas. Mas o Galaxy é chinês, tailandês, vietnamita, xing-ling ou asiático anônimo? Todos tem os olhos puxados, ai fica difícil saber quem é quem.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lima
      2012-07-10T13:37:40  

      É verdade, tudo é fabricado lá mesmo.. até mesmo os produtos da Apple naquela fábrica recorde em suicídios.

  • Saulo Silva
    2012-07-10T13:11:06  

    Tem que comparar o galaxy com hiphone! Estão no mesmo patamar!

    recentes

    populares

    • Saulo Silva
      2012-07-10T13:11:06  

      Pelo seu post então vc está dizendo que um Iphone está abaixo de um Hiphone? Pq Comparar Iphone com Galaxy chega a ser uma covardia, Iphone não chega nem perto do GalaxySll, imagina o Slll.

    recentes

    populares

    • Saulo Silva
      2012-07-10T13:11:06  

      Nerd detectado... fun boy da apple que adora uma discussãozinha nos topicos da net! fala serio!

  • Eric Petry
    2012-07-10T17:52:24  

    "Genérico" ou contrafação? Uma matéria enorme sem sequer mencionar que isso é crime? Utilizam-se da marca de outra empresa sem autorização e vendem um celular com nome e aparência similar para enganar o consumidor. Isso é crime cometido tanto por quem fabrica, como por quem vende e também por quem compra. A matéria, lamentavelmente, não aborda isso, chegando a fazer propaganda do produto indiretamente ao dizer que ele "conversa" melhor com o PC. Um retrocesso e um absurdo vindo deste site.

    recentes

    populares

    • Eric Petry
      2012-07-10T17:52:24  

      Isso é Globo meus caros!!

    recentes

    populares

    • Eric Petry
      2012-07-10T17:52:24  

      Pois é amigo, isso é um absurdo! Isso é a falta de matérias a serem divulgadas... muito triste!

  • Ivan Santos
    2012-07-10T11:51:02  

    Quanto ao comentário do amigo Felipe Melani, o problema é achar um funcionando em São Paulo, parece que quebram exatamente para usar celular, comprar mais cartões de crédito, hehehe. Tem alguém ganhando com isso , com certeza. Afinal, aqui em São Paulo como é lei da sobrevivência, alguém tem que ser prejudicado para aparecer aquele que resolve,rs. Selva de pedra.

    recentes

    populares

    • Ivan Santos
      2012-07-10T11:51:02  

      Por outro lado tem as operadoras de celular, no final fica elas por elas.

  • Renato Souza
    2012-07-11T08:48:03  

    Quem promove o grande aumento da comercialização dos produtos xing ling, são, sem dúvida as grandes marcas, o comércio e o proprio Estado. Com preços exorbitantes o que sobra para a população é isso mesmo. Comprar "direto da china" que lucra horrores com a venda destes produtos mas e daí né? Agora se os preços dos aparelhos fosse compatíveis com a realidade do povo brasileiro, longe da utopia que se apresentam, ao invés de se pagar R$ 2.099,99 para comprar um celular, gastasse R$ 500,00 para adquiri-lo, com certeza ninguém compraria xing ling.

    recentes

    populares

    • Renato Souza
      2012-07-11T08:48:03  

      respondendo o mesmo que respondi para outras pessas: Enquanto os fins justificarem os meios nosso país continuará sendo assim. Há abuso, mas muito é desculpa de gente que tem condição de comprar original, mas compra o pirata pela comodidade do preço. Já lhe ocorreu que os preços sejam altos também porque a quantidade de vendas diminui com os piratas? É uma questão de oferta e procura. A reclamação contra impostos não se faz assim, e sim saindo às ruas... mas é mais cômodo pra muita gente comprar produto pirata, então as coisas continuam assim

  • Robson Romeir
    2012-07-11T07:50:05  

    Resumindo: É PIRATA !

    recentes

    populares

    • Robson Romeir
      2012-07-11T07:50:05  

      ah vá, é mesmo?

  • Richard Lopes
    2012-07-10T19:27:20  

    ai eric voce e policia ou e da receita para estar tao preocupado em enriquecer ainda mais o nosso governo para sua informaçao um dos poucos paises onde se vende produtos piratas e no brasil pois em qualquer lugar do mundo os originais custam um terço do valor cobrado aqui entendeu

    recentes

    populares

    • Richard Lopes
      2012-07-10T19:27:20  

      concordo plenamente com o Richard, se o governo não precisasse ganhar tanto para sustentar a máquina governamental, tudo aqui poderia ser adquirido por 1/3 do que é hoje. Nos países "civilizados" compra-se uma tv led 40" por ao equivalente a R$ 600,00.

    recentes

    populares

    • Richard Lopes
      2012-07-10T19:27:20  

      Nem um nem outro. Enquanto os fins justificarem os meios nosso país continuará sendo assim. Há abuso, mas muito é desculpa de gente que tem condição de comprar original, mas compra o pirata pela comodidade do preço. Já lhe ocorreu que os preços sejam altos também porque a quantidade de vendas diminui com os piratas? É uma questão de oferta e procura. A reclamação contra impostos não se faz assim, e sim saindo às ruas... mas é mais cômodo pra muita gente comprar produto pirata, então as coisas continuam assim