Celular

07/08/2012 20h07 - Atualizado em 07/08/2012 22h50

Entenda por que Anatel acusa a TIM de derrubar o sinal de seus clientes

Nathália Machado
por
Da redação

Entre março e maio deste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) monitorou todas as ligações de celular realizadas e estabeleceu um comparativo com as quedas entre o plano Infinity e os outros planos da TIM. Para a Anatel, a operadora derruba de propósito o sinal de seus clientes e isso não é uma novidade.

Os usuários do plano Infinity pré-pago reclamam que depois de um tempo é muito comum a ligação cair sem explicação evidente. Após as análises, a Anatel elaborou um relatório que foi entregue ao Ministério Público do Paraná que entrou com uma ação contra a operadora.

A Tim foi a operadora mais penalizada nas medidas punitivas da Anatel (Foto: Divulgação)A TIM foi a operadora mais penalizada nas medidas punitivas da Anatel (Foto: Divulgação)

 

Dados do documento da Anatel apontam que em 24 horas cerca de oito milhões de usuários foram prejudicados pelo desligamento "programado'' da TIM, contabilizando a despesa total de 4,327 milhões de reais, pagos por um serviço que não condiz com o oferecido na realidade.

O Relatório da Anatel ainda está em análise. De acordo com o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, com as informações obtidas até agora não se pode afirmar que a TIM interrompe deliberadamente as ligações de seus clientes. O documento aponta também que o cliente da TIM teria mais de 36% das tentativas de ligações frustradas, dados que só negativam a imagem da empresa que, para 2012, fez projeções de crescimento da receita acima de 10%.

Do outro lado da história o vice presidente de Assuntos Regulatórios da TIM, Mario Girasole, afirma que as denúncias são falsas. A empresa divulgou em nota que trabalha constantemente para melhorar a qualidade de seus serviços no país.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciana Luluzinha
    2015-03-24T12:27:18

    a net da Tim cai toda hora o zape não funciona o Facebook também,de cinco em cinco minutos tenho que adquirir um pacote extra para conseguir navegar na net ,queria melhorias nisso.

  • Maria Mesquita
    2012-08-08T09:38:35

    ODEIO A tim

  • Maria Mesquita
    2012-08-08T09:38:00

    CONCORDO COM TODOS QUE FALARAM AQUI... E AINDA MAIS PROMETE O QUE NÃO FAZ..E AINDA COBRA JUROS ABUSIVOS QUANDO NOS EMPRESTA CREDITO.

  • Denis Lima
    2012-08-08T09:29:12

    Já é pratica antiga da TIM, nunca consigo uma ligação antes 3 tentativa e olha q uso plano pós pago.

  • Willy Milane
    2012-08-08T10:07:49

    Só não portei ainda meu número para uma outra operadora "menos ruim" porque minha esposa simplesmente não quer ter o trabalho. E esse é um comportamento repetido por milhares de pessoas por todo o Brasil e isso só beneficia as operadoras que não se importam com seus clientes. A portabilidade é uma de nossas únicas armas e olha que nem podemos mesmo considerar isso uma arma tão relevante, pois se sairmos de uma operadora ruim, a outra para a qual vamos pode ser menos pior ou não. Que tristeza!

  • Cesar
    2012-08-08T10:05:50  

    O pior é ouvir as pessoas falarem que o barateamento da telefonia no país (q ainda é uma das mais caras do mundo) foi devido às privatizações do setor. Mas não é verdade, o que tornou tudo mais barato foi o melhoramento da tecnologia de banda larga.

    recentes

    populares

    • Cesar
      2012-08-08T10:05:50  

      Como é que é? Explica isso melhor porque não está nem um poluco claro, por favor.

  • Willy Milane
    2012-08-08T10:01:04

    E mais, minhas ligações caem sim, seja de Tim para Tim ou para qualquer outro tio de ligação e a internet que mencionei na postagem anterior a essa, praticamente não funciona. Na maioria do tempo sequer aparece qualquer sinal de internet seja onde quer que eu esteja. E repito, a Anatel é tão canalha quanto a Tim ou no mínimo incompetente, pois as sanções que aplicou contra a Tim e as demais operadoras não serviram de nada. Vamos continuar a sofrer com serviços porcaria das operadoras, pois a Anatel deve ser mais uma na lista de pagamentos da Tim e de sua concorrência.

  • Hamilton Junior
    2012-08-08T09:55:16

    Não é de agora que a TIM usa de métodos escusos para com seus assinantes. Basta tentar ligar para seu atendimento para comprovar a demora e o descaso, principalmente se for para pedir o cancelamento de planos. As publicidades intensas dos ultimos dias nos órgãos de imprensa se perdem ao ser comprovado pelo assinantes e público em geral de sua ineficiência. Em compensação o seu telemarketing é irritante, tentando vender insistentemente planos.

  • Willy Milane
    2012-08-08T09:51:01

    Comigo acontece exatamente o que está descrito nesta matéria e muito mais. Um exemplo é a internet que na maioria do tempo está em EDGE, quase nunca em 3G ou o HSDPA que é aquele agasinho que aparece na barra de estatos dos celulares, ou seja, não temos internet de verdade. Em minha casa por exemplo tenho que colocar meu ceular posicionado em um cantinho específico do sofá ou não funciona e quando funciona, funciona muito mal. Posso afirmar com tranquilidade que a Tim é uma empresa canalha e a Anatel mais ainda porque não aplica as devidas sanções que realmente puniriam a Tim. Lamentável!

  • Ana Marinozi
    2012-08-08T09:46:14

    Custou! mas a Anatel mostrou a que veio. Além de derribar as ligações o sinal aqui na baixada santista é péssimo.

  • Fernanda Cunha
    2012-08-08T09:16:31  

    Sabia. Pra que um plano infinity sendo que é o tempo que a tim determina. Eu pensava que era boato, mais por experiência própria, várias vezes minha ligação caiu sem motivo aparente, e não foi queda de sinal.

    recentes

    populares

    • Fernanda Cunha
      2012-08-08T09:16:31  

      Fernanda concordo com sua reclamação sobre a Tim, pois vivo o mesmo, mas sobre seu português não dá pra concordar não, que, aliás foi complicado de entender, pois levei mais tempo que o normal pra compreender devido a falta de concordância. Volta pra escola, vai. Pelo amor de Deus!

  • Luis Peixoto
    2012-08-11T17:28:34

    Desisti da TIM por causa disso. Derrubam mesmo as ligações!!

  • Antonio Silva
    2012-08-10T18:46:44

    É uma espécie de "dumping" as avessas: quando o maior atingido é o cliente.

  • Eliane Santos
    2012-08-10T13:52:30

    TIMenganaram kkkkk; CLARO que se enganoukkkkkkkk.OInao e UIIIIIIkkkkkkk

  • Bruno Freitas
    2012-08-09T19:21:58

    O Carlos Teixeira esta maluco!!! a TIM é um lixo deve ser algum funcionário baba ou executivo da TIM

  • Cintia Castro
    2012-08-08T23:43:42

    TENHO A RIM Á MAIS DE 5 ANOS ,NUNCA TIVE PROBLEMA COM QUEDA DE LIGAÇÃO E OLHA QUE EU FALO DIRETO CHEGO A PASSAR HORAS EM LIGAÇÃO E REAFIRMO NUNCA TIVE PROBLEMA....

  • Carlos Moreira
    2012-08-08T22:27:57

    Tenho esse Infinity pré e sempre tive essa impressão, tá aí a prova. Agora trouxa é quem vai continuar com a TIM ou adquirir um plano novo dessa operadora.

  • Thiago Silva
    2012-08-09T15:20:06

    Vejo muitos reclamando aqui, um site da Globo, que nada poderá fazer para melhorar a situação... Aí pergunto... Quantos abriram de fato uma reclamação na Anatel? Procon? Muita gente só fala, e não faz nada para mudar...

  • Sylvio Pascolato
    2012-08-09T08:44:38

    Tentaram um golpe como todo mundo tenta, dessa vez descobriram, mas a qto tempo estava dando certo e ninguém percebeu??? E o que os outros conseguem fazer por ai e nao descobrem. É difícil. Mas é como dizem ai embaixo, tem outras pessoas que trabalham comigo de outras operadoras, contas muito altas no plano que foi combinado, 3G que nao habilita, e muita outras coisas. A menos pior que é essa porcaria ai mesmo.

  • Rogerio Freitas
    2012-08-09T08:27:48

    Sofri esses problemas na pele, não aguentei e mudei de operadora.

  • Lisgraziele Custódio
    2012-08-09T03:38:57

    Sempre a ligação cai qdo eu estou falando no TIM ,pois tenho chip da CLARO e nunca tive problemas de interrupção de ligação.Hoje mesmo estava falando e de repente caiu a minha ligação qdo eu estava utilizando o chip da TIM.

  • JOAO CORDEIRO
    2012-08-08T19:07:31

    O vice presidente de Assuntos Regulatórios da TIM, Mario Girasole, afirma que as denúncias são falsas .. vem tentar fazer ligação aki para ver a "denúncia falsa", vem ... Ele deve usar um Vivo ..

  • Jaime Neto
    2012-08-08T17:35:02

    Isso não me surpreende, já trabalhei na Oi, e toda vez que tinha medição ANATEL, os supervisores mandavam os atendentes derrubarem as ligações pra parecer que os atendimentos estavam sendo feitos rápido.

  • Puding
    2012-08-08T16:54:28

    Pra mim a Oi sempre foi a melhor, desde 2008 quando ela chegou em SP e fez aquela promoção de testar a Oi por 3 meses "grátis" nunca tive nenhum problema. e é a operadora que mais sai em conta.

  • Erik Marks
    2012-08-08T15:38:47

    Eu sou cliente Claro, no meu estado pago 0,16 por ligação, 0,50 por internet e torpedos a vontade , nunca tive esse problema, não que a operadora seja perfeita, mas nunca tive essas problemas, tive problemas sim com a Central de Atendimento mas por incrível que parece ( e graças a ANATEL ,acredito) nos últimos dias tive de apelar para o 1052 para retirar minha fatura e tudo foi resolvido em 5 minutos de ligação... tomara que continuem assim!