Internet

21/08/2012 19h04 - Atualizado em 21/08/2012 19h04

Meme Thug Life se espalhou pela web; entenda o motivo

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A expressão “Thug Life” nasceu nos anos 90, mas é sucesso até hoje. Criada pelo rapper Tupac Shakur, um dos maiores nomes da história do rap mundial, ela pode ser traduzida para o já tradicional “Vida Loka” brasileiro. No entanto, com um contexto bem mais denso do que muita gente imagina. E, por isso, ela está imortalizada em músicas, filmes, tattoos e, claro, agora também em memes.

Falsos Thugs estão entre os principais alvos das montagens (Foto: Reprodução)Falsos thugs estão entre os principais alvos das montagens "Eu não escolhi ter uma vida loka, ela que me escolheu" (Foto: Reprodução)

A piada do momento com a expressão é por conta de uma famosa frase de Tupac Shakur durante entrevista à rádio californiana KMEL, em 1996, na qual ele diz que “não escolheu a vida 'Thug Life, mas sim ela o escolheu”. As montagens, então, se utilizam desta citação para ironizar casos em que, obviamente, a pessoa da foto não “vive loucamente”.

Tupac tinha tatuagem com as palavras Thug Life (Foto: Reprodução)Tupac tinha tatuagem com as palavras Thug Life
(Foto: Reprodução)

Os alvos preferidos das piadas são “nerds” ou “falsos thugs”, que gostam de posar de “Thug Life”, mas nunca “viveram nas ruas” e que sequer entendem o real sentido da expressão. Afinal, o próprio Tupac foi alvo de muitas críticas, que para boa parte dos leigos significa algo como “vida bandida”. No entanto, a conotação que o rapper sempre quis dar ao seu lema não é um incentivo ao crime. Pelo contrário.

Há até dicionários que classificam “thug” como “bandido” ou “assassino”. No entanto, o “inventor” da expressão garante que não. Segundo Tupac, “Um thug não é um gangster. Nem de perto. Um thug é alguém que já passou e ainda passa por dificuldades, mas não desiste e continua vivendo dia após dia sem que deem nada para ele. Este tipo de pessoa é um thug e a vida que ela vive é a 'Thug Life' ”. Mas é claro que separar as duas coisas não é fácil, já que muitos gangsters adotaram o lema.

Em uma de suas músicas mais famosas, “Thugz Mansion”, Tupac fala diretamente com seu público e até com Deus, explicando que o thug precisa de um lugar diferente do céu quando morrer, uma “Mansão Thug”. Este local seria “para relaxar”, “só deles”, “sem ter que se preocupar com perseguições da polícia e tiros” e nem “fazer tipo para Hollywood”.

Vale lembrar que Tupac, considerado até hoje um dos maiores (senão o maior) rappers de todos os tempos, foi assassinado em 1996 no auge de sua carreira em caso não resolvido até hoje pela Justiça norte-americana. Muitos fãs têm diversas teorias de que ele ainda está vivo e que as fotos do seu corpo divulgadas pela imprensa seriam montagens. Recentemente, ele “renasceu” em uma projeção 3D no show de Snoop Dogg e Dr.Dre no festival Coachella e levou à platéia ao delírio.

Assista ao clipe de “Thugz Mansion” (em versão acústica) abaixo:


Confira também o vídeo em que Tupac explica o que é “Thug Life”:


Via Know Your Meme

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alan Kimano
    2016-06-14T15:16:42

    2Pac shakur eterno makaveli

  • Alessandro Quintanilha
    2012-08-21T22:59:15  

    Tupac mito, nenhum rapper até hoje chega ao seus pés!

    recentes

    populares

    • Alessandro Quintanilha
      2012-08-21T22:59:15  

      O Pac não era o melhor rapper de todos pois,nem ele admitia isso.Mas ele é o melhor no estilo dele.Uma das coisas mais impressionantes é que ele canta com coração e mesmo quando ele fala nas músicas dele 'estou desesperado' não se refere exatamente a ele e sim encarna a própria pessoa que está passando por tal situação!

    recentes

    populares

    • Alessandro Quintanilha
      2012-08-21T22:59:15  

      Gosto pessoal! Eu cresci escutando caras como eazy-e, dr dre, tupac, e posso dizer que para mim nenhum cara foi tão profundo no rap como ele. O cara falava de assuntos que ninguém mais tinha coragem, cantava com a alma, era perfeito no freestyle!

  • Rafael Santos
    2012-08-22T01:01:19  

    Para quem não sabe, THUG LIFE é uma sigla The Hate U Give Little Infants Fucks Everyone (algo como O odio que você mostra às crianças "f@de" todo mundo". Então, a sigla não representa bandidagem nem outra conotação. E o mais importante 2pac foi, é e sempre será o melhor rapper de todos os tempos!!!!!!

    recentes

    populares

    • Rafael Santos
      2012-08-22T01:01:19  

      Ricardo Correa , também pode significar "vida difícil", mas na época em que ainda era vivo foi criado, por ele, uma espécie de movimento com aquela sigla. Entendeu? Assista o filme Tupac: Resurrection, o filme é muito bom. Recomendo!!

    recentes

    populares

    • Rafael Santos
      2012-08-22T01:01:19  

      Ricardo Correa também tem essa conotação.O próprio Pac dizia isso que Thug Life por ele criado não tem nada a ver com o sentido literal da frase e sim,uma vida difícil de quem veio do esgoto e procura o topo sem ajuda de governo.

  • Eduardo Silva
    2012-08-22T12:21:08

    Eterno Tupac :D

  • Helio Werneck
    2012-08-22T16:31:30

    You Don't Say...

  • Tess Sosil
    2012-08-22T13:06:05

    Aqui no Rio de Janeiro todo mundo é totalmente "Thug". Não tem um dia que não se tenha que utilizar um plano B C ou inventar na hora um D

  • Betão
    2012-08-22T09:33:18

    Vida loca é vida de riquinho entediado com o nariz cheio de coca...tradução literal é vida bandida mesmo ficar se desviando da sola do sapato de quem tá por cima, não entregar os pontos nem ficar de mimimi ir a luta nem que perca como na antga canção levanta sacode a poeira e da volta por cima.

  • Cristiano Borges
    2012-08-22T09:25:48

    O gordinho da foto acha q vida loka é comer um hamburguer muito loko cheio de recheios e depois jogar playstation 3!

  • Anabel Souza
    2012-08-22T09:24:29

    é cada babaquice!!!!!!!!!!!

  • Luana Ferreira
    2012-08-22T09:11:56

    TUPAC FOREVER !!!!! O melhor dos melhores, poeta do rap !

  • Eduardo Martins
    2012-08-22T08:27:41

    que matéria!!! que matéria!!!!

  • Renato Araujo
    2012-08-22T07:38:17

    materia ruim da borra

  • Apollo Silva
    2012-08-22T01:51:08

    Me amarro no 2PAC. Agora so pra zoar a reportagem, prefiro bugs life.

  • Nome Silva
    2012-08-21T23:12:17

    oh my god, how good is be thug life!

  • William J
    2012-08-21T22:49:14

    Eterno 2pac o verdadeiro Vida Loka!

  • Pedro Alves
    2012-08-21T22:39:50

    Tupac, Maior De Todos!

  • Flavio Ribeiro
    2012-08-21T22:24:49

    TEM 5 AMIGOS QUE TEM ESSA TATU NA ILHA 3 MENINASS THUG LIFE

  • Aldo Gomes
    2012-08-22T08:54:57  

    esses otarios ai em BAIXO deve ter cido criado em BENÇO DE OURO , e nunk vão saber o verdadeiro significado da palavra ... MANES...

    recentes

    populares

    • Aldo Gomes
      2012-08-22T08:54:57  

      KKKKKKKKK Fernando Chaves, racho de rir!

    recentes

    populares

    • Aldo Gomes
      2012-08-22T08:54:57  

      Cido = masculino de Cida.

  • Tiago Amorim
    2012-08-22T05:38:44  

    nem li

    recentes

    populares

    • Tiago Amorim
      2012-08-22T05:38:44  

      então nós dois

  • Rodrigo Melo
    2012-08-21T23:40:51  

    Vida loka é meu KCT! Bando de Zé ruelas. Pensam que é bonito ser feio bando de trouxas!!! Queram ser vida loka??? Amarrem uma melancia na bunda de vcs

    recentes

    populares

    • Rodrigo Melo
      2012-08-21T23:40:51  

      nossa, cê é o f0d@# mesmo hein?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Melo
      2012-08-21T23:40:51  

      hahahah é isso aí