Internet

02/08/2012 12h01 - Atualizado em 02/08/2012 12h01

O que o Outlook.com traz de novo

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Outlook.com é o mais novo serviço de e-mail gratuito da Microsoft, que está substituindo o Hotmail. Se você ainda não sabe o que ele tem de novo e quais os benefícios de criar uma conta na página ou migrar o seu hotmail para o novo sistema, nós vamos apresentar as principais funcionalidades.

Novo serviço de webmail da Microsoft (Foto: Reprodução)Novo serviço de webmail da Microsoft (Foto: Reprodução)

A ideia da Microsoft é ter um serviço prático, moderno e integrado a redes sociais e serviços da nuvem. Tudo isso com um layout clean, baseado na interface Metro do Windows 8. Com um "quê" de Gmail, mas adicionando características interessantes a sua nova marca.

Mais fácil e amigável

Esta é a principal modificação do Outlook em relação ao Hotmail. O sistema está mais amigável para organizar os seus e-mails. Por exemplo: basta passar o cursor do mouse sobre uma mensagem para opções como apagar, marcar como lido e mover serem exibidas. Além disso, uma barra de ferramentas aparece na parte superior da tela quando se seleciona mais de um e-mail.

A página de envio de mensagens é simples, com opções de edição tradicionais e não muito diferentes dos principais concorrentes, porém muito mais minimalista do que o seu antecessor. Há ainda menus de pré-visualização e acesso rápido aos seus contatos do MSN. No geral, o acesso ao seu e-mail está muito mais rápido e fácil.

Filtrar e-mail está mais fácil com o Outlook.com (Foto: Reprodução)Filtrar e-mail está mais fácil com o Outlook.com (Foto: Reprodução)

Mais social

O novo e-mail da Microsoft também está mais social. Ele já possui opções de integração com Twitter e Facebook, além de haver uma intenção em habilitar serviços do Skype para a realização de conferências por vídeo (como os Hangouts do Gmail). O seu objetivo com isso é a centralização das mídias sociais em um único local.

É possível ainda importar contatos e mensagens de diversos outros clientes, como o próprio Gmail, e ainda enviar arquivos para o serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft, o SkyDrive. Tudo fica armazenado também no menu do lado esquerdo, no qual o usuário tem acesso prático a tudo o que precisar.

Opções de integração no Outlook.com (Foto: Reprodução)Opções de integração no Outlook.com (Foto: Reprodução)

Mais organizado

A categorização de mensagens também está mais prática. É possível criar filtros e categorias para dividir seus recados. Assim, você pode guardar seus e-mails em “pastas”, um recurso bem conhecido dos usuários do Gmail. Para quem costuma receber muita mensagem na caixa de entrada, esta é uma ótima opção. Além disso, para quem trabalha com fotos e recebe muitos e-mails deste tipo, o serviço oferece uma opção para apresentá-las em galeria.

E mesmo com a infinidade de integrações com outros serviços, a organização é ótima: tudo separado por categorias e pastas, evitando confusão. A facilidade para manejar mensagens, contatos e anexos é um dos principais atrativos do Outlook.com – e também mais uma novidade inspirada no Gmail, do Google.

Nova função de separar por categorias os e-mails (Foto: Reprodução)Nova função de separar por categorias os e-mails (Foto: Reprodução)

Mais bonito

Toda essa praticidade da qual falamos é exemplificada no próprio layout do Outlook.com. Ele é branco, com tons azuis, em um esquema de design totalmente inspirado na interface Metro do Windows 8. Uma mudança significativa se comparado ao visual poluído do Hotmail. Agora, o e-mail da Microsoft é clean, com fontes finas e ícones. Não há dúvida de que esta modificação também é muito relevante, afinal, mostra o quanto a companhia aposta neste esquema de design no seu futuro.

Barra de ferramentas na parte superior muda de cor (Foto: Reprodução)Barra de ferramentas na parte superior muda de cor (Foto: Reprodução)

Confira um vídeo da Microsoft explicando as novidades do serviço:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Laura Sardinha
    2012-08-03T11:42:28

    So uma dica: Em Social, se voce tem um WIndows Phone, todos os contatos que voce organiza ali sao "syncados" com a sua lista de contatos do celular! Isso é mto legal e util :)

  • Isabelle Vieira
    2012-08-03T11:10:27

    Desde que eu mudei meu e-mail não vejo mais ninguém on line no messenger. Quero ver o que a Microsoft vai fazer a respeito.

  • Douglas Pinheiro
    2012-08-02T18:03:11

    Já mudei e gostei muito!!

  • Taís Barreto
    2012-08-02T14:24:44  

    Ontem eu estava lendo outra matéria sobre o fim do hotmail e a chegada do outlook numa outra aba o meu hotmail estava aberto e ele migrou sozinho para o outlook e agora esta travado, não consigo nem abrir os email, como faço para reverter a migração ? Alguém poderia ajudar PF ?

    recentes

    populares

    • Taís Barreto
      2012-08-02T14:24:44  

      entre no seu outlook, daí la no canto direito em cima tem seu nome e do lado uma imagem das configuraçoes, clique lá e lá embaixo vai estar voltar para o hotmail e pronto (; dica: use o navegador opera, ele tem um sistema de email muito bom totalmente integrado com o seu email, parei de acessar o email a partir daí hahahaha

    recentes

    populares

    • Taís Barreto
      2012-08-02T14:24:44  

      *totalmente integrado com o opera