Câmera

10/08/2012 10h55 - Atualizado em 10/08/2012 10h55

Para que serve o sensor em câmeras digitais?

Robson Sales
por
Para o TechTudo

Sensores em câmeras digitais funcionam como filmes em máquinas fotográficas analógicas. A função é a mesma, só muda a tecnologia. Em termos gerais, os sensores são os responsáveis pela captura da imagem.

Sensores captam a imagem, como se fosse um filme. (Foto: Reprodução)Sensores captam a imagem, como se fossem um filme (Foto: Reprodução)

Os "filmes digitais" são formados por milhões de pequenos pixels para capturar a luz e produzir uma imagem. Tecnicamente falando, os pixels possuem um “fotosítio”, que coleta os pontos de luz em uma cavidade. No mercado existem alguns tipos diferentes de sensores, que podem variar de acordo com o desejo de cada fotógrafo.

Basicamente, existem dois tipos de sensores: o Charge Coupled Device (CCD) é mais sensível em situações de pouca luz e cria imagens mais nítidas, no entanto gastam mais energia. Já o Complementary Metal Oxide Semiconductor (CMOS) é mais barato e consome menos energia que o seu rival, e justamente por isso é usado em webcams e nas câmeras de celulares.

Os sensores são em grande parte responsáveis pela qualidade final da imagem. Quanto maior o sensor, maior será a nitidez da imagem final, já que foram capturado mais pontos de luz.

Alguns profissionais preferem os sensores full frame de 35/36 mm, principalmente os saudosistas, já que este tipo tenta imitar o tamanho do formato dos filmes analógicos. Além disso, o sensor full frame oferece uma baixa quantidade de ruído, o que deixa a imagem menos granulada e muito mais nítida mesmo em ambientes escuros.

Outros usuários de câmeras DSLR preferem usar o grupo dos chamados sensores cropados, que tem maior eficiência no zoom. Essa escolha vai influenciar principalmente a questão da distância focal das diferentes lentes.

Câmera 5D é exemplo de full frame com sensor maior. 7D possui o cropado. (Foto: Reprodução)Câmera Canon 5D é exemplo de full frame com sensor maior. Já a 7D possui o cropado. (Foto: Reprodução)

Portanto, muito mais que a quantidade de megapixels oferecido por sua máquina, o mais importante é levar em consideração o tipo e o tamanho do sensor. É esse dispositivo que vai definir, em última instância, a qualidade da foto. Sensores são capazes de elevar a qualidade da nitidez, ruído, fidelidade de cores e outros itens técnicos. Mas lembre-se: na verdade, qualquer câmera pode registrar fotos espetaculares. Isso depende de quem a manipula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Vieira
    2012-08-13T16:18:42

    Parabéns Robson Sales, apesar de parecer fácil saber para que serve um sensor de câmeras digitais e DSLR, você explicou com um bom texto a diferenças de qualidade e especificações e o principal, a qualidade do fotógrafo que faz a diferença! Como diz um amigo meu existem vários clicadores se achando fotógrafos!