Internet

15/08/2012 11h30 - Atualizado em 28/06/2013 10h20

Pesquisa mostra que YouTube é fonte de música preferida dos adolescentes

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O site Music 360 divulgou nesta semana, uma pesquisa feita pela Nielsen sobre como o modo de ouvir música mudou nos últimos anos. O estudo foi realizado entrevistando apenas norte-americanos, porém dá um panorama bem global do que acontece nesta área. E o dado mais curioso se refere aos jovens e adolescentes: a grande maioria deles ouve mais música no YouTube do que em qualquer outro tipo de plataforma.

Clipes de música fazem sucesso no YouTube (Foto: Reprodução)Clipes de música fazem sucesso no YouTube (Foto:
Reprodução)

No geral, o rádio, com 48% da preferência dos entrevistados, ainda é a principal fonte de conhecimento musical dos americanos. Porém, quando se realiza o mesmo questionamento aos usuários cujas idades variam entre 13 e 18 anos, a resposta é bem diferente: 64% admitem ouvir música no YouTube, enquanto 56% recorrem ao rádio, 53% ao iTunes e 50% aos CDs. Obviamente, um entrevistado poderia dizer que ouve música em mais de um meio.

A pesquisa ainda revelou outros dados interessantes relacionados à audiência mais jovem. Por exemplo: 33% dos adolescentes compram músicas online assim que são lançadas, enquanto este número é de somente 21% entre os adultos. Deste grupo de jovens que adquirem CDs ou canções em serviços como Spotify, o Google Music e até o iTunes, 63% acreditam que os preços são bem justos e por isso vale mais a pena comprá-los online do que em mídias físicas.

Quer baixar músicas do youtube direto em mp3? Baixe já o Video2mp3!

Os motivos para que alguém se interesse em uma determinada música também foram revelados: 54% dos entrevistados normalmente compram uma faixa indicada por amigos, enquanto 25% se baseiam em fóruns sobre o assunto e 12% optam por suas bandas favoritas. Mas há um dado negativo no meio de tanto otimismo com a música online entre os jovens: 8% dos entrevistados compartilham músicas nas redes sociais e 6% fazem upload de arquivos para a web, o que pode ser considerado crime dependendo do caso.

Via Techcrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Fernandes
    2012-08-18T18:26:55

    É claro que é, o YouTube é o melhor site de todos da categoria.