Redes sociais

17/08/2012 09h49 - Atualizado em 17/08/2012 10h04

Pesquisa revela que 86% dos brasileiros admitem se expor demais em redes sociais

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Uma pesquisa da empresa F-Secure com pessoas de 14 países revelou um temor em comum entre os internautas, inclusive os do Brasil: a crescente exposição a que eles se submetem nas redes sociais. Os dados do estudo apontam que 86% dos brasileiros se preocupam com dados pessoais em sites de relacionamento e 43% consideram estar “perdendo o controle” sobre informações compartilhadas neste tipo de página.

Infográfico mostra a preocupação dos brasileiros com segurança na Internet (Foto: Reprodução)Infográfico mostra a preocupação dos brasileiros com segurança na Internet (Foto: Reprodução)

O relatório destaca ainda que 81% dos brasileiros têm receio em relação a quem acessa suas fotos e vídeos, especialmente os usuários da faixa etária de 45 a 60 anos. Ou seja, apesar de ser um dos países com mais visitantes nas redes sociais como Facebook, Twitter e até Orkut, o Brasil tem também uma população cada vez mais ciente de que o compartilhamento excessivo de informações pessoais na rede pode ser perigoso.

Outra preocupação dos brasileiros, que foram entrevistados na pesquisa, é o backup: 75% dos participantes acreditam que seus arquivos são mais importantes do que os dispositivos em si, enquanto 74% admitem que já perderam algum documento relevante por motivos como pane no HD, invasão de hackers e etc. Talvez, por isso o uso de serviços de armazenamento online não pare de crescer no país. A média mundial de usuários com contas na nuvem é de 14%, mas no Brasil o número sobe para 20% dos entrevistados.

Este estudo confirmou ainda que, apesar do aumento inegável das vendas de dispositivos móveis, os computadores seguem no topo do mercado: 81% dos brasileiros, que foram consultados, afirmaram utilizar o PC para acessar a web. Celulares ficam em segundo lugar, com 39%, e somente 18% dos usuários têm tablets.

Via F-Scure

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nilton Nakao
    2012-08-18T14:22:20

    Sim, eu particularmente não confio em armazenamento online(por enquanto). Todo cuidado é pouco, inclusive para ligar ou desligar qualquer dispositivo.

  • Marko Silva
    2012-08-17T21:44:50  

    Para quem é um psicopata-ninfo-maníaco-depressivo ou um sociopata-maníaco-pervertido, as redes sociais (lêia-se facebook, twitter, orkut, etc) seriam o "caminho das pedras" para a escolha das vítimas. Os detalhes pessoais (íntimos) que esse pessoal "entrega" nas "redes" chega a ser tão óbvio que às vezes até irrita. Não existe mais senso de limite ou de discrição. A vida de tudo e de todos é um livro, ou melhor, uma revista pornô aberto (a). Não adianta; mesmo que você cuide do seu perfil, um amigo seu vai "entregar a paçoca" para o tarado, que em certos casos, "mora" ao seu lado.

    recentes

    populares

    • Marko Silva
      2012-08-17T21:44:50  

      [ou, deveria saber]