Notebook

10/08/2012 11h38 - Atualizado em 10/08/2012 11h38

Qual notebook combina com seu pai?

Julio Monteiro
por
Para o TechTudo

Qual o perfil do seu pai? Usuário doméstico, profissional, viajante ou heavy user? Nesse dia dos pais o TechTudo selecionou alguns bons notebooks para presentear os pais de acordo com as suas necessidades diárias.

Doméstico

Se o seu pai é daqueles que não trabalha muito com o computador nem é aficionado em games, mas gosta de consumir todo tipo de mídia, navegar ou precisa usar o computador para algumas tarefas simples do dia a dia, talvez o notebook HP Pavilion DV6-6170BR seja uma excelente escolha de máquina. O presente servirá para ele, mas também para todos da casa.

O notebook HP Pavilion DV6-6170BR é uma boa opção para uso doméstico (Foto: Divulgação)O notebook HP Pavilion DV6-6170BR é uma boa opção para uso doméstico (Foto: Divulgação)

O 6170BR é um notebook de linha intermediária da HP, mas possui alguns benefícios de máquinas mais tops, como uma tela LCD LED Full HD de 15,6″ e um Blu-Ray player com gravador de CD/DVD, para seu pai assistir os filmes com alta qualidade de imagem. Além disso, há duas saídas USB 2.0 e mais duas 3.0 para rápida transferência de arquivos entre dispositívos móveis. Um leitor biométrico permite o acesso mais fácil e seguro à máquina. Mais um destaque dessa máquina é o som Beats, que a HP vem incorporando frequentemente.

Seu hardware preenche muito bem as necessidades diárias. O processador é um AMD A6 3400M Quad core de 2,3GHz com Cache L2 de 4 MB, que oferece bom desempenho, principalmente se for feito um overclock. Para acelerar as tarefas o laptop possui 4GB de memória RAM expansível até 8GB. O armazenamento também é dos bons, com 750GB de HD: espaço de sobra para fotos, filmes, arquivos de texto e muito mais. A placa de vídeo é uma Radeon 6750M de 1GB dedicado, que oferece uma performance gráfica capaz de rodar os jogos atuais com desempenho de médio.

A bateria é de íon de lítio com 6 células e 5600mAh, que a HP afirma aguentar até 6 horas. Um tempo até bom para um notebook que será usado em casa, ou seja, sempre perto de uma tomada.

As conexões também não decepcionam. Ele traz Bluetooth, saída HDMI e slots para cartões SD e MMC. Para usufruir da internet este modelo apresenta conexão wireless 802.11 b/g/n e mais entradas para rede LAN Ethernet integrada Gigabit 10/100/1000.

O corpo é em alumínio escovado, o que produz um bom visual e sensação de durabilidade ao 6170BR. O teclado no estilo chiclete é completo, com teclado númerico à direita, confortável e bom para uso prolongado. E não se pode esquecer da sua câmera, que é bem útil para falar com a família e amigos em vídeo-chamadas no Skype.

Profissional

Notebooks são, hoje, ferramentas fundamentais para muitas profissões. Se seu pai depende do computador para realizar seu trabalho, o Samsung Série 7 Chronos pode ser uma boa pedida.

Não tão caro quanto um Macbook Pro ou um HP EliteBook 8460p, duas máquinas excelentes para atividades profissionais, o Série 7 Chronos é rápido, durável e atraente, preenchendo os requisitos deste perfil.

Sua performance, baseada em um processador Intel Core i5 de 2,4GHz, memória RAM de 6GB ou 8GB e placa de vídeo AMD Radeon HD6750M com 1GB, pode aguentar trabalhos de edição de vídeo, som e imagem, por exemplo.

O Samsung Seires 7 Chronos é um note leve com bom desempenho e durabilidade  (Foto: Divulgação)O Samsung Seires 7 Chronos é um note leve com bom desempenho e durabilidade (Foto: Divulgação)

Seu armazenamento não deixa a desejar: o Série 7 Chronos possui um HDD de 1T. É bastante espaço para suprir as necessidades de armazenamento de qualquer atividade do paizão. E ainda sobrará espaço para filmes e jogos. Não que este computador seja feito para entretenimento, mas certamente ele dá conta de rodar alguns jogos mais modernos como CoD: Modern Warfare 3 ou Skyrim com um razoável desempenho.

Apesar da tela ser de boa qualidade, ela é somente uma LED HD Plus One de 1600×900 pixels. No entanto, para aqueles pais que trabalham sempre deslocando-se, isso pode ser uma vantagem. A tela é anti-reflexiva, o que permite usar o notebook ao sol. No quesito mobilidade o teclado retro iluminado, sua bateria com durabilidade de 9 horas e seu peso também ajudam. A máquina pesa apenas 2,15Kg. Não é um ultrabook, mas é leve para sua configração e tamanho da tela, uma 15″ em um chassi de 14″.

A parte inferior do Série 7 é feita de plástico, o que evita um grande aquecimento e queimaduras durante o uso (Foto: Divulgação)A parte inferior do Série 7 é feita de plástico, o que evita um grande aquecimento e queimaduras durante o uso (Foto: Divulgação)

Um laptop para trabalho tem de estar preparado para se conectar e o Samsung cumpre essa função, pois apresenta Bluetooth 3.0, placa de rede (10 / 100 / 1000) LAN, wireless 802.11bg/n, duas entradas USB 3.0 e uma 2.0 e leitor de cartões multimídia 4 em 1 (SD, SDHC, SDXC, MMC).

Viajante

Ultrabooks são a febre do momento em mobilidade e desempenho. Por isso, para preencher as necessidades de um pai que vive viajando, mas não quer perder contato com a família e precisa de uma boa máquina para tarefas diárias, o ultrabook da Sony, o Série T é uma boa pedida.

Um dos destaques do Série T é seu preço médio. O computador não é tão caro, se comparado a outros ultrabooks, e não deixa a desejar em qualidade e desempenho.

O Sony Vaio T é um ultrabook com bom desempenho e preço acessível dentro da linha (Foto: Divulgação)O Sony Vaio T é um ultrabook com bom desempenho e preço acessível dentro da linha (Foto: Divulgação)

No Brasil, a Sony tem oferecido duas configurações para seu ultrabook. A versão mais top vem com um processador i5-3317U de 1.70 GHz com Turbo Boost até 2.60 GHz, acompanhado por uma placa de vídeo Intel HD Graphics 4000 mais memória RAM de 4GB DDR3 SDRAM expansível até 8GB, o que permite  ver filmes HD sem nenhuma dificuldade e até jogar alguns games sem problemas, apesar da baixa taxa de atualização de quadros.

Como todo o ultrabook, ele carrega um SSD, mas de pouca capacidade. São 32GB para acelerar as tarefas mais comuns, como ligar, voltar de hibernação e desligar. Para reforçar a armazenagem há ainda um HDD de 320GB.

Sua conectividade fica por conta de Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth 4.0, ethernet, uma entrada USB 2.0 e uma USB 3.0 Charger, que permite o carregamento de aparelhos com o notebook desligado. Há também uma saída HDMI e uma VGA para ligar em outros monitores e Tvs, que ajuda sua pequena tela LED de 13,3″ e resolução de 1366 x 768 pixels. Para os cartões de memória temos suporte a Memory Stick Duo, Memory Stick PRO, SD memory card SDHC e SDXC.

Já que seu foco é o transporte, o Série T também é resistente, pois seu chassi é todo de alumínio escovado e a bateria aguenta 7 horas de autonomia no modelo com processador i5.

Heavy User

O Asus G75VW não é o melhor pc no mercado para alto desempenho, mas apresenta um bom custo benefício (Foto: Divulgação)O Asus G75VW não é o melhor pc no mercado para alto desempenho, mas apresenta um bom custo benefício (Foto: Divulgação)

Notebooks para atividades pesadas e games tendem a ter uma relação custo-benefício menos proveitosa do que um desktop, pois há a necessidade de se aplicar uma tecnologia com maior capacidade de dispersão de calor e menor consumo de energia, devido ao espaço físico mínimo disponível. Isso resulta em um alto custo das máquinas.

Dessa forma, os notebooks não costumam ser a primeira opção daqueles que buscam alto desempenho. Por outro lado, alguns fabricantes tem notoriamente criado pcs móveis de alto desempenho que valem o investimento para aqueles que têm pouco espaço em casa, não têm problema em desembolsar uma boa quantia e/ou gostam de poder levar sua máquina para qualquer lugar.

Mas heavy users são heavy users. Se seu pai se encaixa nesse perfil, o Asus G75VW é uma boa opção. Seu preço não é nada amigável, mas é compatível com sua poderosa configuração, com processador Intel Core i7 3720QM ou Intel Core i7 3610QM, memória DDR3 1600 MHz SDRAM, 4 x SO-DIMM soquete para expansão de até 16 GB SDRAM e placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 660M de 2GB ou uma 670M com 3GB GDDR5 VRAM.

Tais aspectos farão a sua máquina rodar jogos, como Batman: Arkham Asylum em alta performance e Skyrim ou Metro 2333 em médio. Se ele for usado para edição de mídias também não terá problemas. Para exibir os belos gráficos desses jogos o G75VW traz uma tela 3D de 17.3″ Full HD com óculos 3D ativo da Nvidia.

O Asus é poderoso e belo, mas bem pesado, sendo ruim para o deslocamento diário (Foto: Divulgação)O Asus é poderoso e belo, mas bem pesado, sendo ruim para o deslocamento diário (Foto: Divulgação)

Seu design é bem atraente, com um teclado completo e confortável. Mas para dar conta de tanto desempenho sem aquecer muito, o Asus acaba apresentando um chassi bem grande, que pesa 4,5Kg. Nada convidativo para o transporte. Pense, no máximo, em levá-lo para viagens curtas, como do quarto para a sala.

O armazenamento desse monstro é feito por dois HDDs de 750GB, mais um SSD de 256GB, mas se lhe faltar espaço, ele também oferece um combo com gravador de CD/DVD e leitor de Blu-Ray para criar CDs e usufruir das mídias óticas mais avançadas.

Em conectividade ele agrega uma porta VGA/Mini D-sub de 15-pinos para monitor externo, quatro portas USB 3.0, uma RJ45 para LAN, uma HDMI, uma SPIDIF speaker out e uma mini Display Port, wireless integrado 802.11 b/g/n e Bluetooth 4.0.

É bom lembrar que estas não são as únicas opções de notebooks para os seus pais. O mercado tem crescido bastante e a variedade de equipamentos também. Para ver mais opções acesse a página de reviews do TechTudo, onde encontrará uma grande variedade de máquinas para presentear seu pai.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro Oliveira
    2012-08-10T16:39:31

    negocio é da uma lenovo de R$ 899 e ja eras