Jogos de esporte

29/08/2012 16h04 - Atualizado em 29/08/2012 16h32

Em entrevista, produtor do PES 2013 aponta vantagens em relação ao Fifa

Alexandre Silva
por
Para o TechTudo

Depois das confirmações dadas pela Konami durante o evento Gamers Night, que aconteceu na cidade de São Paulo, o burburinho em torno do PES 2013 cresceu. Sobre o assunto, o TechTudo conversou com o produtor Manorito Hosoda, que explicou as diferenças e, principalmente, as vantagens que a edição 2013 tem em relação ao seu maior rival no mercado, Fifa 13.

Manorito Hosoda, produtor de PES 2013 (Foto: Alexandre Silva/TechTudo)Manorito Hosoda, produtor de PES 2013
(Foto: Alexandre Silva/TechTudo)

TechTudo: Um dos novos recursos de PES 2013 é o “Full Control”, que é visto como uma versão melhorada do “Total Control” de PES 2011. Como este recurso funciona e quais as diferenças em relação à versão anterior?

Manorito Hosoda: Acreditamos que existam quatro pontos de melhorias. O primeiro é o “Manual Pass”, em que, de acordo com o controle do jogador, é possível adaptar a potência do chute, velocidade e precisão dos movimentos. Fizemos essa melhoria, pois ouvimos muitos comentários dos fãs a respeito. Embora seja mais difícil, uma vez que o gamer domina esse recurso, é possível criar jogadas mais elaboradas, inclusive marcar gols mais facilmente (caso o ângulo certo seja escolhido).

Também existe o “Deft touching”, que é um tipo de drible bem usado por atletas brasileiros, no qual todos os lados do pé são usados para controlar a bola. Esse recurso permite que mesmo os atletas mais lentos no campo consigam desviar do adversário com mais facilidade, equilibrando bem mais as partidas de uma forma mais estratégica. Outra coisa interessante é que é possível realizar esse drible mesmo na borda do campo. Em versões anteriores do PES, caso a bola fosse disputada perto da linha lateral, o risco dela sair era bem maior. Dominar o “Deft Touching” reduz a chance de mandar a bola para fora, devido à precisão.

Por falar em precisão, o toque de bola está mais dinâmico. Isso significa que é possível amortece-la com um único toque, mesmo em alta velocidade. Assim é mais fácil se esquivar de uma defesa adversária, por exemplo.

Uma última diferença das versões anteriores é o que chamamos de “defesa reativa”. Quando o botão de defesa é pressionado duas vezes, é possível dar um bote na jogada de um oponente.

Capa oficial de PES 2013 para o Brasil (Foto: Divulgação)Capa de PES 2013 para o Brasil (Foto: Divulgação)

TT: Em PES 2011 e 2012, uma das maiores reclamações dos fãs foi o fato de que certos jogadores – como Messi ou Cristiano Ronaldo – tinham capacidades físicas fora do real, o que gerava a eles grandes vantagens contra qualquer adversário, correndo mais do que eles, dando chutes mais precisos e difíceis de serem defendidos. De que forma a edição 2013 trabalhou o problema do balanceamento dos jogadores?

Esses dois atletas eram bem poderosos, e era difícil pará-los. Mas, graças ao recurso de defesa reativa, se o jogador pegar o timing certo, vai ser possível dar o bote no atacante e tirar a bola do pé dele.

TT: O novo recurso “Player ID” adiciona mais realismo aos atletas dentro do jogo, como por exemplo Kaká e Cristiano Ronaldo. Seus movimentos, chutes, passes e outras características são bem fiéis aos atletas da vida real. Na prática, como este recurso influencia na jogabilidade?

Existem várias características, pois são exclusivas de cada jogador. O Kaká por exemplo, consegue abrir um certo espaço com a bola, e um movimento característico dos braços. Isso influencia nas fintas e dribles e a rotação da bola pode mudar. Isso cria jogadas específicas destes jogadores especiais.

PES 2013 (Foto: Divulgação)PES 2013 acrescenta novas características à jogabilidade (Foto: Divulgação)

TT: Julgando o estado atual do desenvolvimento de PES 2013, qual novo recurso vocês consideram superior ao Fifa?

Acreditamos que sejam três: O “Full Control”, o “Player ID” e a “IA pró-ativa”. Uma combinação desses três recursos permite um experiência mais agradável. Acreditamos que conseguimos equilibrar bem esses três pilares para realizar jogadas interessantes.

TT: Houve uma petição feita nos Estados Unidos para a Konami e a EA inserirem ligas de futebol femininas em seus jogos. A EA já negou sua intenção de fazer isso. E quanto a vocês?

Ouvimos esse tipo de solicitação em várias partes, não apenas nos Estados Unidos. Se os fãs do jogo estiverem interessados nisso, podemos analisar a possibilidade.

TT: Em uma oferta de emprego publicada recentemente no LinkedIn, a Konami está contratando programadores para trabalhar no novo estúdio em Londres. O anúncio diz que pretendem “trazer um título AAA de futebol de volta à vida na Europa”. Isso está relacionado a PES ou pode ser uma outra surpresa?

Sim, está relacionado a PES. Este é um novo desafio para nós, pois existe uma cultura particular de futebol tanto na Europa quanto na América do Norte. Nossa intenção é incorporar essa cultura específica de futebol no jogo. Não está relacionado a uma nova franquia de futebol, e sim ao próximo Pro Evolution Soccer.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andrew Miranda
    2012-09-30T00:33:26

    Pes é bom para jogar com os amigos , mas para jogar online ou sozinho o fifa é melhor

  • Andrew Miranda
    2012-09-30T00:32:23

    coloquem um jogador de fifa contra um de pes pra ver quem é que ganha , eu joguei muito pes até que joguei o fifa 11 , que era mil vezes melhor que o pes 2011

  • Luciano Domingues
    2012-09-13T12:59:01

    o gente n adianta ficar discutindo o PES é muito melhor que o FIFA, mas eu espero que a konami tenha resolvido o problema da saída do goleiro e melhorado a precisão dos jogadores brasileiros VLW abraçoss

  • Helano Eden
    2012-09-13T12:39:37

    A gente não precisa ficar em discussão pra saber quem é o melhor... Isso é questão de opinião. Eu acho o PES melhor, e joguei o FIFA uma só vez a uma semana atrás. Mas isso não quer dizer que o PES é superior ao FIFA, quer dizer apenas que EU gosto bem mais. Abraço. #VAICORINTHIANS

  • Davi Nascimento
    2012-09-07T01:51:13

    PARA TEREM CERTEZA DAQUILO QUE FALO PRESTEM BEM ATENÇÃO NO VIDEO DO THIAGO APRESENTADOR DA GLOBO JOGANDO CONTRA O NEYMAR. SE PERCEBEREM NO LADO ESQUERDO DA TELA NA PARTE DE CIMA ESTA LA BEM CLARO EASPORTS VOCÊS NÃO ENTENDEM NADA SOBRE SIMULADOR DE FUTEBOL

  • Davi Nascimento
    2012-09-07T01:35:21  

    QUANDO VOCÊS DIZEREM QUE PES É MELHOR QUE FIFA BASTA APENAS VERIFICAREM O QUE OS JOGADORES DE VERDADE ACHAM. 90% JOGAM FIFA DESDE 2008

    recentes

    populares

    • Davi Nascimento
      2012-09-07T01:35:21  

      só se forem as crianças q jogam desde 2008,Pes é mais real,os graficos são melhores os dribles são perfeitamente reais,o q o Cristiano Ronaldo faz o Pes faz igual,ao contrario do Fifa q não sabe fazer dribles e teve q aumentar a velociadade do jogo para se parecer com os dribles do PES

  • Mateus Ribeiro
    2012-09-05T17:25:29  

    No FIFA, os dribles são mto faceis !! Tecnicamente se vc apertar X ele dribla o time todo e faz gol de bicicleta, claro que é uma suposição ! Resumindo, PES sempre será o melhor :)

    recentes

    populares

    • Mateus Ribeiro
      2012-09-05T17:25:29  

      Você está louco ? Bebeu ? Está drogado ? Se você apertar X no fifa ele toca a bola o cabaço; Para boter dar um chapéu de carretilha Segura o botão LT + Direcional direito um pra baixo e dois pra cima. Isso é Facil ?

    recentes

    populares

    • Mateus Ribeiro
      2012-09-05T17:25:29  

      Davi Nascimento certissímo! Na verdade se você presta bem atenção você tem que fazer o movimento no controle parecido com o que seria se você estivesse fazendo com os pés, eu era muito fã de PES porque não jogava FIFA, mas quando comecei a joga FIFA mudei completamente minha opinião. No PES 2012 você arrumava no menu os dribles isso sim que é fácil Mateus Ribeiro.

  • Alexandre Nobrega
    2012-09-02T13:24:42

    completando o raciocínio. em um modo geral, o FIFA ganha.

  • Alexandre Nobrega
    2012-09-02T13:22:08

    pontos positivos entra PES e FIFA. FIFA ganha na corrida, o boneco do PES é duro, tem movimentações robóticas e arcos limitadíssimos. PES ganha no gráfico (ainda não vi gráfico do novo FIFA). chutes de bola parada, apesar do novo FIFA apresentar recursos com uma ampla possibilidade de jogadas, a física, a movimentação dos chutes perde drasticamente para o PES. quem não entendeu, basta pegar as duas versões e cobrarem um escanteio. você ira notar que no FIFA tanto faz você lançar a bola a 5 metros como na bandeira de corne do outro lado, a movimentação do boneco é a mesma, não é real..

  • Ronald Oliveira
    2012-08-31T00:29:29

    Liga brasileira vai ter, agora, é só aguardar e jogar. Queria a inglesa completa, mas, deixa pro próximo ano.

  • José Feitosa
    2012-08-30T14:05:27

    Bem na minha opinião cada um tem seu ponto positivo, o fifa com conteudo o Pes graficos e jogabilidade emocionantes. se Pes tivesse as ligas oficialisadas seria imbativel um sonho para me quem sabe um dia,ver ligas como alemã, inglesa portuguesa.

  • Iendor Velt
    2012-08-30T13:15:06  

    Nao consigo ver em que o fifa é melhor que o pes, esse é meu ponto de vista, pra mim, pes sempre foi e sempre vai ser o melhor simulador de futebol que existe, esta é minha opinião, cada um tem a sua.

    recentes

    populares

    • Iendor Velt
      2012-08-30T13:15:06  

      Meu ponto de vista é exatamente o mesmo.

  • Daniel Lopes
    2012-08-30T10:10:04

    1 - Essa reportagem foi paga pela Konami, ou seja, não tem credibilidade. 2 - Tenho o PES 2011 e sem dúvida é um dos piores da série. Você tem o controle total do passe e só. o Jogo é todo travado, os jogadores são burros ao nível de irritar. 3 - TODA "melhoria" do PES o torna mais próximo do FIFA. Se for pra jogar, é melhor jogar o Original, FIFA!

  • Aslan Chaves
    2012-08-30T10:18:19

    Pes é o melhor!!

  • Gustavo Soares
    2013-01-09T15:21:44

    na boa cada um joga o que quer... voce fã de FIFA pode não gostar de PES ou voce fã de PES pode não gostar de FIFA mas voces pelo menos tem que ter respeito pela opinião dos outros até porque quem não respeita os outros não respeita a si mesmo. Frases da Vida

  • Julio Junior
    2012-12-27T16:36:58

    PES continua melhor que o FIFA como sempre foi.. FIFA tem muito marketing, joguinho chato e ruim demais.

  • Ricardo S.
    2012-12-27T13:03:50

    A pior coisa do PES é aquela bola que parece que está ligada na chuteira do jogador com um barbante, que não afasta do pé do jogador, que ridículo isso, eles não conseguem alterar essa porcaria. FIFA sim é um jogão ! PES está engatinhando, só tentam melhorar gráficos pra atrair a criançada que só quer diversão, mas se o jogador entende de verdade de futebol, vai de FIFA.

  • Alexandre Siqueira
    2012-08-29T17:58:51

    sinceramente espero que melhorem muito esse PES 2013, pq o 2012 é de longe o pior jogo de futebol que já joguei em toda minha vida, e isso que sou fã da série, jogo desde as primeiras versões do Winning Eleven para PS1.

  • Ricardo Mota
    2012-08-29T17:27:22

    Essa mania do PES rivalizar com o FIFA não é nada esperta, pois está descaracterizando o PES, ficando cada vez mais parecido com o FIFA, e ai eles concorrem em um campo que não conseguem competir, pois o FIFA é infinitamente superios quando se fala em IA e gráficos (sem contar os licenciamentos) e o PES era superior apenas em jogabilidade. Infelizmente parece que o PES 2009 vai ser mesmo o último grande ato da série PES. >>>> coisa mais inteligente que li nos ultimos meses de um jogador de PES... Fifa 13 - 1 mês para o lançamento...so na contagem regressiva que so falta liberar o download!

  • Jaques Oliveira
    2012-08-29T17:11:48

    O PES tem que mellhorar muito ainda! porq toda essa novidade ja tem no fifa 12...

  • Claudio Cardoso
    2012-08-29T17:04:36

    Gosto mais do PES, mas o Fifa melhorou bastante, continuem essa briga para nós fãs sairmos ganhando

  • Thompson Jesus
    2012-08-30T09:30:43

    O mais legal é o " 'Deft Touching' que faz o jogador ter um controle melhor da bola, mesmo que o outro enfie um canudo, e a bola chegue quadrada o cara tipo o Welinton do Flamengo vai dominar com perfeição, e ainda conseguir dar um drible no atacante, ou contrário o pior atacante do mundo dominar a bola dar um drible no zagueiro e fazer gol." PES deixando o jogo fraco e pobre, mais fraco e pobre ainda. Enquanto isso o Fifa coloca realismo se o jogador for um cone igual o Deivid o domínio de bola dele não vai ser tão bom fazendo a bola até mesmo escapar dele. Tá sabendo legal o do zói puxado.

  • Luan Lupetti
    2012-08-29T22:35:50

    pes 2009 o ultimo bem feito da franquia...Desde do fifa 2010 que a serie vem crescendo.Pes robotizado

  • Clayton Santos
    2012-08-29T21:47:38

    ESSE CARA É UM FANFARRÃO...

  • Vítor Bezerra
    2012-08-29T21:34:04

    me flaa algo que o fifa nao tenha... defesa reativa?? TATICAL DEFENSE no FIFA... Amortece-la com um unico toque só apertar o LT no FIFA... PES FAIL FOREVER...